BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como surgiu a Cloud Computing?

Conheça a história de uma das tecnologias que está transformando a forma como trabalhamos e compartilhamos informação.

Atualmente, é possível acessar a Internet através de uma série de dispositivos, basicamente de qualquer lugar do mundo, com mais segurança e velocidade do que nunca. A tecnologia evolui constantemente e, com ela, as melhorias no mundo da comunicação. A Cloud Computing, uma dessas tecnologias de comunicação, permite o armazenamento, gestão, compartilhamento e disponibilização de dados, softwares, aplicações e serviços através da Internet.

Quando compartilhamos um documento na Nuvem, ouvimos uma música em streaming ou respondemos um e-mail, tudo isso acontece por meio da computação em Nuvem. Essa tecnologia já faz parte do nosso dia a dia, sendo difícil encontrar empresas que não estejam na Nuvem ou planejando entrar nela.

O termo Cloud Computing surgiu pela primeira vez em 1997, em uma palestra acadêmica ministrada por Ramnath Chellappa. Porém, o conceito é associado ao nome de John Mccarthy, pioneiro na tecnologia de Inteligência Artificial e criador da linguagem de programação LISP. Em 1960, ele disse que “a computação pode algum dia ser considerada como uma utilidade pública.”

John McCarthy também discutiu uma ideia muito importante: a computação por tempo compartilhado (time sharing). Essa computação poderia permitir que um computador fosse utilizado simultaneamente por dois ou mais usuários a fim de realizar tarefas, aproveitando o período de tempo disponível entre cada processo. Utilizando o computador em conjunto, era possível aproveitá-lo melhor, diminuindo gastos, pois o usuário pagaria somente pelo tempo de utilização do equipamento, ou no caso, da tecnologia da Nuvem.

Quero conhecer

Na época, o conceito de Computação em Nuvem estava começando a surgir. Junto a ele, o físico Joseph Carl Licklider, cientista da ARPA (Advanced Research Projects Agency), pioneiro na criação da Internet na forma que conhecemos hoje, também estava criando outro conceito que revolucionaria o mundo. Buscando outras utilidades para o computador, Licklider acabou descobrindo uma poderosa forma de conectar as pessoas, permitindo a comunicação e o compartilhamento de dados em escala global. Com isso, foi possível a criação de uma rede global de compartilhamento e comunicação, a ARPANET que evoluiu para a Internet e possibilitou que a Cloud Computing começasse a tomar forma.

Hoje, mais de 50 anos após a frase de John Mccarthy sobre computação como utilidade pública, a tecnologia de Computação em Nuvem já tem uma forte abrangência. Ela começou a ser oferecida comercialmente em 2008, quando empresas de pequeno, médio e grande porte gradativamente adotaram a tecnologia, e em 2013 já possui uma aceitação imensa por parte do universo corporativo. Tamanha aceitação está transformando o serviço, fazendo com que o processamento e armazenamento de dados comece a ser tratado da mesma forma que um serviço de fornecimento de energia elétrica, onde se paga apenas pelo consumo.

Muitas empresas já aderiram a esse novo modelo de negócios, implementando serviços terceirizados por um fornecedor de Cloud Computing, ou construindo servidores e Data Centers dentro da própria companhia para atender a demanda de clientes e de processos. Enquanto isso, outras companhias se preparam para atender usuários e corporações que desejam entrar na Nuvem, seja ela pública, privada ou híbrida. Com isso, a Cloud Computing prova ser uma tecnologia arrojada que surgiu para mudar a forma como fazemos negócios e nos comunicamos.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias! 

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios. 

Por que seu cliente deve investir em backups inteligentes?

As empresas estão lidando com dados e ameaças cibernéticas que visam roubá-los. Por isso, protegê-los é essencial! Entenda a importância de um backup inteligente.