BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 dicas para fazer uma boa gestão do Data Center de seus clientes

Saiba quais medidas são importantes para aprimorar o monitoramento dessa infraestrutura e obter maiores resultados nos negócios.

Para ser capaz de atender às novas demandas do mercado atual, as empresas precisam investir, cada vez mais, na digitalização de suas infraestruturas de TI e suportar diversos dispositivos, plataformas e sistemas conectados.

Por meio desse movimento para o ambiente virtual, as empresas tornam seus sistemas mais ágeis, seus colaboradores mais produtivos e são capazes de compartilhar inteligência entre pessoas e máquinas.

No entanto, essa nova realidade exige grandes esforços das equipes de TI e dos Data Centers utilizados. O DC corporativo está no centro da evolução das empresas e precisa ter alta capacidade para lidar com essas novas demandas.

Portanto é fundamental ter um Data Center bem gerenciado para que as empresas possam acompanhar as inovações do mercado e garantir a alta performance dele. Seus clientes sabem como gerenciá-lo corretamente? Para ajudar-lhes nessa missão, preparamos algumas dicas para fazer uma boa gestão. Acompanhe!

Benefícios de uma gestão eficiente do centro de dados

Como já citamos anteriormente, possuir um DC robusto e bem gerenciado é fundamental para as empresas acompanharem o atual cenário do mercado. É  nessa infraestrutura que as organizações abrigam seus servidores, máquinas e outros equipamentos, além de seus enormes fluxos de dados.

Esses ambientes oferecem toda a infraestrutura crítica para o funcionamento dos processos das empresas. Por isso, é preciso manter o centro de dados cuidadosamente projetado e monitorado.

Quando bem executada, a gestão do Data Center garante que as empresas tenham total controle sobre tudo o que está acontecendo em sua infraestrutura. É possível que elas acompanhem a complexidade dos processos atuais, identifiquem problemas rapidamente e possam dar respostas ágeis e assertivas para resolver qualquer situação.

Além disso, a constante manutenção e gestão do centro de dados corporativos assegura que ele funcione sem interrupções. Assim os usuários não precisam se preocupar com períodos de indisponibilidade que impeçam o acesso aos dados e recursos de TI.

As informações corporativas também passam a ficar mais seguras e totalmente disponíveis. Isso possibilita que as empresas consigam atuar mais estrategicamente e com melhor desempenho por meio de análises de dados efetivas.

Faça o curso no KNOW!

Agora que você já sabe a importância de realizar uma boa gestão do Data Center é necessário aprender a colocar essa tarefa em prática. Conheça as principais dicas a seguir:

5 dicas para fazer uma boa gestão de Data Center

1. Investir na segurança 

A segurança do Data Center é fundamental para manter seu bom funcionamento. Essa infraestrutura exige cuidados especiais, pois são responsáveis por armazenar os dados críticos da organização.

Portanto, você deve investir em mecanismos de controle e gestão de dados modernos. É necessário adotar estratégias voltadas para o monitoramento, identificação e mitigação de qualquer tipo de ameaça.

Além disso, é preciso que boas práticas de segurança sejam disseminadas entre os colaboradores para que eles façam um uso correto dos dispositivos e sistemas conectados ao Data Center.

2. Monitorar a performance constantemente

Qualquer período de indisponibilidade pode acarretar em prejuízos para os negócios. Por isso, a empresa precisa acompanhar o desempenho de todos os dispositivos e equipamentos integrados ao DC para garantir que nenhuma falha interrompa a disponibilidade.

Por meio de um monitoramento automático é possível garantir que a performance seja acompanhada constantemente. Desse modo, a empresa poderá acompanhar o desempenho de forma centralizada, podendo reparar qualquer problema com rapidez.

3. Adotar um plano de gerenciamento de desastres

Ainda que o monitoramento seja realizado constantemente, as empresas podem sofrer com contratempos. Portanto é indispensável adotar um plano de gerenciamento de desastres para reduzir o impacto das possíveis falhas. 

Por meio do plano é possível definir as práticas necessárias com base no perfil do Data Center e incluir medidas como backup de dados, uso da Nuvem, entre outras para manter o funcionamento das operações sempre ativo.

4. Realizar manutenções periódicas

Executar manutenções preventivas permite que a TI encontre problemas previamente e consiga solucioná-los sem grandes prejuízos. É possível evitar que vulnerabilidades encontrem brechas nos sistemas e afetem o ambiente digital da organização.

Além disso, com manutenções periódicas, as empresas podem identificar quais equipamentos estão se tornando obsoletos e exigem atualizações ou substituições, mantendo assim, um alto nível de qualidade nas operações.

5. Atualizar os softwares regularmente

Outra dica importante para uma boa gestão do Data Center é a criação de uma rotina de atualizações de softwares e dispositivos para garantir que todos trabalhem com sua última versão.

A atualização das aplicações permite que os usuários tenham sempre acesso a novos recursos e funcionalidades otimizadas. Isso garante ainda que possíveis vulnerabilidades de segurança sejam corrigidas e eliminadas.

A gestão do Data Center de uma empresa não é uma tarefa fácil, mas é fundamental para o bom funcionamento de todas as operações corporativas e auxiliam no aprimoramento dos sistemas. Por meio dela, é possível garantir o alto desempenho da infraestrutura e assim, trazer melhores resultados para os negócios.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Data center do futuro: como será a nova estrutura?

O Data Center precisa evoluir para se adaptar às tecnologias que estão surgindo. Entenda como será a nova estrutura do servidor!  

Gestão de risco de data center: 4 passos para ser bem-sucedido

Acompanhe o passo a passo para promover uma gestão de risco de data center bem-sucedida nas empresas: