BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como implementar estratégias de Inteligência Artificial nas empresas?

Não basta apenas implementar a AI nas empresas, é preciso desenvolver estratégias de Inteligência Artificial para alcançar os resultados esperados. No Brasil, será que essa prática já é exercida?  

Mesmo que o Brasil seja um país que carrega forte potencial em acelerar o crescimento das empresas, utilizando recursos tecnológicos, muito ainda precisa ser discutido a respeito de um dos temas mais comentados: a Inteligência Artificial (AI). 

Essa tecnologia de ponta visa trazer benefícios expressivos às empresas, aprimorar processos, otimizar a experiência dos usuários e muito mais. É, sem dúvidas, um dos pontos de partida para definir o sucesso das empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes. 

Segundo uma pesquisa feita pela MIT Sloan Management Review, estima-se que 58% das organizações acreditam que a Inteligência Artificial trará mudanças significativas para os modelos de negócios, até 2023. Enquanto isso, a IDC apontou dados que indicam que quase 70% das organizações de TI precisarão modernizar a sua infraestrutura nos próximos anos. 

Em contrapartida, também existem estudos que indicam que ainda há empresas que andam na direção oposta. É o caso da pesquisa Tendências para Transformar Sua Empresa, realizada pela CI&T em 2020, que registrou que 49% das lideranças de grandes corporações brasileiras ainda afirmam que a IA está indisponível para o crescimento empresarial.  

Diante desses dois cenários, surge um grande questionamento: as empresas brasileiras estão preparadas para implementar uma estratégia de Inteligência Artificial? Tudo indica que nos próximos anos, a AI passe a permear processos de negócios na maioria das corporações, usando dados corporativos que impulsionarão melhores produtos e serviços, insights, automatizando tarefas e mais. Leia mais detalhes no tópico abaixo: 

O que é Inteligência Artificial? 

Há muito a ser estudado em relação à Inteligência Artificial, pois muitos profissionais ainda acreditam na imagem de que a AI é uma tecnologia extremamente futurística, visualizando projeções de ficção científica, com uso de robôs inteligentes e outros recursos parecidos. Mas, não é bem assim que a AI funciona! Então, o que é Inteligência Artificial? 

Podemos explicá-la como uma tecnologia de ponta que visa aumentar a produtividade, facilitar o relacionamento da empresa com seus respectivos clientes, impulsionar a implementação de inovações, entre muitos outros fatores interessantes.  

A Inteligência Artificial é um recurso tecnológico que carrega a missão de auxiliar em diversos aspectos, a fim de reduzir ruídos e entregar maior relevância nos processos. Por isso, entre suas principais aplicações estão a gestão de informações, processamento de linguagem natural (PLN) para encontrar documentos de modo mais rápido, chatbots para reproduzir o comportamento humano e muito mais. 

Para entender que essa tecnologia não está tão distante de nossas rotinas, pensemos nos filtros de compra de um e-commerce. Quando o usuário chega até a plataforma, encontrará diferentes produtos e serviços, mas, usando a filtragem de dados e informações, poderá encontrar, de modo mais rápido e fácil, opções mais personalizadas e próximas daquilo que está buscando, sem precisar procurá-lo página por página. Trata-se de uma otimização baseada na leitura de gostos, desejos e necessidades dos clientes, estando diretamente ligado a jornada de tomada de decisões, com base na coleta de dados.  

As empresas que desejam implementar esta prática, devem desenvolver toda uma estratégia de AI de ponta a ponta, estabelecer recursos de suporte na infraestrutura de TI e assim por diante. 

 

 

Por que as empresas devem ter uma estratégia de AI de ponta a ponta? 

Estima-se que a Inteligência Artificial fará parte do nosso dia a dia, de uma forma cada vez mais natural e necessária, como a internet, por exemplo. É preciso reconhecê-la como uma potencializadora de valor, da qual oferece estratégias avançadas para lidar com processos, tarefas, aproximação com os usuários e mais.  

Em consequência disso, chegou a hora de buscar alternativas que sejam realmente compatíveis com as necessidades dos clientes, sendo conveniente para gerar maior valor a eles e, consequentemente, as empresas também.  

Para que as corporações saiam do estágio experimental e, de fato, transforme a Inteligência Artificial em uma alternativa que gere impactos positivos e reais, a melhor opção é criar estratégias bem estruturadas, a partir dos projetos, dados, experiências e tantas outras condições.  

Como implementar uma estratégia de AI nos negócios? 

Quando surge o anseio de adotar os benefícios oferecidos pela AI, surge também a necessidade de construir uma estratégia efetiva e que movimente os resultados corporativos. Para isso, vale a pena seguir alguns pontos cruciais, tais como: 

Investindo em Inteligência Artificial 

O primeiro passo é investir! Não há como não dizer que a Inteligência Artificial vem ganhando cada vez mais força e espaço nas corporações brasileiras e mundiais. À medida que modernizam a infraestrutura de TI, a tecnologia tem se transformado em uma excelente aliada para alavancar os negócios. Por essa razão, o Brasil precisa estar cada vez mais adapto a ela e aos seus benefícios. 

Salientando os conceitos de Inteligência Artificial 

Os colaboradores das empresas que implementarão a tecnologia, devem ficar por dentro dos conceitos apresentados por ela. Dessa forma, estabelecer uma cultura empresarial os ajudará a entender tudo aquilo que o recurso pode proporcionar à empresa. Deste modo, além de conhecimento, as equipes também ficarão aptas a aproveitar todas as oportunidades, reconhecer problemas, discutir a jornada de ponta a ponta e muito mais, estabelecendo um novo caminho para o sucesso.   

Considerando os custos 

Antes de implantar a AI, é importante colocar os recursos na balança e verificar se a tecnologia, de fato, atende aos requisitos e necessidades do negócio, ou se há alternativas mais convencionais para atender à demanda. Também é preciso ponderar se a Inteligência Artificial trará resultados significativos para a empresa e se haverá geração de ganhos futuros.  

Analisando os resultados das estratégias  

É super importante determinar a capacidade e segmentação de escala, colhendo resultados e programando novas estratégias. Neste aspecto, a melhor solução é desenvolver novas táticas, consolidando a escala em diversos pontos da jornada, porém sempre visando gerar cada vez mais valor. A AI auxilia na automação de processos, em ajustes automáticos e muitas outras ações, que podem gerar alto valor para o seu cliente. 

Diante deste artigo, concluímos que a Inteligência Artificial vem se destacando cada vez mais e, muitas empresas têm deixado essa tecnologia de ponta de lado, por não se aprofundar nos conceitos oferecidos por ela. Em razão disso, a melhor alternativa é prestar atenção em todos os detalhes e consultar as informações estabelecidas pela AI. Aconselhe os seus clientes a procurarem, investirem e aprimorarem os seus conhecimentos e, dessa forma, poderão alavancar cada vez mais os resultados corporativos, com base na estratégia de AI! A Inteligência Artificial tem tudo aquilo que as corporações mais precisam. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Quais as próximas tendências de AI para ficar de olho?

Descubra quais são as próximas tendências de AI para implementar no seu negócio! 

O que são dados sintéticos e qual a importância para uma estratégia de AI?

Descubra como os dados sintéticos se mostraram eficientes para múltiplas estratégias de AI corporativas: 

O que é AIOps e como a solução pode ser viável para as empresas?

Descubra quais são as principais características, diferenciais e métodos utilizados pela Inteligência Artificial para Operações de TI (AIOps).