BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Nuvem Híbrida: o que é, como funciona e vantagens

Saiba tudo sobre o que, como funciona e as vantagens da Nuvem Híbrida - um dos modelos mais usados por empresas que estão acelerando a transformação digital! 

A sua empresa já faz uso de armazenamento em nuvem híbrida? Quem anda pesquisando, ou até já participa de movimentos de transformação digital em empresas, sabe que este termo anda bastante em voga.

De maneira simples, a tecnologia une o modelo de nuvem privada combinada com serviços de nuvem pública, com ambas se comunicando entre si.

A solução tem sido adotada por muitas empresas e é responsável por um uso mais inteligente de armazenamento de dados por companhias de todos os segmentos.

 Nuvem pública, privada e híbrida: quais as diferenças?

O modelo de nuvem pública é o mais comum de todos. Nele, o provedor tem servidores próprios que são utilizados para alocação de dados, sistemas e softwares de forma independente. Tanto o armazenamento quanto os servidores são operados por provedores terceirizados via internet, com uma infraestrutura partilhada.

Nuvens públicas também oferecem mais escalabilidade do que privadas, além de serem divididas com outras empresas, enquanto nuvens privadas não são.

Já a nuvem privada tem infraestrutura totalmente centrada no próprio cliente, com data center exclusivo da empresa e infraestrutura e software dedicados para uma única organização.

Em geral, a nuvem privada permite que a empresa personalize seus recursos para o melhor uso dentro da companhia e atenda requisitos específicos de TI consequentemente gerando um maior controle sobre o ambiente tecnológico.

Por fim, a nuvem híbrida une o melhor dos dois modelos: parte dos dados tem armazenamento local, privilegiando atividades do dia a dia e tarefas mais complexas são colocados em servidor privado. Em resumo, nuvens híbridas oferecem a possibilidade dos dados e aplicações serem transferidos entre os dois ambientes sem problemas.

Banner_CTA_02_know

Quais as vantagens da nuvem híbrida?

Os benefícios da nuvem híbrida são muitos: com ela, as empresas têm mais flexibilidade de operação, mais segurança, opções mais abundantes de implantação e podem aproveitar melhor a infraestrutura que têm. Com a nuvem híbrida, as empresas podem escalar verticalmente sua estrutura local, eliminando também despesas desnecessárias e otimizando os próprios recursos.

A compartimentação também é uma possibilidade quando falamos de nuvem híbrida. É possível realizar o armazenamento de dados mais sensíveis em data center local, ao mesmo tempo em que é possível fazer uso dos recursos robustos de uma nuvem pública. É exatamente este motivo também que torna a nuvem híbrida mais segura: um sistema simultâneo que não concentra todos os recursos em uma única infraestrutura.

Muito da atenção que a nuvem híbrida recebe atualmente se dá pelo aumento significativo de pessoas que estão trabalhando na modalidade de home office. O modelo híbrido de nuvem resolve de maneira eficaz a necessidade de investimento em tecnologia e infraestrutura para que funcionários possam continuar exercendo suas funções de forma plena de maneira remota.

Segundo pesquisa da Harvard Business Review, realizada com 452 executivos de TI, 40% afirmaram que o uso da nuvem aumentou a receita de sua empresa, enquanto 36% dos entrevistados revelaram que a aquisição proporcionou crescimento em suas margens de lucro.

A chave para o sucesso é saber fazer o máximo uso das capacidades da nuvem híbrida, para alternar a dinâmica de uso das duas modalidades de acordo com o momento e a necessidade da empresa, resultando em investimentos mais seguros e assertivos.

E, para você que acha o assunto ainda nebuloso e gostaria de entender melhor, existem cursos e conteúdos de alta qualidade que podem te ajudar a navegar neste momento de transformação digital para diversas empresas.

A SYNNEX Westcon Comstor, empresa referência mundial na distribuição de tecnologias, tem disponível o K.NOW!, plataforma EAD exclusiva para revendedores de TI, que oferece cursos exclusivos e com certificado sobre softwares de Hybrid Cloud.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

7 mitos e verdades sobre a computação em nuvem

É um caminho sem volta: a computação em nuvem tornou-se uma das estruturas de TI mais utilizadas por empresas que trilham o caminho para a transformação digital nos últimos anos. Para especialistas, trata-se da grande aceleradora da inovação atualmente.

Quais os benefícios da Nuvem pública para cargas de trabalho locais?

Prestar atenção nos benefícios da Nuvem pública para carga de trabalho pode fazer toda a diferença para o negócio do seu cliente! 

Como modernizar a gestão de TI com a Nuvem?

Entenda como essa tecnologia pode facilitar o gerenciamento de recursos das empresas.