BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

3 pilares para a transformação digital

Potencial humano, cultura digital e tecnologia: os três pilares que dão sustentação à transformação digital.

 

Já se foi a época em que a transformação digital era uma tendência. Hoje, ela é uma realidade e as companhias que não se adequarem vão perder competitividade e mercado para o crescente número de empresas puramente baseadas no digital, como as startups.

Mas a transformação digital nas empresas não é um processo simples e envolve diversos aspectos que precisam considerados na adoção de uma estratégia de renovação. São inúmeros pontos, ideias e características que precisam ser pensadas para que o processo ocorra de maneira sólida e eficiente.


Neste artigo, abordaremos 3 desses aspectos, considerados a base para a transformação digital.

1. O potencial humano

Um dos principais pilares que sustentam a transformação digital é o potencial humano. Afinal, por mais automático que o mundo corporativo esteja hoje, são os humanos que criam e transformam a realidade.

Com isso em consideração, é preciso valorizar o capital humano e oferecer condições favoráveis para que os colaboradores exerçam sua autonomia, tendo a liberdade necessária para criar, repensar, inovar e transformar.

Uma das maneiras de se fazer isso é mudando a forma como o trabalho é organizado dentro das companhias e se livrando do tradicionalismo. Novas tecnologias trouxeram incríveis oportunidades de trabalho, capazes de empoderar o capital humano e colocá-lo como agente da transformação digital.

Planos de carreira, programas de retenção de talentos, benefícios e reconhecimento também são formas de valorizar os colaboradores e mantê-los motivados.

Saiba mais

Mas o potencial humano que precisa ser levado em consideração também está do lado de fora das companhias: os consumidores. E eles também precisam estar no cerne da transformação digital nas empresas.

Logo, é necessário buscar entender sua jornada, seus anseios, suas dúvidas e expectativas: informações vitais para o desenvolvimento de estratégias, campanhas, produtos e serviços.

2. A cultura digital como agente da transformação digital

Como outro importante pilar dessa transformação, temos a cultura digital. Algo muito simples para empresas que já nasceram na era digital e tem os seus negócios baseados nela, mas um tanto quanto complicado para empresas tradicionais e que estão começando agora, a encarar esse novo mundo.

Para essas empresas, a cultura digital precisa ser promovida e incentivada entre os colaboradores e gestores para o desenvolvimento de um mindset alinhado à nova era dentro de toda a companhia. Só assim a transformação digital pode acontecer.

Além disso, bons líderes também são imprescindíveis a essa transformação. E bons líderes são aqueles que tiram a empresa da sua zona de conforto, que fazem o grupo encarar novas possibilidades e a navegar em mares desconhecidos.

Bons líderes são aqueles que estão sempre abertos ao novo, sendo resilientes e capazes de fazer os outros seguirem o mesmo caminho. Sem estes profissionais, a transformação digital nas empresas se torna bem mais difícil.

3. A tecnologia

Por fim, sem a tecnologia não há transformação digital. Foi a tecnologia que nos trouxe até esse ponto e é ela que continua nos forçando a evoluir e a nos transformar. E não param de chegar novas tecnologias ao mercado, criando um panorama transformador.

Fazem parte desse cenário o Big Data, que está viabilizando a análise comportamental e de diversos outros aspectos antes da tomada de decisão e a Cloud Computing, massificando o acesso à tecnologia de ponta.

Também estão neste grupo a internet das coisas, criando uma rede inacabável de dispositivos conectados e novas oportunidades de negócio e o analytics, permitindo não só a análise de dados, como também a predição de eventos.

As empresas precisam se inserir nesse cenário, buscando fazer uso dessas tecnologias como meio para a transformação digital e para novas oportunidades de negócio.

O mundo mudou. As pessoas não consomem como antes, não se hospedam como antes, não vivem como antes. E as novas tecnologias são uma forma de dar ao consumidor aquilo que ele espera. Sem contar que as novas tecnologias também têm revolucionado as empresas internamente. Com a Cloud Computing, por exemplo, processos antes complicados e caros são feitos agora em pouco tempo e por um ótimo custo-benefício.

Com a automação, processos e tarefas repetitivas se tornaram automáticos, mudando a forma como as equipes trabalham e como os clientes consomem.

Obviamente, esses 3 pilares não cobrem a transformação digital em todos os seus aspectos e características. Mas eles formam uma base para o processo de transformação digital nas empresas e dão um panorama de como essa revolução está afetando e sendo afetada pelo mundo.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são NFTs? Entenda como funcionam os tokens não fungíveis

Saiba tudo sobre um dos assuntos que estão em alta nos últimos meses: os NFTs! 

Qual o futuro das smart cities pós-covid?

As smart cities utilizam a tecnologia ao seu favor para promover uma qualidade de vida melhor à população. Entenda qual é o futuro das cidades inteligentes pós-pandemia: 

Quais oportunidades e tendências o Blockchain pode proporcionar para as empresas?

Veja quais são as tendências de blockchain para modernizar e otimizar os negócios: