BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

8 benefícios da Microssegmentação

Corte de custos, ganho em agilidade e simplificação dos fluxos de tráfego são algumas das melhorias reconhecidas.

 

Já publicamos aqui no nosso blog textos sobre microssegmentação. É possível conferir mais detalhes em “O que é a microssegmentação?” e “O que NÃO é Microssegmentação”, que explicam como um novo modelo para o Data Center Definido por Software (SDDC) que transforma os seus parâmetros de segurança.

 

Agora, abordamos os principais benefícios que a microssegmentação traz para o ambiente corporativo. Confira:

 

1 - Minimizar riscos e impactos das violações de segurança no Data Center: se uma ameaça se infiltra no centro de dados, a microssegmentação bloqueia o seu movimento lateral para outros servidores, o que reduz drasticamente a superfície de ataque e de risco para o negócio. Microssegmentação isola cada carga de trabalho com a sua própria política de segurança, impedindo que os hackers explorem outros sistemas e acessem outros dados valiosos.

2 - Automatizar os serviços de TI: a virtualização de servidores transformou o modelo operacional de computação, assim como a microssegmentação transformou a segurança no centro de dados. Com ela, as empresas podem ter à disposição serviços de segurança para aplicações em Nuvens ou em modelos tradicionais em uma questão de segundos. Não é mais necessário esperar dias ou semanas para hardware serem adquiridos, a rede ser criada, e os perfis de segurança serem configurados. Além disso, recursos de automação e orquestração eliminam o risco de erros de configuração manual que podem resultar em problemas de desempenho ou, pior ainda, falhas de segurança.

3 - Simplificar os fluxos de tráfego de rede: a virtualização de rede e microssegmentação permitem a comunicação leste-oeste direta entre cargas de trabalho de servidor através de um tecido switch virtual, reduzindo significativamente o tráfego de dados. Também permitem a mobilidade de cargas individuais para ser implantada em qualquer lugar do Data Center com as suas próprias políticas de segurança, ao invés de ser amarrado às configurações gerais da rede física.

4 - Ativar serviços de inclusão de segurança avançada, encadeamento e de orientação do tráfego: como a virtualização distribui serviços de rede para a interface virtual de cargas de trabalho em máquinas virtuais individuais, forma-se um encadeamento lógico de serviços de rede de segurança. Esta capacidade torna possível coordenar e correlacionar os serviços de segurança de rede que estão completamente alheios e que são provenientes de diferentes fornecedores, organizando o sistema de forma única.

5 - Alavancar a infraestrutura existente: como as redes virtuais não necessitam de alterações de configuração para a rede física subjacente, elas podem coexistir de forma transparente na rede física - com tanto ou tão pouco micro-segmentação das cargas de trabalho de aplicativos existentes, conforme necessário. A equipe de TI tem a flexibilidade de virtualizar o segmento de partes da rede simplesmente adicionando nós de hypervisor para a plataforma de virtualização. Além disso, gateways oferecem a capacidade de interconectar perfeitamente redes físicas e virtuais.

6 - Reduzir investimentos: um dos melhores benefícios da microssegmentação é a possibilidade de redução de investimentos em tecnologia, já que engloba muitas simplificações. A implantação de firewalls físicos adicionais para controlar volumes crescentes de tráfego leste-oeste no interior do centro de dados é um dos custos que pode ser drasticamente diminuído, uma vez que permite o controle completo de cargas de trabalho individuais no centro de dados sem comprar firewalls físicos adicionais para cada carga, resultando em economias significativas em data centers corporativos.

7 - Diminuir despesas operacionais: se você considerar todas as tarefas manuais necessárias para provisionar e gerenciar a segurança de uma rede física, através de desenvolvimento, testes e de preparo e ambientes de produção, e o fato de que microssegmentação automatiza essas tarefas, é possível começar a visualizar todas as oportunidades para reduzir custos operacionais.

8 - Ativar a agilidade da empresa: as empresas têm sido historicamente forçadas a escolher entre velocidade e segurança. Porém, este conflito é drasticamente diminuído a partir do momento em que a microssegmentação oferece uma nova arquitetura de segurança com investimento muito menor. A briga entre os departamentos diminuem e os jogos contraproducentes terminam. O resultado é uma empresa mais ágil.

Resumindo, a eficiência proposta pela microssegmentação alcança diferentes setores em uma empresa, desde o financeiro com o corte de despesas e investimentos mais assertivos, passando pela gestão de pessoas, podendo oferecer aos colaboradores que trabalhem de forma mais ágil e com sistema mais seguro, além da equipe de TI, que terá parte de seu trabalho automatizado, com segurança reforçada, tráfego de dados uniformizado, ganhando tempo para desenvolver ações mais estratégicas e que poderão ajudar nas metas da empresa.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Data center do futuro: como será a nova estrutura?

O Data Center precisa evoluir para se adaptar às tecnologias que estão surgindo. Entenda como será a nova estrutura do servidor!  

Gestão de risco de data center: 4 passos para ser bem-sucedido

Acompanhe o passo a passo para promover uma gestão de risco de data center bem-sucedida nas empresas: