BLOG SYNNEX WESTCON-COMSTOR
O blog dos negócios de TI.

Infraestrutura moderna de TI: o que é e quais são suas vantagens

Desenvolver uma infraestrutura moderna de TI é uma das ações imperativas no atual cenário que vivemos, pois ela é a base para a transformação digital de empresas que desejam obter maior agilidade e eficiência nos negócios.

As discussões sobre a importância de adquirir uma infraestrutura moderna de TI vêm sendo feitas há alguns anos, inclusive no Brasil. Uma pesquisa realizada pela Capgemini em 2016 apontou que metade das empresas no país já se preparavam para investir em transformação digital.

De lá para cá, impulsionadas pelos efeitos pós-pandemia, as organizações continuaram a investir e melhorar seus ambientes de TI. Um relatório da KPMG produzido em 2021 aponta que 62% das lideranças querem soluções que utilizem tecnologia ágil, escalável e segura para seus serviços.

 

KNOW - MODERN APP INFRASTRUCTURE - CTA BLOG

A pesquisa da KPMG também revela que a computação em nuvem é a estrutura escolhida para o investimento de 57% dos gestores. Outro dado fornecido pelo documento é que 62% acreditam que uma infraestrutura moderna de TI pode criar uma experiência digital perfeita para o cliente.

 

O que é infraestrutura moderna de TI?

A cada dia que passa, não basta apenas resolver problemas ou solucionar incidentes. É preciso ter uma infraestrutura moderna de TI que seja capaz de alinhar estratégias de negócio e incentivar o desenvolvimento de inovação.

Uma infraestrutura moderna de TI contém sistemas que dão suporte às equipes e aceleram a jornada de dados de uma empresa. Além disso, permite diagnosticar problemas e coletar insights que sinalizem oportunidades de negócio, tornando contínuas as melhorias de desempenho da organização.

Um estudo de caso feito pela consultoria norte-americana Grandt Thorton mostra que ter uma estratégia focada em tecnologia potencializa os retornos de receita, abrindo portas para o crescimento organizacional.

O cenário era este: uma seguradora de médio porte queria aumentar suas receitas. Mas para isso, precisava melhorar a forma de gerenciar seus dados. O mapeamento da situação apontou que investimentos em infraestrutura moderna de TI poderiam elevar as receitas da empresa em 150% nos próximos 18 meses.

Assim, uma infraestrutura moderna de TI conta com soluções que tragam velocidade, estabilidade e escala necessárias para a transformação dos negócios digitais, oferecendo preparo aos desenvolvedores para agir rapidamente.

É importante ter algumas coisas em mente ao adotar uma infraestrutura moderna de TI. Uma delas diz respeito aos dados. Um levantamento da Gartner diz que até 2023 mais de 33% das grandes organizações terão analistas utilizando dados para orientar decisões, gerando ganhos em competitividade e eficiência.

Com uma estrutura unificada presente em todos os estágios da jornada de dados, gestores de TI podem prever e orientar seus times para solucionar problemas e driblar desafios de segurança.

Outro fator importante na construção de uma infraestrutura moderna de TI são os ambientes de Nuvem Híbrida e Multicloud. Para especialistas, adotar o cloud computing será um dos principais investimentos das empresas para inovar e transformar seus negócios em 2022.

É o que revela o relatório Red Hat Global Customer Tech Outlook 2022. O documento afirma que a Nuvem Híbrida continuará sendo a principal estratégia para 30% das companhias neste ano. Por sua vez, ambientes Multicloud são a aposta de 13% das empresas ouvidas pela Red hat.

 

Quais as vantagens de uma infraestrutura moderna de TI?

Contar com uma infraestrutura moderna de TI está se tornando uma realidade indispensável para as empresas. Por isso, investimentos em tecnologia crescem a cada ano, gerando uma grande demanda por esse tipo de arquitetura.

O Brasil é o país na América Latina que mais investe em tecnologia. Segundo o relatório da Sling Hub, publicado no portal Pequenas Empresas, Grandes Negócios, 70% dos investimentos na região são feitos dentro das fronteiras brasileiras.

Mas que benefícios uma infraestrutura moderna de TI pode proporcionar? Listamos abaixo três vantagens para facilitar o entendimento sobre a importância dela:

Segurança

Assegurar que os recursos da empresa e o sigilo de dados estão preservados é importante para proteger a companhia de possíveis ameaças.

Economia de tempo

Estruturas de TI mais modernas contam com soluções completas que permitem às equipes gerar relatórios, tornando o trabalho mais analítico, proativo e inteligente.

Prever problemas

Uma das vantagens de uma infraestrutura moderna de TI é a visão holística dos sistemas, o que ajuda gestores a antecipar possíveis falhas ou erros de programação. Outro ponto importante é que respostas rápidas mantêm a estabilidade dos serviços, proporcionando uma experiência extremamente positiva para o cliente.

No programa Modern App Infraestructure do K•NOW! o foco são as aplicações indispensáveis a qualquer negócio atualmente. Aprenda sobre infraestruturas modernas de TI e entregue soluções que oferecem experiência digital de qualidade aos seus clientes.

O K•NOW! é uma plataforma EAD com foco no mercado de TI brasileiro. Lá, você tem acesso a cursos gratuitos com uma linguagem simples e didática, ministrados por professores influenciadores. Ao final do curso, é emitido um certificado de conclusão.

O que você achou deste conteúdo? Compartilhe com quem deseja iniciar a transformação digital com uma infraestrutura moderna e TI!

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.
Saiba mais

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que vem depois da migração para Nuvem?

Migrar os seus negócios tende a ser uma estratégia inteligente e benéfica, no entanto, o que vem depois da migração para nuvem é o que dita o sucesso dos negócios. 

Arquitetura SD WAN: por que adotar?

Você já sabe que as empresas têm investido alto na transformação digital. Mas conseguiria dizer por que a arquitetura SD WAN é tão importante para a jornada digital?

Webcam corporativa: por que a incluir no portfólio de seu canal de TI?

Por meio das soluções de colaboração certas, é possível aprimorar a experiência dos usuários no modelo de trabalho híbrido, principalmente em reuniões.