BLOG SYNNEX WESTCON-COMSTOR
O blog dos negócios de TI.

Quais os melhores modelos de Cloud Computing?

Você sabe o que é cloud computing? Conhece as diferenças entre os modelos disponíveis no mercado? Confira este artigo completo e descubra! 

De maneira simples, cloud computing, ou computação em nuvem, é uma tecnologia cada vez mais utilizada em corporações de todos os portes. Essa tecnologia permite que os funcionários façam o uso de recursos de computação de maneira remota, via internet.

Embora o conceito não seja exatamente novo (a tecnologia teve origem em 2006), ainda é grande o número de pessoas que estão descobrindo todas as possibilidades da computação em nuvem e todos os seus usos no dia a dia de uma empresa.

Com a pandemia tornando o home office uma realidade para muitos, contar com uma infraestrutura robusta de cloud computing se tornou essencial para os negócios.

Hoje, já é possível encontrar no mercado diversos modelos de nuvens, bem como estratégias diversas de implementação desses sistemas, cada uma visando atender necessidades específicas de cada usuário e de cada corporação.

Quais são os principais modelos de Cloud Computing?

Os três principais modelos são o SaaS (Software as a Service), PaaS (Platform as a Service) e o IaaS (Infrastructure as a Service). O SaaS descreve um tipo de software que é adquirido normalmente via contrato mensal, com acesso a serviços diretamente via nuvem.

Já o PaaS tem uma infraestrutura completa que permite que desenvolvedores criem, testem e executem seus projetos direto da nuvem. Nesse modelo, não é necessária a aquisição de nenhum equipamento físico, com todas as necessidades podendo ser resolvidas direto na nuvem.

Por fim, o IaaS é o mais popular, no qual uma infraestrutura física de servidor é replicada na nuvem. Assim, o usuário pode armazenar dados e acessá-los em qualquer lugar. Também é possível contratar os serviços por demanda.

Multicloud Híbrida

 Cloud Computing pública, privada e híbrida

Para contratar os serviços de cloud computing, uma empresa primeiro precisa entender qual modalidade é a que mais faz sentido para seu negócio. Existem três tipos de computação em nuvem: a pública, a privada e a híbrida:

 Nuvem pública

Nessa modalidade, todos os recursos de servidores e armazenamento são fornecidos por terceiros, com o provedor alocando os dados das empresas em seus próprios servidores de maneira independente, compartilhando o espaço com outros clientes. O modelo público é o mais comum de todos.

 Nuvem privada

Na nuvem privada, a infraestrutura é centrada no próprio cliente e todo o planejamento de manutenção e arquitetura de data center é de total exclusividade da empresa. Fora isso, ambos os sistemas de nuvem privada e pública são parecidos, apresentando elementos como ajuste personalizado de estrutura, controle de servidores, entre outros.

Nuvem híbrida

A nuvem híbrida, na maioria dos casos, é a modalidade mais vantajosa e combina o melhor dos dois modelos anteriores. Ela une as características de uma nuvem privada, com serviços de nuvem pública, sempre com software proprietário para conectar ambos.

Esta solução permite que a companhia tenha grande controle sobre seus dados privativos desta forma, e por isso mesmo ela está se tornando cada vez mais popular: segundo pesquisa realizada pela Red Hat, 22% das empresas usam três ou mais clouds em seus negócios, e 51% pretendem aderir a essa estratégia ainda em 2021.

De maneira geral, nuvens híbridas são capazes de incorporar ferramentas unificadas de gerenciamento, consolidar recursos de TI, escalar horizontalmente e provisionar novos recursos com rapidez, conectar vários computadores por meio de uma rede, entre outras soluções.

Por fim, qual o melhor modelo de Cloud Computing?

A nuvem híbrida é bastante eficaz para sanar as necessidades de investimento em tecnologia e infraestrutura. Esse modelo também oferece flexibilidade e maior controle da empresa sobre os dados privativos da companhia.

Como vimos, os serviços de nuvem híbrida oferecem o ambiente ideal para que o trabalho remoto seja feito com segurança, além de proporcionar aos gestores ferramentas essenciais para implementar processos de transformação digital.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.
Saiba mais

Escreva seu comentário

Posts relacionados

7 mitos e verdades sobre a computação em nuvem

É um caminho sem volta: a computação em nuvem tornou-se uma das estruturas de TI mais utilizadas por empresas que trilham o caminho para a transformação digital nos últimos anos. Para especialistas, trata-se da grande aceleradora da inovação atualmente.

Quais os benefícios da Nuvem pública para cargas de trabalho locais?

Prestar atenção nos benefícios da Nuvem pública para carga de trabalho pode fazer toda a diferença para o negócio do seu cliente! 

Como modernizar a gestão de TI com a Nuvem?

Entenda como essa tecnologia pode facilitar o gerenciamento de recursos das empresas.