BLOG SYNNEX WESTCON-COMSTOR
O blog dos negócios de TI.

Como utilizar a automação de vendas a favor dos negócios de sua revenda de TI?

Quando utilizada corretamente, ela é capaz de aumentar a satisfação dos clientes e trazer melhores resultados para sua revenda de TI.

A era digital deixou o mundo cada vez mais rápido e tornou os consumidores mais exigentes e hiperconectados, os quais passaram a buscar por atendimentos personalizados e experiências de compra exclusivas. 

Para sobreviver diante desse novo cenário do mercado, as empresas precisam acompanhar essa revolução e adotar novas tecnologias para otimizar seus processos e realizar entregas mais rápidas e com qualidade.

Uma grande aliada dessa missão passou a ser a automação que pode atuar diretamente no processo de vendas, tornando essa atividade muito mais organizada, rápida e rentável. Ela ainda é capaz de ajudar a personalizar e otimizar a relação com os clientes.  

Devido a isso, passou a ser um verdadeiro diferencial aplicá-la nos negócios. Sua revenda de TI já utiliza a automação de vendas? Confira no conteúdo de hoje 5 formas estratégicas de utilizá-la para aumentar seus resultados. Acompanhe!

O que é automação de vendas e quais os benefícios?

A automação de vendas consiste na otimização das etapas do processo de vendas para que ele possa ser executado por meio de softwares e programas, que o tornam mais eficaz, sem falhas e gargalos e oferecem um atendimento mais rápido e personalizado. 

Por meio dessas ferramentas, é possível eliminar diversas tarefas manuais que demandam muito tempo da equipe e eram suscetíveis a erros, ampliando o tempo que o time de vendas realmente tem para vender. 

Além disso, por meio de soluções de automação eficientes, é possível gerenciar os prospects de maneira mais efetiva, acompanhando cada um deles durante o funil de vendas, conseguindo efetuar mais vendas. 

Quando aplicada ao setor de vendas, ela torna a rotina dos vendedores mais produtiva, assertiva e focada na satisfação dos clientes. Portanto, é essencial que sua revenda invista em uma estratégia automatizada para melhorar o desempenho da equipe.

Ao automatizar o processo de vendas, sua revenda de TI pode contar com diversas vantagens, tais como:

  • Aumento da produtividade da equipe;
  • Melhor aproveitamento das vendas;
  • Foco nos clientes em potencial;
  • Otimização de vendas cruzadas;
  • Redução de custos com erros e perda de clientes;
  • Aumento das taxas de conversão;
  • Melhorias na atração e retenção de consumidores.

No entanto, para que a automação seja bem-sucedida, é importante que sua revenda utilize-a de forma estratégica no dia a dia para garantir que ela proporcione os resultados esperados. Confira a seguir 5 formas estratégicas de utilizar a automação de vendas.

Acesse nosso treinamento

 

5 formas estratégicas de usar a automação de vendas

Agora que você já entende a importância de implementar a automação de vendas em sua revenda de TI, é necessário conhecer as diferentes formas de utilizá-la a favor de seus negócios. Confira:

1. Distribuição de leads

Quando feito de forma manual, a distribuição dos leads que estão no funil de vendas pode acontecer de forma muito lenta. O gerente precisa analisar cada pessoa interessada no banco de dados para depois encaminhar essa oportunidade para o vendedor específico, o que, muitas vezes, faz o timing da venda ser perdido.

Agora, com uma ferramenta de automação, a qualificação e distribuição dos leads é feita de forma ágil e inteligente. Basta que a empresa determine os critérios de acordo com suas estratégias de vendas.

2. Priorização de leads

O volume de leads que sua revenda de TI precisa lidar diariamente pode ser muito grande e impossível de ser analisado manualmente. Por isso, é fundamental contar com um software de automação para gerenciá-los e qualificá-los corretamente.

Por meio da ferramenta certa, você poderá separar os leads de acordo com o nível que eles estão no funil de vendas, determinando assim, quais têm prioridade e devem ser trabalhados pela equipe.

Desse modo, os leads “mais quentes”, ou seja, aqueles que já estão no fundo do funil e preparados para a compra poderão ser priorizados.

3. Gestão de vendas

O processo de vendas é complexo e composto por muitas etapas. Para que ele seja bem-sucedido, é necessário que os gestores acompanhem de perto todos os resultados, o que exige muito tempo e recursos.

Para otimizar esse processo é necessário contar com um sistema de automação que passará a ser o responsável por gerenciar todos os clientes, criar contatos, atualizar históricos e etapas do funil.

Desse modo, os vendedores podem eliminar diversos trabalhos administrativos e burocráticos, dedicando mais tempo às vendas.

4. Criação de relatórios

Para garantir o sucesso do processo de vendas, é necessário que a empresa acompanhe a evolução de sua equipe e, para isso, adote alguns indicadores de desempenho. 

Por meio dos softwares de automação, é possível gerar relatórios periódicos de forma automática e segura sobre tudo o que está acontecendo no setor. Assim, é possível analisar cuidadosamente os resultados de cada vendedor e identificar quais pontos precisam ser melhorados. 

5. Atendimento aos clientes

Atualmente, é necessário que as empresas estejam presentes em diferentes canais de comunicação, pois os clientes esperam um atendimento rápido e personalizado. Por isso, é necessário automatizar parte do atendimento para que eles tenham um suporte 24 horas por dia.

A automação de alguns canais de sua revenda irá auxiliar nessa missão. É possível criar bots para responder às dúvidas dos consumidores e oferecer suporte. Além disso, já há muitos chatbots inteligentes capazes de conduzir o cliente até o final de sua compra.

Assim, seus vendedores assumem o papel de consultores, assumindo a venda apenas quando necessário para tirar dúvidas e mostrar o melhor caminho aos consumidores. 

Quando utilizada corretamente, a automação de vendas pode trazer grandes resultados para os negócios de sua revenda de TI. Ela permite que sua equipe de vendas se foque no que realmente importa, ou seja, nos clientes. Assim é possível priorizar a satisfação dos consumidores e aumentar cada vez mais as suas vendas.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.
Saiba mais

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Comunicações Unificadas como Serviço (UCaaS) e quais os benefícios para as empresas?

Estimativas apontam que o mercado de comunicações unificadas como serviço (UCaaS) deve ultrapassar US$ 100 bilhões até 2024! Saiba mais sobre esta estratégia:  

IoT e dados de fabricação: melhores práticas para utilizá-los adequadamente!

A IoT se tornou uma das tecnologias mais importantes da atualidade. No entanto, ainda há desafios a serem enfrentados.

Hiperconvergência e as três camadas da virtualização

Três guerreiros contra um dragão!