BLOG SYNNEX WESTCON-COMSTOR
O blog dos negócios de TI.

4 desafios de SD-WAN que as empresas devem enfrentar

As empresas que desejam adotar as soluções de SD-WAN, precisarão lidar com algumas preocupações. Acompanhe mais detalhes a seguir e conheça 4 dos principais desafios de SD-WAN! 

A SD-WAN (Software-Defined Wide Area Network) chegou para transformar os recursos das organizações, utilizando a WAN corporativa e conectividade em multinuvem. 

Um de seus principais propósitos é promover desempenho de alta velocidade para as aplicações de WAN das filiais. 

A implementação da SD-WAN tem crescido em larga escala, à medida em que as organizações buscam investir em soluções, conexões e alternativas mais rápidas, escaláveis, flexíveis e econômicas. 

Esse crescimento expressivo também é resultado da necessidade de reduzir o custo total de propriedade (TCO), sem que tal ação influencie negativamente na experiência do usuário. 

No entanto, apesar de seus diferenciais, as soluções de SD-WAN também trazem seus próprios desafios para as empresas.  

Com isso, as corporações precisam se atentar à segurança e considerar o que for preciso para proteger a rede e manter a visibilidade em um ambiente distribuído. 

Confira a seguir alguns dos principais desafios de SD-WAN: 

4 principais desafios das soluções SD-WAN  

1. Aplicativos SaaS

A SD-WAN agora substitui as conexões MPLS (Multi-Protocol Label Switching), oferecendo todo o suporte necessário para aplicativos de negócios críticos. 

Ao usar os aplicativos SaaS (Software as Service), as empresas devem garantir que todas as conexões e softwares baseados na web sejam verificados e tenham o tráfego inspecionado. 

Também é preciso se atentar aos recursos de segurança relacionados a conectividade, uma vez que ela pode mudar a qualquer momento.  

Devido a isso, a segurança também deve ser capaz de se adaptar dinamicamente e acompanhar as mudanças da rede, nos aplicativos SaaS. 

Para promover essa proteção, as empresas precisam investir em soluções integradas, que acompanhem mecanismos de proteção a nível corporativo, incluindo anti-malware, NGFW (Next Generation Firewall), filtragem de web e outros. 

2. Ambiente Multicloud

Acessar aplicativos e recursos essenciais para os negócios, assim como mover fluxos de trabalho em um ambiente Multicloud, também pode ser um desafio para manter a segurança em SD-WAN. 

Essa dificuldade ocorre, pois nem todos os ambientes em nuvem seguem um único funcionamento. 

Sendo assim, para promover uma aplicação coerente entre a filial e o ambiente de nuvem ou SaaS, as conexões devem compreender as funções, protocolos de segurança e as políticas entre essas diferentes plataformas, em tempo real. 

Além disso, os ambientes mais modernos também estão propícios a falhas de segurança de software, destacando novamente a necessidade de soluções de segurança integradas para complementar os recursos da SD-WAN. 

3. Criptografia de dados

A criptografia de dados corporativos se mostra cada vez mais necessária, principalmente quando as empresas usam as conexões em vários Data Centers, serviços, aplicativos SaaS, rede pública e mais. 

O intuito da criptografia é garantir privacidade e proteger os dados, evitando que aconteça vazamento de informações provenientes de eventuais ataques cibernéticos ou falhas de segurança. 

Em vista disso, as soluções de SD-WAN também precisam suportar estratégias eficientes de SSL e VPN para assegurar que as organizações estejam, de fato, protegidas.  

Além disso, diante de um alto volume de tráfego criptografado, as organizações também exigem um conceito recente de firewall, o NGFW, de alto desempenho, projetado especialmente para inspecionar o tráfego de dados.  

A boa notícia é que muitas soluções integradas de SD-WAN acompanham pacotes de dados criptografados, reduzindo a possibilidade de ataques externos.  

4. Serviços de segurança integrados

As estratégias, ferramentas e recursos tradicionais de segurança já não são mais capazes de acompanhar os desafios promovidos pela modernização e pela Transformação Digital.  

Por isso, investir em soluções de segurança integradas a SD-WAN, agora se tornou tarefa indispensável para as empresas. 

Uma pesquisa recente do Gartner aponta que pelo menos 72% das organizações entrevistadas, listam a segurança como uma das principais preocupações para implementar a SD-WAN. 

Em vista dessa dificuldade, as corporações precisam escolher soluções de segurança alinhadas a estratégias mais amplas de proteção. 

Como enfrentar os desafios de SD-WAN? 

A melhor maneira de enfrentar os desafios citados neste artigo é dar prioridade à segurança de SD-WAN e investir em soluções avançadas, de acordo com as necessidades empresariais. 

Além disso, também é primordial implementar uma estratégia integrada de monitoramento de conformidade, a fim de garantir que todas as conexões sejam capazes de atender aos requisitos fundamentais.  

Por meio dessas soluções de segurança, é possível enfrentar os desafios, estabelecendo uma infraestrutura de rede aliada a uma arquitetura de segurança consistente. 

Em conclusão, podemos compreender que escolher uma solução de SD-WAN adequada faz toda a diferença para promover segurança e introduzir serviços flexíveis às filiais, sem que as empresas se preocupem com os riscos associados. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.
Saiba mais

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Comunicações Unificadas como Serviço (UCaaS) e quais os benefícios para as empresas?

Estimativas apontam que o mercado de comunicações unificadas como serviço (UCaaS) deve ultrapassar US$ 100 bilhões até 2024! Saiba mais sobre esta estratégia:  

IoT e dados de fabricação: melhores práticas para utilizá-los adequadamente!

A IoT se tornou uma das tecnologias mais importantes da atualidade. No entanto, ainda há desafios a serem enfrentados.

Hiperconvergência e as três camadas da virtualização

Três guerreiros contra um dragão!