BLOG SYNNEX WESTCON-COMSTOR
O blog dos negócios de TI.

6 passos para otimizar a venda de serviços em nuvem para seus clientes

Venda mais e melhor: esse é o lema! 

Devido às novas jornadas de trabalhos, que tendem a ser híbridas, com parte no escritório e parte em casa, o mercado de Computação em Nuvem tem se expandido cada vez mais na América Latina.

A Cloud Computing oferece uma série de benefícios para pequenas e médias empresas, de diferentes áreas de atuação: redução de custos, eficiência e simplificação de processos operacionais, entre outros. 

Mas mesmo essa tecnologia mostrando crescimento de mercado nos próximos anos e apresentando diversas oportunidades para as revendas de TI, ainda existem alguns cuidados essenciais a serem tomados para garantir um crescimento e retorno consistentes. 

É preciso ir além na hora de apresentar os benefícios e diferenciais deste serviço. Então aqui vão 3 passos para melhorar a negociação com seu cliente:

1. Se aprofunde no assunto

É preciso adquirir muito conhecimento sobre Cloud Computing e sobre os assuntos relacionados. Somente estudando de ponta a ponta as plataformas e soluções oferecidas e a tecnologia como um todo, é que será possível saber oferecer cada solução para atender exatamente às necessidades do cliente. 

Procure construir um conhecimento funcional e prático sobre o assunto do que somente o técnico. Afinal, o cliente está mais interessado em saber como cada solução resolve um problema ou possível dor dele, do que nos conceitos técnicos do serviço em nuvem.

2. Utilize ferramentas de análise

No mercado, existem algumas ferramentas analíticas que podem te ajudar a direcionar corretamente seus esforços de venda e contribuir muito no seu planejamento. 

Busque por informações relevantes para o momento certo de oferecer algo aos clientes e mantenha o foco nos serviços de nuvem e de que forma eles podem ser oferecidos para beneficiar os clientes e negócios a todo momento.

3. Tenha um e-commerce 

Com um e-commerce você transpõe as barreiras geográficas e pode vender seus serviços em nuvem para qualquer lugar do planeta. Além de ter sua própria “vitrine virtual”, seu leque de clientes fica muito mais amplo, abrindo a possibilidade de aumentar as vendas consideravelmente.

Baixar E-book

4. Atenda as necessidades do seu cliente 

O que funciona bem para uma organização, pode não funcionar para outra. Focar os esforços em somente vender um serviço em nuvem pode não trazer muito valor para a sua revenda.

Antes de qualquer coisa, como já dito anteriormente, procure entender o que seu cliente precisa. Isso vai garantir que a empresa realmente atinja seus principais objetivos de tecnologia e negócios: reduzir custos, criar novos níveis de eficiência e facilitar a introdução de modelos de negócio inovadores que promovem o crescimento da receita corporativa.

E uma vez que ela atingiu isso, ela provavelmente voltará a fazer negócios com sua revenda. 

5. Construa um bom relacionamento

Relacionar-se bem com o cliente é fundamental, afinal quando a organização consegue estabelecer conversas e relações significativas com sua audiência, o cliente se torna leal e passa a promover o produto e a marca.

Mas como fazer isso numa revenda de TI? Simples: estabeleça um contato direto “de pessoa para pessoa” com seu cliente. Ele vai ter dúvidas, vai levantar problemas, desafios… e ter alguém de confiança para ajudá-lo é de extrema importância, pois cria um clima de amizade suficiente para apresentar soluções sem parecer um vendedor.

6. Treine sua equipe de vendas

Para manter seu time de vendas sempre alinhado e preparado para conquistar novos clientes, a dica é oferecer treinamentos frequentes sobre os produtos, serviços e técnicas de venda. 

Vender serviços de Computação em Nuvem exige ainda mais atenção e treinamento, uma vez que existem diversos deles que se complementam em alguns contextos, mas que podem ter seu desempenho prejudicado caso utilizados juntos em outros.

Compreender as especificidades das soluções, os clientes já conquistados e como o processo de vendas funciona é essencial para manter o time de vendas alinhado e conquistar melhores resultados.

Devido à constante preocupação com a segurança, os serviços em nuvem acabam exigindo uma atenção maior. Mas você pode usar essas dicas para auxiliar no crescimento de todos os outros produtos e serviços oferecidos pela sua revenda. 

Dificilmente alcançarão bons resultados as revendas que ignorarem a importância do crescimento dos processos de transformação digital nas empresas. 

Por isso, quando estiver vendendo suas soluções de Nuvem, lembre seus clientes de que a era digital em que vivemos é extremamente competitiva e, para obter sucesso neste cenário, as empresas precisam tirar o máximo de proveito de todas as tecnologias disponíveis. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.
Saiba mais

Escreva seu comentário

Posts relacionados

7 mitos e verdades sobre a computação em nuvem

É um caminho sem volta: a computação em nuvem tornou-se uma das estruturas de TI mais utilizadas por empresas que trilham o caminho para a transformação digital nos últimos anos. Para especialistas, trata-se da grande aceleradora da inovação atualmente.

Quais os benefícios da Nuvem pública para cargas de trabalho locais?

Prestar atenção nos benefícios da Nuvem pública para carga de trabalho pode fazer toda a diferença para o negócio do seu cliente! 

Como modernizar a gestão de TI com a Nuvem?

Entenda como essa tecnologia pode facilitar o gerenciamento de recursos das empresas.