BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Passo a Passo para um Home Office do seu jeito

Com a pandemia de coronavírus mudando o dia a dia de todos, o home office se transformou em uma realidade. Mas com o novo cenário do teletrabalho, levantou-se a dúvida sobre a produtividade dos funcionários em casa.Sem supervisão e em um ambiente diferente, e muitas vezes cheio de distrações, a força de trabalho pode produzir tanto em domicílio quanto dentro de um ambiente formal de trabalho? Hoje, com mais de um ano de pandemia, a resposta parece ser positiva.

Segundo estudo feito pela empresa Workana, 84,2% dos gestores de empresas entrevistados apostam na continuidade do trabalho remoto mesmo no pós-pandemia, visto que o modelo tem dado certo.

Nesse panorama, os funcionários também estão felizes. De acordo com pesquisa da Unentel, o home office agradou 81,3% dos profissionais entrevistados, embora a maioria dos pesquisados tenha preferência por aderir ao modelo híbrido, um montante que soma cerca de 60,8% dos funcionários.

Dito isso, é muito importante garantir que o home office aconteça de maneira positiva e que, conforme o modelo híbrido de trabalho se estabeleça, a transição seja tranquila e não traga impactos negativos.

Mas como ter um home office do seu jeito e que faça sentido para as suas atividades remotas e em modelo híbrido? Temos algumas dicas!

 

5 dicas para ter um home office com a sua cara

1 - Faça uso de uma estrutura adequada para trabalhar

Primeiro de tudo, para realizar um bom trabalho no home office é necessário ter um ambiente que seja producente para você. Um cômodo iluminado, com boa infraestrutura e com conexão de internet de qualidade é um ótimo ponto de partida. Para evitar problemas de postura também é interessante fazer uso de uma cadeira adequada. Com tudo isto à disposição, você está apto a montar um bom local de trabalho para a realização do seu trabalho em home office.

 

2 - Tenha bons equipamentos

Depois de assegurar que você tem um ambiente adequado para trabalhar, um segundo passo é ter à disposição bons equipamentos para executar as suas atividades no home office. Além de um computador que desempenhe bem as tarefas do seu cotidiano, webcam, fone de ouvido e suporte para notebook são três itens que fazem bastante diferença no dia a dia.

Também é preciso buscar softwares para atender as suas necessidades e tornar o trabalho mais fluído. Quando o assunto é videoconferências, há softwares que oferecem soluções seguras para compartilhamento de documentos e condução de conversas em vídeo. Além disso, também podem oferecer muitas funções inovadoras, como transcrições automáticas de tudo o que é falado na call e também ferramentas de remoção de ruído, entre outros.

 

3 - Organize-se com sua equipe

Um ponto chave para o sucesso no trabalho remoto é a comunicação clara e constante com o resto do seu time. Uma vez que a possibilidade de se encontrar e resolver questões pessoalmente não existe na modalidade home office, é preciso garantir que os contatos sejam diretos e produtivos.

Fazer uso de comunicação assíncrona, isto é, na qual as mensagens não são respondidas imediatamente, é um tipo de troca que funciona bastante no home office, uma vez que as pessoas têm liberdade para se organizar e responder no seu próprio tempo, sem prejudicar o ritmo de trabalho. Ficar de olho nos prazos e ter uma relação próxima com a equipe também impede que problemas desnecessários ocorram.

 

4 - Mantenha o foco

Ao trabalhar em regime home office, é muito comum ter distrações de todos os tipos: sejam os vizinhos fazendo barulhos, obras na rua, ou até companheiros, filhos e animais de estimação invadindo o espaço de trabalho e competindo por sua atenção.

Antes de se desesperar, precisamos entender que oscilar o ritmo produtivo dentro de casa é comum, ainda mais para aqueles que estão muito acostumados com o ambiente corporativo.

Mas existem atitudes que podem ser tomadas: manter o ambiente de trabalho organizado, ter uma agenda com as tarefas anotadas e fazer uso de técnicas de produtividade são algumas das iniciativas que podem ser utilizadas para que você consiga desempenhar suas atividades com qualidade e sem perder o foco.

Webex, a plataforma de colaboração perfeita par ao trabalho híbrido ou remoto

5 - Cuide da sua saúde mental

Por fim, ao trabalhar em casa é muito comum que os limites de horários fiquem mais difusos, e que as pessoas se excedam na carga horária. Porém, é muito importante se manter alerta para que estas situações não interfiram na sua relação saudável com o trabalho.

Muitas pessoas também relatam a sensação de não estar dando conta do volume de trabalho, o que leva a impressão de que elas não estão sendo produtivas o suficiente. Tudo isso aliado a uma não adaptação ao modelo híbrido ou remoto pode causar uma pressão excessiva, o que pode levar até ao burn out.

Assim, é essencial criar inteligência emocional para lidar com essas situações e não ser vítima de problemas físicos e emocionais em decorrência de questões psicológicas. O autoconhecimento é uma habilidade muito importante para que você consiga lidar com emoções negativas e entender suas limitações e possibilidades para encarar a rotina de trabalho.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

TI flexível e eficiente: como gerenciar demandas e desafios da TI híbrida?

Entenda quais são os principais desafios da TI híbrida e como solucioná-los para estabelecer uma TI mais flexível e eficiente para os negócios! 

Observabilidade: o que é e como pode ajudar a reduzir a complexidade da infraestrutura de TI?

A observabilidade é uma metodologia que está ganhando cada vez mais espaço no âmbito corporativo. Descubra do que se trata e como ela pode auxiliar os negócios.  

Como impulsionar as vendas de TI para empresas SMB

As soluções de TI para empresas SMB (small and medium business, que são as de pequeno e médio porte) se popularizaram durante a pandemia.