BLOG SYNNEX WESTCON-COMSTOR
O blog dos negócios de TI.

A evolução constante da Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial ganha cada vez mais espaço em situações cotidianas de indivíduos e empresas, criando novas oportunidades e possibilidades a cada dia.

 

Facilitar atividades cotidianas será uma das principais funções da Inteligência Artificial nos próximos anos. Com o uso de aplicativos e sistemas de monitoramento personalizado para cada usuário, será possível agilizar tarefas, automatizar processos e organizar agendas diárias, entre outras infinidades de possibilidades.

Um executivo, por exemplo, que ficou preso no trânsito, pode ter sua agenda de reuniões automaticamente adiada pelo mesmo período de tempo que foi perdido durante o deslocamento. A IA tem condição de prever quantos serão esses minutos a mais a partir de informações que recolhe e analisa em alta velocidade de processamento, no caso do exemplo, dados sobre o trânsito e trajeto, fazendo uma estimativa de tempo.

A Inteligência Artificial já está permeando a vida do ser humano de forma natural, que percebe que muitas de suas ações – especialmente as repetitivas - podem ser automatizadas. Que tal as dúvidas mais frequentes de clientes serem respondidas de maneira personalizada, mas pelo suporte ao cliente automatizado? Essa possibilidade se tornará cada vez mais comum, já que com a evolução tecnológica os robôs estão mais perto de entender como pensa o ser humano e de se tornar capaz de antecipar parte de suas perguntas.

Outra possibilidade é receber do assistente virtual uma sugestão de dieta equilibrada para o almoço, a partir de avaliações de como foi a noite de sono da pessoa, a agenda de atividades na parte da tarde e calculando as necessidades calóricas para que não haja queda de rendimento no trabalho ou indisposições.

Assim, a tendência é ver a Inteligência Artificial evoluindo para imitar a capacidade humana de resolver problemas e antecipar soluções, usando da eficiência tecnológica para oferecer possibilidades e oportunidades que os usuários podem nem ter considerado ainda.

Conheça o K•NOW!

Inteligência Artificial nas empresas como forma de melhorar experiência de venda

Para empresas, o uso da Inteligência Artificial se foca na eficiência operacional, seja na gestão dos processos quanto na melhoria da experiência do consumidor. O varejista Wallmart, nos EUA, por exemplo, já permite receber listas de compras por comando de voz. Com o histórico de preferências de marcas do consumidor, apenas o comando “compre um sabonete”, já pré-dispõe no carrinho o produto final.

No Brasil, o banco Bradesco incluiu uma ferramenta de IA para o uso de 65 mil colaboradores em 8,7 mil agências distribuídas em todo país para que pudessem tirar dúvidas. No período de treinamento, o sistema conseguiu aprender a responder mais de 2,5 milhões de perguntas com uma taxa de precisão de 90%.

Já a construtora Cyrela, em São Paulo, é outro exemplo de uso da IA em favor do cliente e, consequentemente, dos negócios: a partir do histórico de aprovações de crédito em diversas fases da vida de um provável comprador, a empresa indica o banco em que terá mais chances de conseguir contratar um empréstimo. A média de 30 dias necessários anteriormente, se transformaram em 5, aumentando, assim, a conversão de vendas.

Pelo tom de voz que uma cliente utiliza pelo aplicativo da varejista americana Macy’s pedindo orientações sobre determinado produto, a loja consegue perceber a insegurança ou dúvida na aquisição de uma peça e acionar um vendedor para que faça uma abordagem pessoal, sugerindo uma consultoria.

A capacidade da Inteligência Artificial de entender padrões comportamentais, analisar a forma como o ser humano pensa e resolve determinada situação é perceptível por meio desses casos. Todas as ações são processadas e armazenadas, com as respostas produzidas sendo acionadas quando elas se repetirem.

Mercado de IA cresce exponencialmente no mundo

De acordo com levantamento da IDC, empresas que desenvolvem tecnologia relacionada à Inteligência Artificial devem ter um aumento de receita exponencial até 2020. Em 2016, empresas do setor apresentaram rendimento de 8 bilhões de dólares e a previsão para 2020 é que este número salte para 47 bilhões.

Estudos ainda apontam que desde 2012, o financiamento a projetos em AI aumentou 8,5 vezes, sendo que o crescimento anual em investimentos está na casa dos 55%, sinal de que esta tecnologia é um caminho sem volta, especialmente para o mundo corporativo, já que as empresas querem usufruir de seus benefícios para o desenvolvimento de seus negócios.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.
Saiba mais

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são dados sintéticos e qual a importância para uma estratégia de AI?

Descubra como os dados sintéticos se mostraram eficientes para múltiplas estratégias de AI corporativas: 

O que é AIOps e como a solução pode ser viável para as empresas?

Descubra quais são as principais características, diferenciais e métodos utilizados pela Inteligência Artificial para Operações de TI (AIOps). 

Como implementar estratégias de Inteligência Artificial nas empresas?

Não basta apenas implementar a AI nas empresas, é preciso desenvolver estratégias de Inteligência Artificial para alcançar os resultados esperados. No Brasil, será que essa prática já é exercida?