BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como simplificar a computação de borda nas empresas?

Embora completa e inovadora, as empresas ainda precisam adotar métodos, ferramentas e recursos adequados para simplificar a computação de borda. Leia mais detalhes!  

Cresce cada vez mais a necessidade de garantir a acessibilidade de dados em todas as organizações, do Data Center até a borda, à medida em que as empresas visam impulsionar sua Transformação Digital.  

Muitas corporações estão recorrendo à Computação de Borda ou Edge Computing para gerenciar, processar e ter um controle melhor da grande quantidade de dados gerados pelos dispositivos de borda. 

A tecnologia garante que o processamento aconteça no local físico (ou próximo) do usuário ou da fonte. Assim, o utilizador se beneficia com serviços mais velozes e confiáveis. 

Além disso, ao transferir o processamento dos Data Centers centralizados para as localizações de borda, as empresas podem reduzir significativamente a latência, aumentar a largura de banda, melhorar a confiabilidade e reduzir custos.  

Com uma lista extensa de vantagens, um relatório recente da IDC aponta que o número de novos processos operacionais implantados na infraestrutura de borda crescerá de menos de 20% para mais de 90% em 2024. 

No entanto, embora a computação de borda em nuvem carregue a premissa de aumentar o poder de computação, ela ainda acompanha sérios desafios de gerenciamento e implementação para as equipes de TI. 

Em vista disso, surge mais uma incumbência para as empresas: como superar essas adversidades de maneira consistente, inteligente e segura? 

Para auxiliar nessa missão, listamos formas dinâmicas de simplificar a computação de borda. Continue acompanhando o conteúdo a seguir: 

Acelere a modernização da sua empresa!

Quais são as melhores estratégias para simplificar a computação de borda? 

A partir do momento em que as fontes e o armazenamento de dados são distribuídos por vários locais, as empresas passam a necessitar de uma infraestrutura horizontal, capaz de englobar toda a gestão de TI, incluindo os locais de Edge. 

Por essa razão, é perfeitamente normal que as organizações encontrem alguns desafios ao implementarem a Edge Computing.  

Além disso, a melhor maneira de lidar com esses obstáculos é encontrando recursos, ferramentas e métodos seguros para simplificar a computação de borda. Tais, como: 

Estabelecer uma base funcional  

Um dos principais requisitos para simplificar esta tecnologia é investir em soluções de conectividade, integração e infraestrutura. 

Elas são importantes, pois servem de base para desempenhar serviços de plataforma, aplicações e desenvolvimento, com êxito. 

Por meio dessas soluções, as empresas possuem a capacidade de solucionar até mesmo os casos de uso mais complicados.  

Designar cargas de trabalho conteinerizados 

Há várias maneiras de simplificar a computação de borda. Estabelecer cargas de trabalho em ambientes conteinerizados é uma delas! 

A boa notícia é que existem várias soluções criadas especialmente para ajudar na criação, implementação e gerenciamento de aplicações baseadas em containers, infraestruturas e em nuvens. 

As soluções oferecem um ambiente de nível empresarial, do qual proporciona desempenho superior e alta capacidade para lidar com containers. 

Investir em armazenamento de dados 

Inquestionavelmente, os serviços de armazenamento e de dados desempenham um papel fundamental na Edge Computing: são essenciais para manter os dados perto da fonte. 

Por esse motivo, adquirir soluções que ofereçam armazenamento persistente, além do armazenamento em blocos, arquivos e objetos, com escalabilidade massiva, faz toda a diferença para simplificar os processos. 

Ou seja, a melhor opção é encontrar uma ferramenta que seja compatível com cargas de trabalho modernas, aliadas a sistemas de análise de dados, backup e outros aspectos. 

Contratar soluções para gerenciar a computação de borda em nuvem e a infraestrutura multicloud com mais facilidade 

Também é crucial encontrar um provedor de computação de borda eficiente e capacitado, do qual ofereça um portfólio completo de tecnologias para complementar as plataformas de nuvem. 

É uma boa alternativa para gerenciar e escalar esses ambientes, de modo descomplicado. 

Além disso, as soluções devem oferecer a flexibilidade de usar cargas de trabalho híbridas, formadas por máquinas virtuais e containers. 

O intuito dessas ferramentas é executar funções de rede, garantir streamings de vídeos e demais aplicações essenciais para o funcionamento dos negócios.  

Também são cruciais para garantir que os locais da Edge Computing continuem funcionando, mesmo que ocorram eventuais falhas de rede. 

Buscar sempre impulsionar a transformação digital corporativa 

À medida em que a Transformação Digital acelera, muito se fala sobre adotar medidas, ferramentas e soluções cada vez mais inovadoras e práticas, a fim de suprir as necessidades do mercado. 

Diante desse cenário atualizado, complexo e em ascensão, as empresas precisam se adequar e impulsionar suas transformações, acessando e gerenciando os dados empresariais em seus ambientes. 

Estar atento as novidades, por exemplo, pode ser um diferencial para estar sempre um passo à frente dos concorrentes. 

Ferramentas necessárias para uma Computação de Borda simplificada: 

Após entender como simplificar a computação de borda nas organizações, também é importante garantir que a tecnologia funcione em larga escala.  

Para isso, as empresas modernas devem seguir e adotar as seguintes concepções: 

  • Software empresarial otimizado para implantação em todos os tipos de hardware;
  • Estruturar uma base sólida para implantações em nuvem híbrida;
  • Dispor de uma plataforma de containers para acelerar a implantação de aplicações nativas;
  • Determinar uma base para criação e operação de automação empresarial. 

Em conclusão, Edge Computing é uma estratégia que estende um ambiente uniforme do Data Center principal para os locais físicos, próximos aos usuários e aos dados corporativos. 

Quando implementada da maneira adequada, a computação de borda pode ser uma excelente aliada, melhorando a mobilidade da carga de trabalho, otimizando custos e acelerando a inovação. 

Pode ser uma boa alternativa para beneficiar as organizações e agregar valor aos processos, com base nas necessidades e propósitos de cada corporação.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são NFTs? Entenda como funcionam os tokens não fungíveis

Saiba tudo sobre um dos assuntos que estão em alta nos últimos meses: os NFTs! 

Qual o futuro das smart cities pós-covid?

As smart cities utilizam a tecnologia ao seu favor para promover uma qualidade de vida melhor à população. Entenda qual é o futuro das cidades inteligentes pós-pandemia: 

Quais oportunidades e tendências o Blockchain pode proporcionar para as empresas?

Veja quais são as tendências de blockchain para modernizar e otimizar os negócios: