BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 benefícios da Inteligência Artificial na saúde

Saiba como a Inteligência Artificial na saúde pode melhorar o diagnósticos e tratamentos de diversas doenças, além de otimizar processos hospitalares complexos.

Empresas de todos os setores têm passado pela Transformação Digital e com o setor da saúde não é diferente. Ainda que um pouco tardia, essa área já começou a incluir soluções tecnológicas em seus processos internos e no tratamento de pacientes.

Neste artigo você acompanhará os seguintes tópicos:

  • A Inteligência Artificial na saúde
  • Como a AI pode ajudar?

Continue acompanhando o conteúdo para saber mais.

A tecnologia está ajudando na otimização do setor da saúde, transformando os prontuários em digitais, modernizando as pesquisas e permitindo uma coleta de dados avançadas dos pacientes.

A Inteligência Artificial na área da saúde é capaz de fornecer inúmeros benefícios aos hospitais e clínicas para acelerar a transformação desse setor. Os principais deles são:

  • Maior precisão dos diagnósticos;
  • Otimização do armazenamento de dados;
  • Ampla base de dados para diagnósticos precoces;
  • Softwares ágeis e prontuários eletrônicos;
  • Melhores recursos no tratamento de câncer.

As empresas da saúde estão buscando novos recursos para melhorar a experiência de seus paciente e procedimentos e reduzir custos. Para isso, muitos hospitais e clínicas já estão utilizando recursos da Inteligência Artificial.

Essa tendência é capaz de agilizar o atendimento dos pacientes e otimizar os procedimentos realizados. Dessa forma, diversos problemas do setor podem ser resolvidos, possibilitando um atendimento mais eficaz e até a realização de diagnósticos de forma precoce.

E sua revenda sabe quais são os benefícios da Inteligência Artificial na saúde? Confira a seguir quais são eles e passe a oferecê-los a seus clientes desse setor.

Baixe seu e-book grátis!

A Inteligência Artificial na saúde

Inteligência Artificial (AI) é um ramo da Ciência da Computação capaz de elaborar dispositivos que simulam a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas.

No setor da saúde, a AI pode oferecer benefícios por meio da geração de dados, ensinando como tratar doenças e colocar os pacientes no centro da gestão de sua saúde. Além disso, ela ajuda na prevenção, detecção de doenças em estágios iniciais e na identificação dos melhores tratamentos.

Mas as vantagens da Inteligência Artificial na saúde não se restringem à assistência dos pacientes. As oportunidades de suas aplicações se estendem aos processos operacionais. A AI pode ajudar a reduzir custos desnecessários e melhorar os planejamentos antes realizados de forma reativa.

Leia outros artigos relacionados ao setor da saúde:

Como a AI pode ajudar?

1. Precisão dos diagnósticos

Graças à tecnologia, a necessidade de realizar cirurgias invasivas e arriscadas diminuíram. Isso porque é possível realizar diagnósticos mais precisos por meio de softwares que fornecem imagens dos órgãos internos dos pacientes.

Atualmente, há algoritmos de Aprendizado de Máquina que possibilitam que os profissionais da saúde processem grandes quantidades de dados de imagem de forma instantânea. Isso torna a identificação de problemas médicos muito mais rápidos e assertivos do que quando eram feitos manualmente.

Além disso, os novos equipamentos possuem capacidade de identificar condições médicas que passariam despercebidas pelos médicos que estejam procurando algum outro problema de saúde imediato. Assim, é possível detectar condições que não seriam diagnosticadas sem a ajuda da tecnologia.

2. Otimização do armazenamento de dados

Com a Inteligência Artificial na saúde, os dados dos hospitais podem ficar na Nuvem, proporcionando uma maior segurança aos pacientes. Dessa forma, muitos processos podem ser realizados automaticamente, o que libera os profissionais de saúde para se focarem nos pacientes.

Além disso, por meio da facilidade de acesso às informações, alguns processos mais complexos podem ser realizados de forma simples e rápida, ajudando na redução de gastos.

3. Maior base de dados para diagnósticos precoces

Ao manter os dados dos pacientes na Nuvem, os hospitais conseguem ter um melhor conhecimento sobre o estado de saúde e experiências deles. Assim, a AI cuida do armazenamento das informações dos pacientes anteriores para auxiliar na descoberta de diagnósticos.

Por meio das soluções tecnológicas certas, é possível realizar um rastreamento para avaliar o histórico familiar das pessoas, determinando a probabilidade de que elas adquiram uma doença. Com isso, as chances de evitar que a enfermidade se desenvolvam aumentam, além das chances de cura serem maiores. Dessa forma, a prevenção de doenças se torna cada vez mais acessível com o uso da Inteligência Artificial na saúde

4. Softwares ágeis e prontuários eletrônicos

Os prontuários dos pacientes anteriormente manuais eram totalmente limitados. Agora, com a Inteligência Artificial na saúde, isso pode ser diferente. Os profissionais podem utilizar registros eletrônicos inteligentes, que são capazes de coletar, armazenar e recuperar informações dos pacientes rapidamente.

Há diferentes softwares no mercado que facilitam a descoberta de doenças e o desenvolvimento de planos de tratamento. Assim, os hospitais podem gerenciar de forma mais eficiente as informações dos pacientes.

A Inteligência Artificial na saúde pode automatizar a manutenção desses registros, melhorando as inovações existentes e aumentando a fonte de dados para as coletas de informações dos pacientes por meio de sensores e dispositivos. Dessa forma, é possível alimentar o banco de dados fornecendo novas informações diretamente nos prontuários de cada paciente

5. Melhores recursos no tratamento de câncer

Especialistas da saúde preveem que a tecnologia genômica de ponta irá revolucionar o tratamento sobre o câncer e, como resultado, estão desenvolvendo novos métodos de tratamento baseados em alterações genômicas, ao invés dos tumores presentes nos pacientes.

Além do câncer, os pesquisadores já estão utilizando a mesma metodologia para desenvolver medicamentos baseados no genoma para outros tipos de doenças.

Como você pode perceber, a Inteligência Artificial na saúde tem ajudado os profissionais do setor a se tornarem mais eficientes. Diversas soluções tecnológicas baseadas nessa tendência já podem ser vistas nos hospitais otimizando toda a rotina de trabalho.

Sua revenda de TI já trabalha com clientes desse setor? Aposte nessa tecnologia e auxilie as empresas da área da saúde a evoluírem seus negócios para a próxima geração.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Quais as próximas tendências de AI para ficar de olho?

Descubra quais são as próximas tendências de AI para implementar no seu negócio! 

O que são dados sintéticos e qual a importância para uma estratégia de AI?

Descubra como os dados sintéticos se mostraram eficientes para múltiplas estratégias de AI corporativas: 

O que é AIOps e como a solução pode ser viável para as empresas?

Descubra quais são as principais características, diferenciais e métodos utilizados pela Inteligência Artificial para Operações de TI (AIOps).