BLOG SYNNEX WESTCON-COMSTOR
O blog dos negócios de TI.

Nossas guerreiras balzaquianas

Consideramos como o nascimento dos canais de TI no Brasil o mês de outubro de 1991, quando foi promulgada uma lei federal que terminava com a reserva de mercado da tecnologia da informação no Brasil. 

Para que os saudosistas não reclamem de que já havia revendas de TI operando anteriormente no país, confirmamos que isso é verdade, mas eram empresas que nem de longe se assemelham ao nosso canal atual. Eram representantes de fabricantes nacionais como Sid, Scopus, Edisa, Cobra, Moddata, Compart, Sisco (com S mesmo!)… Conhecem? 

Desde o seu nascimento, nossas revendas trilharam um árduo, mas vitorioso, caminho. Passaram por ambientes extremamente nocivos aos negócios, como os inacreditáveis planos econômicos. O Plano Collor II, de 1991, que congelou preços e salários, foi a continuação do Plano Collor I, de março de 1990, que trocou a moeda de Cruzado Novo para Cruzeiro Novo, confiscou os saldos de conta corrente e poupança e colocou o país na Idade Média, fazendo do escambo o modelo de negócios. 

Em julho de 1994, tivemos o Plano Real, que criou um índice chamado URV, base para a troca da moeda Cruzeiro para Real. 

Nossas revendas passaram por tudo isso. Mas tem mais. 

A inflação oficial acumulada de janeiro de 1991 a junho de 1994 foi de 1.500.000%. Não tem zeros demais, não. Foi de um milhão e quinhentos mil por cento. Que tal planejar e gerir uma empresa nesse ambiente? 

Para completar, tivemos impeachment de dois presidentes (Collor e Dilma) e as conhecidas trapalhadas tributárias dos vários governos municipais, estaduais e federal, como criação de impostos e indefinição sobre outros. Até hoje segue a discussão sobre software ser serviço ou produto. As opções são excludentes. O empresário, então, pode decidir se prefere ser considerado sonegador municipal ou estadual! Isso fora as usuais turbulências no ambiente externo, como guerras, pandemias (gripe aviária, gripe suína, H1N1 e Covid-19). Ufa! Fácil gerir uma empresa, não? 

Nossas revendas superaram tudo isso. Hoje são mais de 200.000 empresas de TI ativas no Brasil. Consideramos que 50% estejam funcionando plenamente. E 2.000 dessas são responsáveis por 70% do faturamento do setor. 

Estão presentes em todos os estados e em todos os 5.570 municípios do Brasil, levando a indispensável tecnologia da informação a empresas e pessoas. Sem elas, a recessão econômica e o consequente desemprego seriam ainda maiores devido à pandemia de Covid-19 que nos aflige desde março de 2020. Empresas conseguiram continuar a operar com seus funcionários em casa graças ao nosso ecossistema de TI, em que brilharam as nossas bravas guerreiras. 

Em outubro de 2021, como dissemos, nossas revendas fizeram 30 anos de vida. Honoré de Balzac, prolífico escritor francês do início do século 19, escreveu em 1832 o romance “A mulher de 30 anos”, que revolucionou o conceito da mulher dessa idade, que era considerada velha e propriedade do marido. Sua personagem principal, Julie, inspirou muitos autores e personalidades da época sobre o papel da mulher na sociedade, acelerando o processo, que já havia sido iniciado, de luta pelos direitos da mulher. 

Saudemos, então, com muito respeito e admiração, as nossas bravas revendas balzaquianas. 

*Sergio Basilio é diretor de Soluções e Inovação da TD SYNNEX Brasil. 

**Texto postado no It Fórum.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.
Saiba mais

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Personalização de software: o que é e quais os benefícios?

A personalização de software pode ser a alternativa ideal para otimizar processos e solucionar problemas corporativos, visando promover experiências aprimoradas! Entenda: 

TI flexível e eficiente: como gerenciar demandas e desafios da TI híbrida?

Entenda quais são os principais desafios da TI híbrida e como solucioná-los para estabelecer uma TI mais flexível e eficiente para os negócios! 

O que é Wi-Fi 6 e por que essa rede sem fio pode transformar os negócios?

O Wi-Fi 6 é uma tecnologia de rede sem fio que promete atender aos principais requisitos de conexão das empresas. Até 2022, cerca de 65% das empresas contarão com este conceito!