BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

4 tendências disruptivas de serviços de infraestrutura gerenciada

As empresas precisam ficar atentas às seguintes tendências disruptivas de serviços de infraestrutura gerenciada: 

A aceleração da Transformação Digital deixou evidente que os serviços de infraestrutura gerenciada precisam passar por algumas transformações. Embora ajudem a reduzir o nível de complexidade dos processos corporativos, devem ser modificados para atender novas demandas, capacitar organizações e guiá-las para estabelecerem melhores estratégias em nuvem.  

Neste artigo, você acompanhará os seguintes tópicos: 

  • O que são tendências disruptivas? 
  • Quais são as tendências disruptivas para infraestrutura gerenciada? 

Continue a leitura para entender mais sobre o assunto. 

O Gartner aponta que chegou o momento da Infraestrutura e das Operações de TI (I&O) serem mais versáteis para otimizar os negócios.   

Com base nisso, há uma série de tendências de serviços de infraestrutura gerenciada que devem ser acompanhadas pelas empresas para que consigam estabelecer planos estratégicos e otimizar seus processos, utilizando-as ao seu favor.  

Acompanhe outros artigos que podem te interessar: 

A seguir, descubra o que são as tendências disruptivas e entenda os motivos pelos quais é importante acompanhá-las: 

O que são tendências disruptivas? 

Tendências disruptivas são propostas que criam, interrompem ou substituem o seguimento normal de um processo que já está consolidado em muitas instituições, oferecendo mais oportunidades e facilidades.  

Com base nas inovações, são tendências que trazem mais informações, poder de escolha e diminuição de custos às corporações, utilizando diversas tecnologias e oferecendo perspectivas que podem ser favoráveis ao longo dos anos. 

Entendendo este conceito, a seguir, veremos quais são as tendências disruptivas para infraestrutura gerenciada:  

Acelere a modernização da sua empresa!

4 tendências disruptivas de serviços de infraestrutura gerenciada: 

Há diversas tendências que interrompem os serviços de infraestrutura gerenciada, como:

1. A aceleração da Transformação Digital e os adventos que ela acompanha 

Nos últimos anos, muitas empresas adotaram as soluções de assinatura baseadas em nuvem. Graças a essa migração, várias torres tradicionais de suporte de serviços de infraestrutura gerenciada se transformaram. 

As mudanças provocadas pela Transformação Digital estão reformulando estratégias de suporte AMS (Application Management Services) para assegurar que as tecnologias do sistema SAP funcionem corretamente nas empresas.  

Além disso, a migração para os serviços de nuvem também trouxe várias vantagens e oportunidades para os CIOs das empresas. 

2. A implementação de Modelos como Serviço 

Com a crescente adoção de serviços de nuvem, muitas empresas passaram a contar com soluções de modelos como serviço, visando obter suporte de rede, segurança e proteção de dados nos serviços de infraestrutura gerenciada. 

Um exemplo que vem ganhando um espaço estratégico entre as corporações é a Rede como Serviço (NaaS). Este modelo garante que as soluções de nuvem sejam aproveitadas e afasta os negócios dos modelos de rede tradicional, desde a compra até a implantação, configuração e manutenção.  

Soluções baseadas em arquitetura de software de gerenciamento da WAN (SD-WAN) e de borda de serviço de acesso seguro (SASE) também estão sendo aproveitados à medida que a estrutura da conectividade de serviços de infraestrutura gerenciada e fluxos de dados entram e saem da nuvem.

3. Contar com hiperescaladores para administrar os aplicativos corporativos

Muitos provedores de software estão migrando para o modelo SaaS (Software as a Service). No entanto, precisam que os aplicativos corporativos estejam hospedados em algum tipo de nuvem. Logo, os hiperescaladores, como AWS, por exemplo, tornaram-se cruciais para proporcionar maior poder de computação da infraestrutura gerenciada.  

A lista de benefícios do uso de hiperescaladores é extensa. Conseguem expandir o alcance da parceira como provedores de SaaS para IaaS (Infrastructure as a Service), transformando-se na solução ideal para facilitar a mudança de serviços de infraestrutura gerenciada para a nuvem.  

Embora sejam funcionais e práticos para atender muitas demandas, as empresas ainda continuarão utilizando serviços tradicionais para gerenciar, monitorar e oferecer suporte aos aplicativos que serão utilizados durante os processos. 

4. Inovações surgindo para atender novas demandas

Conforme as inovações vão surgindo, as empresas precisam se adequar a elas. É preciso considerar uma série de ferramentas, soluções e serviços que podem ser importantes para as organizações.  

Incluir tecnologias aprimoradas como Internet das Coisas (IoT), Machine Learning e Inteligência Artificial (AI), por exemplo, no planejamento estratégico e no roteiro de infraestrutura, é crucial para posicionar melhor os negócios, alinhar processos, identificar pontos de melhoria e otimizar a experiência dos usuários. 

Conclusão: 

A Transformação Digital está cada vez mais acelerada, trazendo inovações, ferramentas e tecnologias que devem ser consideradas pelas empresas que desejam modernizar seus negócios.  

Com base nisso, os serviços de infraestrutura gerenciada não poderiam ficar desatualizados e devem passar por constantes transformações para se aprimorarem aos novos adventos tecnológicos. 

Os provedores destes serviços estão trabalhando para reinventar suas estratégias e aprimorar as habilidades de suas soluções, enquanto as corporações devem se planejar para seu uso, considerando todas as necessidades dos negócios.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

5 benefícios do Wi-Fi 6 para empresas

O Wi-Fi 6 é a rede sem fio que mais tem se destacado nas empresas. Saiba os benefícios oferecidos:

O que vem depois da migração para Nuvem?

Migrar os seus negócios tende a ser uma estratégia inteligente e benéfica, no entanto, o que vem depois da migração para nuvem é o que dita o sucesso dos negócios. 

Arquitetura SD WAN: por que adotar?

Você já sabe que as empresas têm investido alto na transformação digital. Mas conseguiria dizer por que a arquitetura SD WAN é tão importante para a jornada digital?