BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como as empresas devem proteger os dados em uma rede 5G?

As empresas precisam adotar medidas adequadas para proteger os dados corporativos enquanto os dispositivos estiverem conectados à rede 5G!  

A expansão do mundo digital nos remeteu ao 5G, uma tecnologia que oferece ainda mais velocidade nas conexões corporativas. No entanto, apesar de tanta inovação e benefícios que acompanham a nova rede, ainda existem alguns desafios que precisam ser enfrentados. É o caso da proteção dos dados, por exemplo. Para usufruir de todas as vantagens proporcionadas por ela, chegou a hora de adotar estratégias, soluções ágeis e acionar sistemas adequados para manter as informações das empresas em segurança.  

O que é 5G? 

A rede 5G é, sem sombra de dúvidas, uma das principais inovações da atualidade, trazendo benefícios significados às empresas. Podemos defini-la como um serviço de internet muito mais veloz do que os atuais, tais como o 3G e o 4G. Estima-se que o 5G ofereça uma velocidade vinte vezes mais rápida do que os outros. 

Diante desta novidade, como as empresas podem ser beneficiar? Essa metodologia não se destaca somente no quesito velocidade! No Brasil, a rede 5G está vinculada a muitos outros fatores, como melhor estabilidade de conexão, sistemas inteligentes, identificação de problemas, funcionamento de equipamentos e muito mais. Ela montará todo um ambiente online para fora dos grandes centros. 

O 5G usa uma arquitetura de rede diferenciada, a qual permite que todos os dispositivos utilizados no ambiente de trabalho se conectem entre si, sem instabilidades e fatores limitantes. Além disso, a rede está atrelada a Internet das Coisas (IoT), possibilitando a identificação de possíveis falhas nos sistemas. A tecnologia também une forças com a Cloud Computing, intensificando o uso da Inteligência Artifical nas empresas.   

Contudo, apesar de tantos fatores benéficos como esses, também existem desafios que precisam ser enfrentados pelas empresas que desejam estabelecer os critérios oferecidos pela rede 5G. Para auxiliar os seus clientes neste processo de inserção, leia mais abaixo:  

Saiba mais sobre o SASE

Desafios da rede 5G   

Uma das principais preocupações no que se refere a rede 5G é a cibersegurança, devido ao número de dispositivos conectados à internet. Qualquer falha de segurança poderá implicar em futuros e massivos ataques cibernéticos de origem DDoS, baseados em dispositivos IoT. Os computadores são comprometidos, interrompendo e paralisando as operações normais, deixando o servidor indisponível. 

Outro desafio a ser enfrentado é a falta de controle de acesso e a baixa visibilidade de ameaças na rede. Isso quer dizer que o 5G costuma ser mais distribuído, porém descentralizado, o que ocasiona risco de violações de dados e ataques cibernéticos, conforme os dispositivos 5G são implantados nas empresas. Esses riscos acontecem, pois, as comunicações contornam a rede corporativa e, consequentemente, os seus controles de segurança.  

Soluções para proteger dados em uma rede 5G  

Após reconhecer os problemas que a rede pode trazer, chegamos às soluções que podem evitar ataques, vazamento de dados, violações e outros elementos que poderão prejudicar os processos. Em meio a este cenário, a alternativa mais eficaz é investir em sistemas, plataformas e softwares constituídos especialmente para proteger a infraestrutura das empresas. Veja quais táticas apresentar aos seus clientes: 

  • Investir em sistemas de proteção de dados – Investir em sistemas avançados de cibersegurança ajudam na prevenção de ameaças cibernéticas, protegendo as informações corporativas e as ferramentas utilizadas.
  • Implantação de uma estratégica de backup Criar uma estratégia de backup também é essencial para manter os dados corporativos protegidos contra qualquer falha de segurança. É a melhor maneira de mantê-los em um lugar seguro! Com uma equipe especializada na implantação rígida de um backup, responsável por gerenciar a cópia de arquivos da empresa, mesmo que os dados sejam criptografados durante um crime cibernético, a corporação ainda terá acesso às cópias dos documentos.
  • Reforçar as senhas – Pode parecer uma instrução muito evidente, porém com o uso da rede 5G, também houve a necessidade de reforçar as senhas das plataformas, ferramentas digitais e dos sistemas, acrescentando caracteres variados, números e símbolos que dificultem os acessos.
  • Adotar plug-ins em microescala Com constantes dispositivos conectados à rede 5G, uma das melhores soluções é adotar os plug-ins em microescala, os quais ajudarão a controlar os atributos que entram e saem dos aparelhos, se conectando à arquitetura de segurança, criada especialmente para reforçar a proteção de dados durante as navegações e processos.
  • Atualizar todos os dispositivos IoT – É de extrema importância manter todos os dispositivos IoT atualizados, tais como smartphones, computadores e outros. Esta prática é fundamental pois terão todos os sistemas de segurança adequados para obter uma conexão 5G resguardada.
  • Acessar conteúdos via VPN – conectar-se aos sites e demais plataformas online por meio de uma VPN também pode ser uma estratégia efetiva para proteger os dados das empresas. É fundamental instruir a equipe de colaboradores a respeito deste tópico, aconselhando sobre acessar sites suspeitos, abrir e-mails de remetentes desconhecidos e muito mais.  

Agora você tem todo o material que precisa para auxiliar seus clientes durante a utilização da rede 5G! A conexão visa proporcionar velocidade superior as pequenas, médias e grandes empresas, facilitando e agilizando os processos, projetos, obtenção de resultados e muito mais. Estabelecendo as estratégias apropriadas é possível usufruir de boas vantagens! 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 tendências emergentes de ameaças cibernéticas para os próximos anos

O número de ameaças cibernéticas está crescendo consideravelmente. Veja quais são as tendências para o futuro: 

O que esperar para o futuro da segurança de rede e como se preparar?

Em meio a tantos desafios, o que as empresas devem esperar para o futuro da segurança de rede? Descubra no artigo de hoje!  

Seis mitos que se tornaram desafios de segurança para as empresas

A transformação digital vem se acelerando. A computação em nuvem e as exigências do trabalho remoto, que a pandemia evidenciou e tornou mais críticas e urgentes, levam a um cenário em que a segurança desponta como a principal questão para a TI nas empresas.