BLOG SYNNEX WESTCON-COMSTOR
O blog dos negócios de TI.

O que esperar do futuro do trabalho?

O futuro do trabalho é um tema que interessa colaboradores, gestores e CEO’s, mas também empresas que oferecem serviços “Business to Business”, como as revendas de TI.E para pensar como será o trabalho no novo normal, é necessário considerar o contexto da pandemia da Covid-19. Quando o surto do novo coronavírus começou, as empresas tiveram que adotar, às pressas, o modelo de trabalho home office.

Mas agora que a vacinação avança no Brasil, o mercado de trabalho começa a planejar uma possível volta às operações totalmente presenciais. No caso de serviços B2B de tecnologia, uma das preocupações é se as ferramentas de TI continuarão tendo papel central ou se esse protagonismo é passageiro.

Confira alguns insights sobre o futuro do trabalho e as soluções de TI no material a seguir!

 

O futuro do trabalho passa pelo formato híbrido

De acordo com uma pesquisa da multinacional Accenture, divulgada pelo portal G1, 83% dos trabalhadores querem um formato híbrido de trabalho. Ou seja, os colaboradores querem intercalar dias em home office e dias de trabalho presencial.

A Accenture também apontou que 63% das empresas com alto rendimento permitem o trabalho remoto. Em contrapartida, 69% das empresas com crescimento negativo ou nulo continuam preocupadas com o trabalho presencial.

Além desse dado, é interessante olhar para a realidade brasileira. De acordo com um levantamento do Great Place to Work, 30% das empresas brasileiras já se decidiram por um novo formato de trabalho no pós-pandemia. A maioria delas, 77,7%, vai optar pelo trabalho híbrido.

Portanto, considerando a vontade dos colaboradores, a lucratividade das empresas e o mercado, o futuro do trabalho está sim ligado a um formato híbrido. Dessa forma, as empresas tendem a continuar tratando como prioridade a transformação digital.

 

Quais as soluções de TI que o trabalho híbrido requer?

Para que o trabalho híbrido possa ser implantado, de forma a manter a operacionalidade e organização das empresas, as soluções de TI continuarão a ter um papel central. Por isso, ferramentas de cloud computing, colaboração e segurança vão continuar recebendo investimentos constantes das empresas.

Confira, a seguir, algumas das tendências.

Soluções na nuvem

A cloud computing continua tendo um papel central para o trabalho neste contexto de pandemia e de novo normal. Se, no início, as empresas precisaram da nuvem para permitir acesso remoto aos colaboradores, agora, mais do que nunca, as soluções estão focadas na eficiência, rapidez e orquestração de ambientes.

Como muitos aplicativos e softwares estão sendo programados para rodar exclusivamente na nuvem, as empresas passam a ter uma preocupação com a expansão desse serviço que deve levar em conta as características de cada empreendimento.

Proteção e segurança são indispensáveis para o futuro do trabalho

O futuro do trabalho, marcado pelo formato híbrido, exige proteção e segurança constantes. Como agora o perímetro da rede está mais fluido, os modelos de “Zero Trust” tendem a ser priorizados. Mas o que isso significa?

Significa que as soluções de security devem ter o seguinte lema: “nunca confiar em ninguém, sempre verificar”. Isso porque, com o trabalho remoto, é necessário ter absoluta certeza de que toda a rede está sempre protegida.

Pode parecer excesso de preocupação, mas isso evita a exfiltração de dados confidenciais que pode gerar danos não apenas financeiros, mas também para a reputação das empresas.

Para adotar o modelo Zero Trust são indicadas ferramentas de security de endpoints, de autenticação multifator e controle de identidade e acesso.

Ferramentas de colaboração

As ferramentas de colaboração também serão fundamentais para o futuro do trabalho híbrido. São aplicativos como os de troca de mensagens instantâneas, de videoconferências, de organização de trabalhos e projetos. Eles permitem a colaboração e o engajamento de toda a equipe.

Essas plataformas desempenham um papel essencial para o fluxo de trabalho das empresas, sendo indispensáveis mesmo no antigo formato de trabalho presencial.

Melhorando a comunicação interna e permitindo que várias pessoas acompanhem e editem as atividades, as ferramentas de colaboração são soluções muito importantes do ponto de vista de produtividade.

ctablogfuturodotrabalho

Resumindo

O futuro do trabalho certamente dependerá de soluções de TI, uma vez que as empresas tendem a adotar um formato híbrido.

Algumas áreas ganham destaque:

·Cloud computing

·Segurança e proteção

·Colaboração

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais! E continue acompanhando o nosso blog para se aprofundar no mercado de TI!

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.
Saiba mais

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Como a revenda de TI pode contribuir para o sucesso do cliente

A digitalização provocada pela pandemia trouxe um grande potencial de promover o crescimento dos negócios, forçando as empresas a acelerar seus processos de transformação digital. Com isso, profissionais que trabalham com revenda de TI enxergaram uma oportunidade de estreitar a relação com seus clientes.

Revendas de TI: 3 estratégias infalíveis para fidelização de clientes

Um vendedor de tecnologia lida com inúmeros desafios em seu dia a dia. Primeiramente, é necessário que as revendas de TI estejam sempre atualizadas a respeito dos softwares e hardwares desenvolvidos por um mercado que está em constante evolução.

5 cursos de tecnologia destaques de 2021 e que você não pode perder

Atualmente, todos os profissionais que desejam se destacar em suas carreiras precisam considerar a capacitação. Para quem trabalha no setor de TI, é praticamente uma exigência fazer cursos de tecnologia para manter-se atualizado.