BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Cloud Evolution: qual o futuro da Nuvem e por que ficar atento às tendências?

O futuro da Cloud Computing é bastante estudado por especialistas e precisa ser acompanhado de perto pelas empresas que querem se destacar no mercado competitivo atual.  

Os últimos dois anos foram marcados por grandes transformações no modelo de trabalho das empresas. Foi necessário se adaptar ao trabalho remoto para garantir a continuidade dos negócios. 

Diante disso, o modelo de trabalho híbrido passou a ser crucial. Mas, para que ele funcionasse diversas ferramentas, inovações e soluções tecnológicas precisaram ser adotadas. 

Nesse novo contexto, a Cloud Computing assumiu papel de destaque nas empresas, permitindo que elas continuassem operando, independentemente se seus colaboradores estivessem trabalhando de casa ou do escritório. 

A Hybrid Multicloud tornou-se tendência e as corporações começaram a perceber todas as vantagens de se trabalhar com diferentes fornecedores e nuvens para cada uma de suas demandas.  

Graças a essa tendência, flexibilidade, alta disponibilidade e agilidade passaram a fazer parte da rotina dos empreendimentos que conseguiram acompanhar as novas necessidades do mercado. 

No entanto, não é de agora que a Cloud Computing merece destaque no mercado como um grande avanço tecnológico. Ela se popularizou rapidamente e tem trazido grandes benefícios para as pessoas e empresas. 

A Computação em Nuvem é capaz de proporcionar maior mobilidade, agilidade e segurança para o acesso aos sistemas e dados corporativos. Graças a isso, tem contribuído para a modernização dos modelos de negócios das empresas e para a adaptação à Transformação Digital. 

Por isso, é fundamental saber qual será o cenário de Cloud Computing nos próximos anos para preparar os negócios para essa nova realidade. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para falar sobre o futuro da Nuvem. Vamos lá? 

Como ter uma nuvem segura?

Cloud Evolution: qual o futuro da nuvem? 

O mercado de Cloud tem presenciado grandes acontecimentos. De acordo com o Gartner, os gastos mundiais com serviços de Nuvem Pública deverão totalizar US$ 304,9 bilhões em 2021. Além disso, a consultoria tem a expectativa de que os ambientes Cloud representem 14,2% do total de gastos de TI do mercado corporativo em 2024, diante de apenas 9,1% registrados em 2020. 

Devido ao aumento das demandas de nuvens, novas tendências de Cloud Computing tem ganhado forças entre as empresas. Conheça algumas delas: 

Crescimento de estratégias de Hybrid Multicloud 

O número de empresas utilizando mais de um fornecedor de serviços na Nuvem continuará aumentando. Diante dos altos custos com manutenção de infraestruturas privadas, as organizações passarão, cada vez mais, a dividir suas cargas de trabalho entre modelos públicos e privados. 
 
Segundo o Gartner, a opção mais utilizada nos próximos anos será a Nuvem híbrida, a qual pode oferecer redução de custos e, ao mesmo tempo, a agilidade e segurança necessárias. Assim, as empresas poderão escolher qual é o melhor modelo para cada necessidade. 

Computação sem servidor (serverless) 

Embora já seja uma tendência conhecida por muitas pessoas, a computação sem servidor vem ganhando peso com o avanço da Cloud Computing.  

Serverless é o termo para indicar a arquitetura de software em Nuvem que dispensa o gerenciamento de infraestrutura. Por meio dele, todos os recursos necessários para desenvolver e implementar um software são gerenciados pelo provedor da Nuvem. 

Tudo como serviço 

Na mesma linha do Software as a Service (SaaS), o conceito Everthing as a Service (XaaS) também está se destacando no mercado corporativo graças a flexibilidade de pagamento e utilização. 

Por meio do modelo como serviço, as empresas conseguem contratar diferentes serviços tecnológicos, pagando apenas por aquilo que utilizarem. A tendência é tão forte que a International Data Corporation (IDC) estima que, em 2024, quase metade da necessidade de processamento de data center será contratado no modelo de serviço.  

As novas tecnologias que estão vindo, especialmente 5G e Edge Computing, vão acelerar ainda mais essa tendência para que surjam novas modalidades de serviços. 

Edge Computing 

Edge Computing é um conceito relacionado ao poder de processamento na borda, ou seja, é realizado próximo à fonte dos dados. Consiste em uma rede formada por micro Data Centers capazes de processar dados críticos no local e armazená-los na Nuvem. 

Essa tendência será peça-chave para outras inovações, como o 5G, pois traz a computação e o armazenamento de dados para mais perto de sua geração, permitindo melhor controle de dados, redução de custos, insights e ações mais rápidas e operações contínuas.  

Inclusive, segundo a Forrester, até 2025, 75% dos dados corporativos serão processados na borda, em comparação com apenas 10% hoje. 

Como você pôde perceber, a Cloud Computing está em constante mudança e, cada vez mais, tendências dessa inovação surgem no mercado e prometem otimizar as operações corporativas. Por isso é fundamental acompanhar esses avanços que poderão impactar diretamente no futuro dos seus negócios.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

7 mitos e verdades sobre a computação em nuvem

É um caminho sem volta: a computação em nuvem tornou-se uma das estruturas de TI mais utilizadas por empresas que trilham o caminho para a transformação digital nos últimos anos. Para especialistas, trata-se da grande aceleradora da inovação atualmente.

Quais os benefícios da Nuvem pública para cargas de trabalho locais?

Prestar atenção nos benefícios da Nuvem pública para carga de trabalho pode fazer toda a diferença para o negócio do seu cliente! 

Como modernizar a gestão de TI com a Nuvem?

Entenda como essa tecnologia pode facilitar o gerenciamento de recursos das empresas.