BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é SaaS, PaaS e IaaS?

Conheça as camadas que dão suporte ao Cloud Computing e como elas funcionam em conjunto.

Como já vimos no post “O que é Cloud Computing?”, a Computação em Nuvem permite acessar um conjunto de recursos, soluções e aplicativos armazenados em um servidor online. Através de uma conexão de Internet é possível criar, editar e compartilhar arquivos, gerenciar serviços, infraestrutura e capacidade de armazenamento, facilitando os processos de trabalho e aumentando a produtividade no ambiente corporativo.

Para que a Computação em Nuvem funcione adequadamente, algumas estruturas são essenciais. Confira abaixo as 3 camadas principais da Cloud Computing:

piramide blog resized 600

IaaS (Infrastructure as a Service)

O IaaS é a camada básica e estrutural para o funcionamento da Cloud Computing. Ela representa toda a parte física como servidores, Data Centers, hardwares e equipamentos de energia e refrigeração, que possibilitam o armazenamento e a transmissão de dados e aplicações de forma rápida por meio da Internet. É ela que garante o funcionamento do serviço e permite que a plataforma trabalhe na criação do sistema a ser utilizado.

A infraestrutura pode ser alocada tanto dentro da empresa, exigindo a implementação dos hardwares necessários para o processo, como fora dela, em provedores terceirizados que podem estar localizados até mesmo em outros países. Como a tecnologia funciona através do uso da Internet, o provedor fornece todo serviço remotamente, desde a Infraestrutura até a aplicação final usada na empresa.

Toda essa atividade é coordenada por profissionais denominados arquitetos de infraestrutura, que organizam e dão manutenção para que o serviço funcione com qualidade e eficiência.


PaaS (Platform as a Service)

A segunda camada é o PaaS, também denominada Plataforma como Serviço. Essa camada é mais utilizada pelos desenvolvedores de aplicações pois com base no IaaS eles criam soluções e recursos necessários para armazenamento, organização de banco de dados, escalabilidade, suporte de segurança, sistemas operacionais ou novas linguagens de programação.

Podemos dizer que os profissionais que trabalham com o PaaS criam todo o sistema que será utilizado pelo Software para seu funcionamento. Essa união das duas primeiras camadas possibilita um acesso mais regular e estruturado à camada seguinte, o SaaS.

Quero conhecer

SaaS (Software as a Service)

A última camada da Computação em Nuvem, e mais conhecida, é o SaaS. Isso se deve ao fato de que aplicações populares como Gmail, Google Drive, Facebook, Internet Banking, Netflix e tantas outras, estão alocadas nessa camada.
Ela funciona como um modelo de distribuição de software no qual aplicações são hospedadas por um provedor de serviços e disponibilizadas através da Internet, não sendo necessária a instalação direta em máquinas dos clientes. Além disso, o SaaS possibilita que o funcionário da empresa acesse informações e documentos do servidor corporativo remotamente desde que tenha uma conexão de Internet.

grafico blog resized 600 

Cada uma dessas camadas têm igual importância para o funcionamento da Computação em Nuvem. Quando são utilizadas em conjunto e de forma coerente, trazem uma série de benefícios à empresa como aumento da produtividade, escalabilidade, flexibilidade, entre outros.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias! 

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios.