BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

3 cuidados essenciais na migração para a nuvem

A migração para a nuvem é o primeiro passo para a transformação digital e um avanço necessário para empresas se manterem competitivas.

De acordo com uma pesquisa do IBM Center, empresas líderes têm uma tendência 170% maior de usarem análises com base na nuvem para obter insights.

Mas, antes de obter essa tecnologia, as organizações precisam se atentar a alguns cuidados básicos na hora da migração. Continue lendo este artigo e descubra!

Brasil: fronteiras abertas à migração para a nuvem

De olho nas vantagens que a migração para a nuvem possui, empresas nacionais estão cada vez mais apostando nesse modelo. Somente em 2020, a previsão de investimentos no Brasil em computação na nuvem era de US$ 411 bilhões, de acordo com a Statista, agência alemã especializada em dados.

Considerando a importância que o país possui na América Latina, o Brasil detém 45% da produção e do consumo de tecnologia na região, segundo a IDC. Assim, é natural que o aumento dos investimentos em serviços de migração para a nuvem seja tão expressivo por aqui.

MULTICLOUD HÍBRIDA

 

Por que a migração para a nuvem é importante?

A computação em nuvem torna a gestão de dados mais eficiente. Antes localizadas em data centers, ao migrarem para a nuvem, as informações passam a estar mais acessíveis e organizadas, permitindo maior controle dos gestores de TI.

Porém, os processos de migração para a nuvem exigem atenção para evitar a perda de dados e o comprometimento da segurança. Neste artigo, reunimos 3 cuidados essenciais que toda empresa deve ter para que o processo seja eficiente e seguro:

1. Prepare sistemas internos

Defina a migração para a nuvem em etapas e evite contratempos. Por se tratar de um processo delicado, é importante envolver toda a organização, hierarquizando sistemas da empresa para priorizar a transição em tudo aquilo que for menos crítico.

2. Compreenda os requisitos da infraestrutura em nuvem

A escolha do provedor é crucial para os serviços de migração para nuvem, pois será necessário prepará-lo para as necessidades do seu negócio. Leve em conta o poder de processamento, capacidade, suporte e tempo de resposta dos sistemas em nuvem escolhidos.

Não se esqueça também de verificar se as tecnologias oferecidas de migração para a nuvem estão alinhadas com o ambiente atual da sua empresa e se a infraestrutura da plataforma atende à carga de trabalho, a fim de evitar a necessidade de adequação.

3. Integre nuvem e infraestrutura local

A migração para a nuvem permite integrar os serviços com seu data center e, assim, fornecer aos usuários acesso contínuo às aplicações e ambientes da empresa. Avalie os níveis de segurança do provedor e a continuidade do serviço para evitar perdas de dados ou riscos de vulnerabilidade.

Como vimos, seguir os 3 passos acima fornecem às empresas um processo de migração para a nuvem mais tranquilo e cuidadoso. Mas considere outros pontos importantes, como ter um planejamento bem elaborado e que envolva toda a empresa.

Além disso, prepare seu time de TI com cursos e capacitação específicos, para que eles contribuam de forma mais efetiva. O curso Multicloud Híbrida do K•NOW! traz um panorama sobre os principais desafios que empresas enfrentam na migração para a nuvem e como é possível solucioná-los.

O K•NOW! é uma plataforma EAD com foco no mercado de TI brasileiro. Lá, você tem acesso a cursos gratuitos com uma linguagem simples e didática, ministrados por professores influenciadores. Ao final do curso, é emitido um certificado de conclusão.

O que achou deste conteúdo? Compartilhe com quem gostaria de entender os cuidados essenciais para a migração na nuvem!

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

7 mitos e verdades sobre a computação em nuvem

É um caminho sem volta: a computação em nuvem tornou-se uma das estruturas de TI mais utilizadas por empresas que trilham o caminho para a transformação digital nos últimos anos. Para especialistas, trata-se da grande aceleradora da inovação atualmente.

Quais os benefícios da Nuvem pública para cargas de trabalho locais?

Prestar atenção nos benefícios da Nuvem pública para carga de trabalho pode fazer toda a diferença para o negócio do seu cliente! 

Como modernizar a gestão de TI com a Nuvem?

Entenda como essa tecnologia pode facilitar o gerenciamento de recursos das empresas.