BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como modernizar a infraestrutura de TI de uma empresa?

Contar com os sistemas tecnológicos funcionando corretamente e com alta performance é fundamental para lidar com o mercado competitivo atual.

A infraestrutura de TI de uma empresa tornou-se uma questão de prioridade à medida que a tecnologia passou a ser fundamental para o desenvolvimento de diversos processos corporativos, inclusive para as tomadas de decisões estratégicas de negócios.

Devido a isso a capacidade da infraestrutura de TI passou a ter enorme influência nos resultados corporativos, exigindo que as empresas invistam cada vez mais na modernização de seus ambientes tecnológicos.

O problema é que as empresas brasileiras estão abaixo da média em relação à maturidade da infraestrutura de TI. O Gartner prevê que 80% dos projetos de modernização em 2020 ainda fiquem muito distantes do ideal devido a falhas e complexidades desnecessárias.

Além disso, muitas empresas ainda estão atrasadas no processo de Transformação Digital de seus negócios, realizando atualizações de forma desordenada e tardias, dificultando a sua inovação.

Não realizar atualizações na infraestrutura pode acarretar em uma série de problemas. Quando ela se torna obsoleta, fica mais suscetível a invasões de ciberameaças, deixa a equipe de TI sobrecarregada, os sistemas passam frequentemente por períodos de indisponibilidade, os gastos com suporte e manutenção aumentam, entre outras desvantagens.

Por isso, é fundamental que as empresas invistam na modernização de suas infraestruturas de TI. Quer saber como fazer isso? Continue a leitura deste blogpost e aprenda.

Como modernizar a infraestrutura de TI?

Para manter a competitividade e inteligência de uma empresa no mercado atual, é necessário investir na modernização da infraestrutura de TI por meio de uma série de ações na rotina corporativa. Confira a seguir o melhor caminho para colocar esse processo em prática:

Realize um mapeamento do ambiente atual

Para iniciar um processo de modernização, é fundamental conhecer a realidade da infraestrutura. Por isso, a empresa deve fazer um mapeamento geral da situação, documentar os ativos existentes, a complexidade e variedade dos sistemas, os dispositivos utilizados, enfim tudo que seja utilizado.

A partir disso a TI conseguirá identificar quais recursos estão ociosos, o que precisa de suporte, quais sistemas estão desatualizados, e, assim, será possível delimitar um ponto de partida.

Otimize o espaço físico e lógico

Para aumentar a eficiência da infraestrutura, otimizar o trabalho dos colaboradores e economizar recursos, é necessário que a empresa reavalie como os seus espaços físicos e lógicos estão sendo utilizados.

Portanto, identifique como as estações de trabalho estão sendo posicionadas e o que pode ser modificado para aumentar a produtividade da equipe. Em relação ao espaço virtual, busque por melhores formas de aproveitar os recursos de armazenamento e processamento para gerar maior performance e velocidade na utilização dos dados corporativos.

Adote a automação na infraestrutura

As empresas contam com cada vez mais ativos tecnológicos e dispositivos móveis conectados aos sistemas corporativos, o que dificulta o processo de gerenciamento da infraestrutura.

Por isso, um passo fundamental para a modernização é integrar todos os serviços, soluções e dispositivos utilizados em um único ambiente automatizado. Desse modo, o monitoramento da infraestrutura de TI será realizado de forma mais ágil e efetiva.

Adote soluções integradas

A modernização da infraestrutura de TI exige que as empresas utilizem soluções integradas, que sejam capazes de alinhar as funcionalidades e ferramentas corporativas para que possam ser utilizadas de forma unificada.

Softwares e sistemas versáteis e integrados facilitam o trabalho da TI no gerenciamento das ferramentas utilizados, além de garantirem maior compatibilidade nas atividades realizadas.

Invista no modelo de serviço

Atualmente há diversas soluções tecnológicas disponíveis no mercado, fazendo com que muitas empresas invistam na aquisição de softwares robustos e caros, que nem sempre são compatíveis com a realidade de seu ambiente.

Para garantir uma real modernização de suas infraestruturas, elas precisam investir nos modelos inovadores “as a Service”, que estão realizando uma verdadeira mudança na forma como as empresas consomem tecnologia.

Por meio desse modelo, é possível reduzir custos com investimentos em tecnologia, ter uma maior flexibilidade no orçamento de TI, além de contar com melhoria da performance e escalabilidade para seus sistemas.

A modernização da infraestrutura de TI é fundamental para o sucesso das empresas que querem acompanhar o mercado competitivo atual. Por meio desse processo, é possível manter o pleno funcionamento dos sistemas corporativos e garantir que os colaboradores sempre utilizarão ferramentas de última geração e tecnologias inovadoras, capazes de trazer os melhores resultados para os negócios.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

TI flexível e eficiente: como gerenciar demandas e desafios da TI híbrida?

Entenda quais são os principais desafios da TI híbrida e como solucioná-los para estabelecer uma TI mais flexível e eficiente para os negócios! 

Observabilidade: o que é e como pode ajudar a reduzir a complexidade da infraestrutura de TI?

A observabilidade é uma metodologia que está ganhando cada vez mais espaço no âmbito corporativo. Descubra do que se trata e como ela pode auxiliar os negócios.  

Como impulsionar as vendas de TI para empresas SMB

As soluções de TI para empresas SMB (small and medium business, que são as de pequeno e médio porte) se popularizaram durante a pandemia.