BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

6 estratégias para modernizar o Data Center corporativo

O primeiro passo é fazer um diagnóstico da base atual instalada e provisionar as principais necessidades do negócio.

 

 

A Transformação Digital alterou a visão de especialistas e empresários sobre o Data Center, uma vez que será muito mais exigido com o advento das tecnologias emergentes e a geração de dados em escalas jamais vistas.

O Data Center em funcionamento em muitos negócios precisará ser modernizado para se adaptar ao mundo digital, uma vez que a forma como funcionam hoje não suportarão as atividades de daqui alguns poucos anos.

Além disso, os níveis de concorrência vão exigir dos negócios operações complexas em larga escala e em tempo de execução recorde para respostas em tempo real às necessidades dos mercados.

Uma pressão tremenda sobre a eficiência do Data Center, o sistema nervoso de uma empresa.

Para as companhias que não são capazes de acompanharem com agilidade essas necessidades ou mesmo não conseguirem modernizar seus centros de dados a notícia não é boa: a empresa pode apresentar riscos por tempo de indisponibilidade do sistema, aumento de custos com paradas não programadas caso seja necessário realizar manutenções para correções, além de perderem a confiabilidade dos sistemas.

Para atualizar o Data Center corporativo, listamos aqui algumas estratégias:

1. O primeiro passo é fazer um diagnóstico sobre a base atual instalada e com previsões do negócio, escalonar quais serão as necessidades futuras. A modernização implica em investimentos financeiros e riscos e os benefícios precisam compensar. Por isso, o Data Center deve ser modificado de forma coerente com as metas do negócio.

2. O Data Center pode ser compactado a partir do repasse de certas funções para outras ferramentas, como por exemplo, a redundância de hardwares, que não está sendo tão comum e pode ser absorvida por softwares em Nuvem. Buscar na rede outras soluções ampliam os espaços dos centros de dados para outras funções mais importantes.

3. Agilidade é palavra de ordem do Data Center moderno, mas que deve vir acompanhada de flexibilidade. Especialmente para negócios que tem momentos sazonais, exigindo muito do centro de dados em certo momento e pouco em outros. Investir na infraestrutura que contempla refrigeração, segurança e monitoramento são funções importantes para garantir esta agilidade.

Veja como alcançar maior  desempenho e redução de custos com armazenamento Flash

 

4. Modernizar inclusive a infraestrutura física é fundamental. Trocar nobreaks mais antigos por novos que garantem mais eficiência são pontos importantes, assim como avaliar se é possível substituir módulos e baterias ao invés de trocar completamente os equipamentos.
Infraestrutura física de equipamentos antigos exigem mais tempo, esforço e custos para manter. Peças com mais de cinco anos se tornam mais difíceis de serem encontradas, tornando-se mais caras. O tempo médio de reparo aumenta conforme a dificuldade de encontrar técnicos que conheçam os equipamentos mais velhos.

5. O mundo digital exige uma grande atenção à gestão de riscos, e, por isso, o Data Center moderno deve combater a inatividade, falhas de aplicativos e manter a disponibilidade do sistema intacta. Uma provisão dos diferentes tipos de riscos de um centro de dados seria interessante de ser feita para que sejam avaliadas as possibilidades de eliminar ou ao menos minimizar possíveis problemas.

6. Se um dos departamentos de uma empresa não confia no Data Center principal, possivelmente poderá contratar outro centro para atender suas necessidades. Este movimento é cada vez mais comum e, por isso, além de mais eficiente para evitar concorrentes internos, o Data Center atualizado deve garantir conexão com esses novos DCs, para manter a empresa em suas funções normais.

Enfim, o Data Center moderno considera não somente a chegada de novas ferramentas, mas na forma como a empresa provisiona seu futuro e quais as necessidades mais relevantes para cada etapa.

O investimento na atualização do DC gera riscos, mas também benefícios, que precisam ser ponderados na melhoria da infraestrutura.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Data center do futuro: como será a nova estrutura?

O Data Center precisa evoluir para se adaptar às tecnologias que estão surgindo. Entenda como será a nova estrutura do servidor!  

Gestão de risco de data center: 4 passos para ser bem-sucedido

Acompanhe o passo a passo para promover uma gestão de risco de data center bem-sucedida nas empresas: