BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Automação de rede: como e por que é essencial para a segurança dos dispositivos de rede?

Aderir a automação de rede é uma estratégia inteligente para mover os negócios com segurança, automatizar processos, otimizar atividades e muito mais.  

As corporações estão cada vez mais suscetíveis a ataques cibernéticos de diferentes escalas, uma vez que os cibercriminosos estão se aprimorando gradativamente mais nestes recursos.  

A empresa T-Mobile, por exemplo, foi vítima de hackers em agosto de 2021 e teve milhões de dados corporativos roubados de potenciais e antigos clientes. 

Essa violação aconteceu devido à um roteador desprotegido, que facilitou a invasão e o roubo de informações.  

Acontece que, esta ação criminosa poderia ter sido evitada ou contida, caso a organização utilizasse a automação de rede, criada especialmente para simplificar, agilizar e proteger processos, dados, ferramentas e demais aspectos corporativos. 

A tecnologia tem se mostrado cada vez mais crítica para promover a segurança de rede nas empresas. Em virtude disso, torna-se crucial que as corporações prestem mais atenção nesse avanço. 

Quer saber mais detalhes sobre a automação de rede e conferir tudo o que ela tem a oferecer? Continue lendo o conteúdo abaixo:  

O que é automação de rede? 

A automação da segurança de dispositivos de rede consiste em automatizar desde o gerenciamento, até a configuração, implantação e a operação dos dispositivos físicos e virtuais em uma rede. 

É uma estratégia bastante aprimorada para proteger e integrar infraestruturas de rede e serviço, agilizando as operações e atividades executadas manualmente.  

Em outras palavras, a automação visa eliminar as etapas manuais, a fim de garantir que as redes sejam administradas com mais agilidade e performance superior.  

Usando lógica programável para gerenciar recursos e serviços de rede, a automação de rede torna as equipes mais ágeis, dinâmicas e flexíveis para lidar de modo mais eficiente com demandas corporativas. 

Por ser uma tecnologia ampla e capacitada, Data Centers, provedores de serviços e empresas em geral, podem adotar a automação de rede para melhorar atividades, reduzir erros e, consequentemente, diminuir as despesas operacionais.  

Saiba mais sobre o SASE

Por que automatizar a rede é importante para as empresas? 

A aceleração da Transformação Digital trouxe impactos positivos e negativos para as empresas. O aumento de dados e dispositivos, por exemplo, está começando a ultrapassar os recursos de TI, transformando as abordagens manuais quase impossíveis. 

Diante deste cenário cada vez mais tecnológico, adotar ferramentas eficazes e automatizar ações, tende a ser uma das principais tendências para os próximos anos. 

Soluções tradicionais já não correspondem mais as exigências corporativas 

Segundo a Cisco, 95% das alterações de rede ainda são feitas manualmente, ocasionando custos operacionais até 3 vezes maiores do que o custo da rede.  

No entanto, diante das cargas de trabalho que mudam repetidamente, as abordagens tradicionais costumam ser vulneráveis a erros de configuração, inconsistências na rede e lentidão.   

Em virtude disso, a automação, quando gerenciada de maneira central e remota, é essencial para que as empresas consigam acompanhar o ritmo do mundo digital, sem abrir mão da qualidade e da segurança. 

Automação é a chave para mover os negócios com qualidade e segurança 

Seguindo essa vertente, automatizar a rede permite que as empresas apliquem soluções avançadas de segurança, certificando que os dispositivos e configurações não deixem lacunas abertas para os cibercriminosos aproveitarem. 

Em outras palavras, o propósito da automação é garantir que a tecnologia crie processos viáveis, seguros e flexíveis para validar, provisionar e aplicar as redes políticas de rede.  

Um roteador esquecido e deixado ativo sem segurança, por exemplo, tende a ser o caminho mais fácil e propício para os hackers realizarem ações maliciosas e prejudiciais às corporações.  

Como você pôde ver nos tópicos citados anteriormente, a automação de rede é uma solução inteligente e bastante abrangente para mover os negócios com segurança, praticidade, inovação e confiança. 

Existem diversas possibilidades de ministrar operações, otimizar processos e manter os dados corporativos seguros, livres de eventuais ameaças virtuais, ao realizar a implementação da automação de rede.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 tendências emergentes de ameaças cibernéticas para os próximos anos

O número de ameaças cibernéticas está crescendo consideravelmente. Veja quais são as tendências para o futuro: 

O que esperar para o futuro da segurança de rede e como se preparar?

Em meio a tantos desafios, o que as empresas devem esperar para o futuro da segurança de rede? Descubra no artigo de hoje!  

Seis mitos que se tornaram desafios de segurança para as empresas

A transformação digital vem se acelerando. A computação em nuvem e as exigências do trabalho remoto, que a pandemia evidenciou e tornou mais críticas e urgentes, levam a um cenário em que a segurança desponta como a principal questão para a TI nas empresas.