BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Curadoria de dados em TI eleva o valor de Big Data para um novo nível

  • Categoria:

    Big Data

    | Tempo para ler: 4 min

Empresas que possuem as ferramentas certas para realizar a análise de dados estão à frente no mercado.

 

Curadoria de dados em TI eleva o valor de Big Data para um novo nível

 

O crescimento acelerado da criação de dados e em grandes variedades de formato pela sociedade transformou o modo com que as empresas trabalham com as informações. Lidar com esse grande volume de informação, especialmente com dados não-estruturados, tem se tornado cada vez mais uma necessidade das corporações.


Essa multiplicação de dados acabou gerando uma grande deficiência nos processos de captação de informações. Os profissionais que realizam essa tarefa passaram a enfrentar diversos obstáculos para aplicar suas capacidades analíticas de forma confiável, rápida e eficiente sobre essa grande camada de dados, logs, imagens e outros tipos de informações vindas de infinitas fontes e formatos, além de serem criados para diferentes dispositivos.

 

A necessidade de contemplar toda essa diversidade fez com que os projetos de Big Data incluíssem o processo de curadoria como uma estratégia fundamental para se obter o máximo de valor possível na captura de dados, pois sem ela, os dados podem ser difíceis de se encontrar, interpretar e separar aqueles que sejam realmente relevantes. Por isso, aquelas empresas que detêm ativos de informação de grande porte e alta capacidade analítica conseguem se destacar no mercado que exige cada vez mais agilidade nesse processo.

 

Na curadoria, o técnico recolhe os dados e, em seguida, integra-os em fontes de informações, pois, muitas vezes esses dados possuem maior valor quando estão juntos. Durante esse processo, eles são anotados, etiquetados, apresentados e publicados/usados para diversas finalidades. O objetivo é manter a validade desses dados para que possam ser aproveitados em quantos negócios sejam possíveis.


Muito comuns em outras áreas, a curadoria de dados só agora começou a fazer parte do mundo corporativo e de TI devido ao Big Data e a necessidade de se agregar muitos tipos diferentes de dados e fontes para se obter uma imagem que seja única para determinadas situações de negócio.


Anteriormente, o armazenamento e manutenção dos dados eram realizados por meio de processos de retenção e arquivamento. Porém as empresas começaram a entender que eles não podem simplesmente ficar armazenados em grandes pilhas, eles fazem parte dos balanços corporativos.


Essa curadoria digital possui a capacidade de gerenciar e preservar os dados, realizando os processos de arquivamento e preservação digital, assim é possível que eles sejam úteis tanto em ações presentes quanto futuras. Isso aumenta seu valor de longo prazo, evitando que muitos deles se tornem obsoletos. Além de ser possível se adicionar valor a esses dados no sentido de gerar novas fontes de informações e conhecimento.


O papel da curadoria, além de selecionar e estruturar os dados, é garantir que eles estejam sempre disponíveis e adequados para serem utilizados, ou seja, assegurar que eles continuem viáveis e possam ser interpretados continuamente e recuperados por outras pessoas.


Em resumo, esse processo assegura a sustentabilidade dos dados para os negócios atuais e/ou futuros das corporações. As estratégias, metodologias e tecnologias envolvidas nas práticas da curadoria digital facilitam o acesso persistente a dados digitais confiáveis por meio da melhoria da qualidade desses dados, do seu contexto e da checagem de autenticidade.


Dessa forma, a seleção, validação, compartilhamento, o reuso dos dados e as oportunidades de novas análises, além de outros benefícios, representam um ótimo investimento para as corporações que acreditam no processo.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados