BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

13 exemplos de aplicativos que utilizam a Cloud Computing

Conheça na prática alguns aplicativos disponíveis no mercado que utilizam a Computação em Nuvem.

Em linhas gerais, qualquer aplicação do nosso dia a dia poderia ser rodada em Cloud Computing. Bastaria instalá-la em máquinas virtuais provenientes de servidores, ter acesso remoto a esse conteúdo e pronto. Mas para aproveitar todo o potencial do ambiente em Nuvem é necessário mais do que isso.

Antes de entrarmos realmente em exemplos de aplicativos para Cloud, vamos destacar os 3 principais tipos de aplicações que se beneficiam com o uso da Computação em Nuvem.

Aplicações com demanda variável

Algumas empresas não possuem uma demanda linear. Em alguns períodos precisam gerenciar uma quantidade enorme de dados, e em outros, nem tanto. É o caso de lojas que só funcionam em horário comercial e de aplicações que realizam tarefas atreladas a um calendário fixo, como escolas ou escritórios de contabilidade. Todos esses exemplos exigem flexibilidade na análise e alocação de recursos, e é nesse cenário que a Computação em Nuvem se destaca. A partir dela é possível gerenciar essas necessidades de maneira simples e eficaz através de um painel de controle.

Aplicações com crescimento exponencial

Em serviços de Cloud Computing, não é preciso ter um dimensionamento exato dos recursos que serão necessários a longo prazo. É possível começar com uma estrutura pequena e acrescentar mais recursos conforme surgir a necessidade. Isso é ótimo para empresas que estão começando. Se o negócio for para frente, é só aumentar a infraestrutura. Se não for, é possível mantê-la da mesma forma, ou até diminuí-la, caso seja preciso reduzir custos. Uma infraestrutura tradicional não proporciona essa flexibilidade e adaptá-la pode ser um processo demorado. Já em serviços de Nuvem, isso pode ser feito em minutos.

Aplicações com picos de processamento

Nos serviços de Cloud Computing, os recursos são alocados conforme a necessidade do contratante. É possível disponibilizá-los em grande quantidade para diminuir o tempo gasto por alguma aplicação. Vamos pensar no exemplo de aplicações para processamento de folha de pagamento ou na necessidade dos comércios eletrônicos em datas de consumo intenso como Natal ou Black Friday. A demanda por recursos dispara nesses períodos e, para resolver isso da maneira tradicional, seria preciso possuir servidores e máquinas preparadas, mesmo que ficassem ociosas durante o resto do tempo. Já a Computação em Nuvem traz elasticidade ao processo e soluciona facilmente esse tipo de necessidade.

Quero conhecer

Quer saber mais sobre Cloud Computing e conhecer as tendências para 2020? Acesse:

"6 tendências de Hybrid Cloud para ficar de olho em 2021"

"O que é Multicloud?"

"Cloud Computing e coronavírus: quais as tendências para o futuro?"

Até aqui, falamos dos tipos de aplicações em Nuvem mais usados pelas empresas para um nível elevado de processamento. Mas existem também aplicativos simples que utilizam a Cloud Computing e ajudam a aumentar muito a produtividade do seu dia a dia. Vamos aos exemplos:

1. Evernote Business

O aplicativo fornece ferramentas para coletar e compartilhar ideias, além de possuir uma capacidade de busca muito boa. É possível inserir fotos, imagens, textos e vídeos dentro das notas criadas e divulgá-las para outras pessoas, o que facilita muito a colaboração entre os usuários, já que todas as informações ficam disponíveis na Nuvem. Entre os diferenciais do Evernote estão: fácil implementação, propriedade de dados inteligente, fácil gerenciamento de usuários e dados, cobrança simplificada, entre outros.

2. iCloud for Business

O iCloud sincroniza dados com todos os dispositivos conectados. Ou seja, todos os contatos, vídeos, documentos e informações importantes para o dia a dia estão acessíveis a todos os usuários. Isso adiciona rapidez, mobilidade e produtividade aos colaboradores de uma empresa. É possível também usar o iCloud como backup de documentos, minimizando riscos.

3. Do.com

Produtividade coletiva e colaboração. Esses são os pontos principais deste aplicativo. Você pode compartilhar tarefas, projetos e arquivos com qualquer pessoa que esteja trabalhando com você. Algum dos benefícios do Do.com: criação de grupos, adição de lembretes e notas, sincronização de calendários, compartilhamento de tarefas, organização de projetos, chat para conversas e muito mais.

4. Hojoki

Este aplicativo integra inúmeros Cloud apps em um único lugar. Twitter, Dropbox, Google Calendar, Evernote, Google Drive, Producteev, CloudApp, e muito mais. É possível ter uma visão rápida e ampla de todas as informações contidas nos seus outros aplicativos em Nuvem.

5. Cisco Jabber

Esse app é uma ferramenta inteligente e simples de colaboração e videoconferência online que utiliza a Cloud Computing, possibilitando compartilhar arquivos durante a videoconferência. Para acessar as funcionalidades dessa ferramenta é necessário requisitar uma conta para o provedor do serviço ou pelo sistema. A aprovação da conta pode levar um dia e necessita de uma confirmação do usuário através de um e-mail que envia um link para download do software (para PCs) ou do aplicativo (para dispositivos móveis).

Após instalar o Cisco Jabber, você pode criar suas configurações de vídeo e áudio. A partir disso, o usuário pode utilizar algumas das funcionalidades do app como a telepresença, mensagens instantâneas, chat em grupo, fazer uma conferência com um único usuário, compartilhar telas e apresentações, além da integração de mensagens de e-mail por voz.

Esse app é disponível para sistemas operacionais iOS, Android, Windows Phone, entre outros.

6. Box.net

Como uma alternativa para substituir o FTP (Protocolo de Transferência de Arquivos), o Box possibilita compartilhar e transferir arquivos de maneira rápida e fácil, manter conteúdo atualizado e organizado, gerenciar o acesso dos usuários e outras funções por meio da Cloud Computing.

7. Producteev

É um gerenciador de tarefas e projetos que utiliza a Nuvem para facilitar e agilizar a colaboração entre os usuários. É possível separar ambientes de trabalho por grupos, limitando ou liberando acesso das pessoas envolvidas. Você pode disponibilizar arquivos, adicionar subtasks, definir prioridades e ordem dos projetos, e outras funções.

8. Carbonite

É uma ferramenta de backup que funciona automaticamente, o que evita esquecimentos, e permite escolher o que guardar na Nuvem, programar o horário de processo do backup e adicionar múltiplos usuários. Os dados ficam acessíveis para resgate no momento em que for necessário.

9. SAP

A SAP oferece soluções que ajudam empresas de todos os portes e segmentos a operarem melhor. Utiliza a Computação em Nuvem em várias aplicações que integram gerenciamento de pessoas, departamento financeiro, consumidores, fornecedores, entre outros.

10. Xero

É um aplicativo financeiro que trabalha em Nuvem. Permite acessar fluxo de caixa em tempo real, conectar várias contas de bancos, receber pagamentos online, conectar-se com vários aplicativos add-on como PayPal, além de proporcionar uma visão ampla de ativos, folha de pagamentos, orçamentos, e um completo relatório financeiro.

11. Dropbox

Ele sincroniza seus arquivos importantes através de vários dispositivos. Uma característica importante deste aplicativo é que ele permite retornar documentos salvos para versões anteriores ou restaurar arquivos apagados. Assim como outros que já citamos, também possui gerenciamento de equipes, fluxo de trabalho, e outras características comuns a esses tipos de aplicativos.

12. Joukuu

Parecido com o aplicativo descrito acima, o Joukuu é um centralizador de backup. Você consegue acessar e gerenciar todas as suas contas de backup em um único lugar. Você pode adicionar diferentes contas de diferentes provedores de serviços ou diferentes contas de um mesmo provedor de serviços.

13. Cisco WeBex Cloud Collaboration

A WebEx Cloud é uma plataforma de prestação de serviços altamente disponível e segura que garante performance, flexibilidade de integração com outros dispositivos, além da segurança dos dados corporativos compartilhados no aplicativo.

A plataforma utiliza Data Centers de todo o mundo para fornecer conexão para compartilhamento de arquivos, áudio e vídeo por meio de uma banda larga dedicada, eliminando o tempo de atraso ou interrupções. Com isso, é possível adquirir um aplicativo de alta disponibilidade, escalabilidade e confiança.

Como pudemos ver, aplicações e aplicativos de todos os portes utilizam a Cloud Computing para diversas finalidades. Encontre aqueles que mais se encaixam em suas necessidades e comece a se beneficiar da Nuvem também.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)?

Sua revenda está familiarizada com o conceito de Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)? Entenda o que ele quer dizer. 

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias!