BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como escolher a melhor plataforma de inteligência de dados para os negócios?

Contar com informações precisas é primordial para que as empresas consigam direcionar suas estratégias e conseguir melhores resultados.

 

Vivemos em um mundo cada vez mais digital, em que os consumidores geram uma infinidade de dados a cada momento e estão mais bem informados e exigentes. Eles estão buscando por agilidade e boa experiência em suas compras, caso contrário rapidamente procuram a concorrência.

Devido a isso, as empresas precisam ser capazes de analisar essas grandes quantidades de dados, além de otimizar sua comunicação de marca e estar disponíveis onde e quando seu público demandar.

Isso exige tecnologia de ponta e inteligência de dados. Por isso, as empresas que querem acompanhar as transformações do mercado precisam apostar em plataformas inteligentes que permitem o acesso a grandes bases de dados sobre seu público-alvo para aperfeiçoar suas estratégias e ações.

Ao utilizar uma plataforma de inteligência de dados eficiente, é possível encontrar insights importantes para otimizar as tomadas de decisões corporativas e melhorar os resultados dos negócios.

Portanto, essa tecnologia é fundamental para as empresas que querem se destacar no mercado. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com dicas a serem levadas em conta ao escolher a melhor e mais completa plataforma de inteligência de dados. Não perca!

O que é inteligência de dados?

Inteligência de dados é um conceito que indica uma forma de organizar conteúdos e integrar softwares para otimizar a gestão das informações corporativas, possibilitando o uso desses conteúdos de forma mais estratégica.

Por meio desse processo, as empresas conseguem organizar informações, sejam elas estruturadas ou não, analisá-las e interpretá-las da melhor forma possível para otimizar as tomadas de decisões e solucionar problemas.

Quando utilizam a plataforma de inteligência de dados correta, as organizações conseguem transformar seus dados em estratégias de negócio. Ela pode ajudar a empresa de diversas formas, tais como:

  • Competitividade: ao cruzar e analisar informações vindas de diversas fontes diferentes, a empresa passa a ter em mãos conteúdos estratégicos para agir no mercado e aumentar sua competitividade;
  • Inovação: a inteligência de dados oferece uma percepção maior sobre o comportamento e as mudanças dos clientes para que as empresas consigam inovar suas estratégias e ações e lançar tendências que agradem aos novos desejos do público;
  • Desempenho: outra forma de se utilizar os dados coletados é na avaliação dos indicadores de performance da empresa. É possível detectar pontos falhos internos para trabalhá-los e aprimorá-los. Desse modo, o desempenho e produtividade de todos será maior;
  • Estratégia: ao realizar análises inteligentes e precisas, a organização conseguirá realizar melhores alinhamentos estratégicos, focando em informações reais e em tendências do mercado.

New call-to-action

Como escolher a melhor plataforma de inteligência de dados?

Como você pôde perceber, uma plataforma inteligente é capaz de oferecer os diferenciais necessários para que uma empresa se sobressaia dos concorrentes, disponibilizando exatamente o que seu público-alvo deseja.

Portanto, é preciso buscar pela plataforma de inteligência de dados certa no mercado. Mas para isso, a organização deve levar em consideração alguns pontos importantes, confira:

1. Ser completa

Primeiramente, essa tecnologia precisa ser robusta e contar com todas as funcionalidades necessárias para atender a todas as demandas da organização e otimizar seus resultados.

A plataforma deve oferecer um mapeamento completo interno e também externo para a organização. Ela precisa capturar, monitorar, analisar, gerenciar e organizar milhares de dados em tempo real para que a empresa possa fazer leituras dos cenários atuais, mensurar a performance das estratégias de marketing, entre outras ações.

2. Gestão de dados inteligente

A plataforma de dados deve auxiliar a empresa, aumentando sua capacidade de gestão. Ela realiza a leitura de todos os dados para fazer uma melhor seleção de informações relevantes, facilitando muito o trabalho de controle dos gestores.

Assim, o gerenciamento das informações se torna muito mais prático, ágil e eficiente, contribuindo para a geração de insights.

3. Melhor visualização

Outro ponto a considerar é a forma com que a plataforma expõe os dados para a organização. Suas ferramentas devem ser totalmente visuais, apresentando as informações por meio de um acesso prático e simples.

A plataforma precisa ser funcional, possibilitando que a empresa realize avaliações rápidas de cenários para identificar tendências e melhor direcionar as suas ações.

4. Análises estratégicas

Ao levar em consideração as análises que serão realizadas, a empresa deve buscar por uma plataforma de inteligência de dados que facilite o trabalho de avaliação, contextualização e cruzamento de informações.

O potencial analítico de uma plataforma completa garante que a organização se diferencie das demais no mercado, permitindo que ela encontre facilmente respostas para seus planos, ações e estratégias.

5. Melhores resultados

Por último, o que deve ser avaliado ao contratar uma plataforma inteligente é sua capacidade de somar resultados positivos para os negócios. Ela precisa oferecer dashboards de análise para que a empresa consiga verificar com clareza todas as informações necessárias para traçar suas estratégias.

Dessa maneira, a empresa conseguirá acompanhar o andamento de suas ações para saber quando tudo está saindo como esperado ou se algo precisa ser modificado. Assim, pode agir rapidamente para redirecionar suas ações para otimizar os resultados.

Por meio de uma boa plataforma de inteligência de dados, as empresas conseguem diminuir os riscos de avaliações equivocadas sobre o mercado e, consequentes ações mal sucedidas. Assim, a organização passa a contar com dados estratégicos precisos para agir e se destacar das demais.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!