BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é Comunicações Unificadas como Serviço (UCaaS) e quais os benefícios para as empresas?

Estimativas apontam que o mercado de comunicações unificadas como serviço (UCaaS) deve ultrapassar US$ 100 bilhões até 2024! Saiba mais sobre esta estratégia:  

A pandemia transformou a maneira como as empresas administram seus projetos e cargas de trabalho. Em virtude disso, recorrer à inúmeras ferramentas de colaboração tornou-se crucial para estabelecer uma boa comunicação entre funcionários e clientes. 

Para garantir que a metodologia de trabalho híbrido — implementada durante esse período — funcionasse adequadamente, surgiu a necessidade de usar aplicativos e serviços de telefonia VoIP, videoconferência, mobilidade, mensagens e outras. 

Descubra como se adequar aos desafios do modelo híbrido e leia mais sobre os recursos adotados: 

No entanto, administrar tantas plataformas para uma mesma finalidade se torna uma tarefa altamente complexa, de acordo com as demandas de cada empresa. 

Por consequência disso, as Comunicações Unificadas como Serviço (UCaaS) tornaram-se ideais para solucionar os problemas de comunicação corporativa.  

As UCaaS, investimentos estratégicos para as corporações, integram diversas ferramentas em uma única plataforma para auxiliar os colaboradores a trabalharem com mais eficiência, usando qualquer dispositivo, de qualquer lugar.  

Neste artigo, você lerá os seguintes tópicos: 

  • O que é UCaaS? 
  • Como a UCaaS funciona? 
  • Quais são os benefícios da comunicação unificada nas empresas? 

Essa nova arquitetura tecnológica está se consolidando cada vez mais nas empresas e já cresceu 25%. Analistas esperam que as comunicações unificadas como serviço ultrapassem a marca de US$ 100 bilhões até 2024.  

O Gartner espera que a participação no mercado de UCaaS dobre de 17% em 2018 para 35% em 2023.  

Além disso, estudos elaborados pela Frost & Sullivan apontam que essa tendência global deverá se expandir consideravelmente, atingindo uma taxa de crescimento anual composta por dois dígitos até 2025. 

À medida que as corporações investem em iniciativas de Transformação Digital para dar suporte a uma força de trabalho escalável, a UCaaS se mostra cada vez mais essencial, mantendo os colaboradores conectados adequadamente.  

A seguir, continue acompanhando o conteúdo abaixo para entender mais detalhes sobre as UCaaS: 

O que é UCaaS? 

Desmembrando o termo de Comunicações Unificadas como Serviço ou UCaaS, abreviação de Unified Communications as a Service, em inglês, conseguimos definir o conceito da seguinte forma: 

As Comunicações Unificadas (UC) são responsáveis por integrar uma série de ferramentas que disponibilizam recursos de comunicação, como sistema de telefonia VoIP, videoconferências e mensagens. 

É uma solução inteligente para aumentar a produtividade dos processos e viabilizar uma comunicação mais ampla entre colaboradores e clientes, em diferentes canais.  

Enquanto isso, “As a Service (aaS)” é um modelo que entrega serviços e softwares em nuvem, concedendo ampla flexibilidade e permitindo que os usuários se adaptem rapidamente aos ambientes de negócios digitais.   

Desse modo, a UCaaS pode ser definida como uma metodologia que combina diferentes ferramentas de colaboração, permitindo que as cargas de trabalho sejam efetivas em qualquer lugar, usando qualquer recurso, sem perder a qualidade.  

É um serviço de comunicação corporativo mais resiliente, para qual milhares de empresas estão migrando, com o intuito de sanar o desafio de realizar experiências fragmentadas, substituindo-as por alternativas personalizadas e adaptáveis. 

A unificação de todas essas soluções e recursos reduz o nível de complexidade e estimula o trabalho em equipe, assegurando fluxos de trabalho mais simplificados e cruciais.  

Acelere a modernização da sua empresa!

Como a UCaaS funciona? 

O intuito das Comunicações Unificadas como Serviço é garantir que as empresas sejam capazes de aproveitar o que há de melhor na telefonia VoIP, sem complexidade e otimizando os demais canais de interação em todos os projetos.  

Para garantir que as corporações não dependam de infraestruturas pesadas para se comunicar interna e externamente, todas as ações devem ser tratadas pelo provedor.  

Isso significa que um provedor de confiança deve ser contratado e ficar responsável por inúmeras ações, como, por exemplo, pelas configurações de back-end e pela cibersegurança.  

Não há necessidade de implementar hardwares VoIP extras para atender os clientes. Além disso, os Data Centers das comunicações unificadas são resistentes a condições climáticas severas, assim como quedas de energia e picos durante o trabalho remoto.  

Quais são os benefícios da comunicação unificada nas empresas? 

Há muitos benefícios que as UCaaS podem proporcionar para as empresas, como: 

     1. Capacidade de adaptação abrangente

A pandemia levou as empresas a se reinventarem da noite para o dia. Sendo assim, um dos grandes benefícios das comunicações unificadas está relacionada a ampla capacidade de adaptação. 

É uma estratégia tecnológica que permite com que os colaboradores trabalhem em suas residências, sem a necessidade de usar equipamentos especiais, além de um computador, por exemplo. 

Portanto, os serviços de comunicação em nuvem permitem que as organizações mantenham e deem continuidade aos seus projetos em caso de crises, oferecendo acesso rápido aos dados, opções flexíveis de implementação e outras funcionalidades importantes em um ambiente virtual. 

Isso significa que, contando com as UCaaS, as equipes conseguirão trabalhar adequadamente, sem os limites impostos por um sistema de telefonia local e sem a necessidade de usar múltiplos equipamentos para uma mesma finalidade.  

     2. Economia de custos

As UCaaS oferecem serviços com taxas razoáveis, ajudando as empresas a reduzirem as taxas de custos, economizando ao máximo, sem sacrificar a qualidade e produtividade dos processos. 

Sendo assim, não há motivos para investir e atualizar hardwares caros. Além disso, é um conceito relativamente barato e que oferece mais valor do que o sistema telefônico convencional. 

As corporações que contam com essa metodologia, podem economizar até 65% quando movem suas cargas para a nuvem.  

É uma excelente alternativa para controlar os canais de comunicação, ao mesmo tempo que mantêm os custos sob controle.  

     3. Experiências otimizadas para usuários

Com comunicações totalmente unificadas, surge a possibilidade de otimizar cada vez mais a experiência dos clientes.  

Em outras palavras, garante que os pontos de contato se concentrem totalmente na satisfação dos usuários. 

Segundo levantamentos do Gartner, ao menos 80% das empresas em crescimento coletam dados de acordo com a experiência dos clientes, por meio de pesquisas aprimoradas. 

O resultado deste processo é claro: as organizações podem criar mais valor e, ao mesmo tempo, impulsionar o crescimento dos negócios a longo prazo. 

Diante disso, as equipes podem saber mais detalhes sobre seus clientes e liderar em cada interação, oferecendo experiências personalizadas nos diferentes canais de comunicação, seja por telefone, e-mail ou via mensagens.   

     4. Soluções mais seguras

À medida que as cargas de trabalho remotos se tornam mais comuns, surgem diversas preocupações em termos de segurança do endpoint. 

Em vista disso, canais de comunicação criptografados mostraram-se essenciais para manter a continuidade dos negócios.  

As corporações não podem arriscar que seus servidores sejam invadidos, que os dados críticos sejam vazados e que os ataques cibernéticos provoquem outras ações problemáticas que podem prejudicar os processos. 

As UCaaS ajudam a proteger os dados dos clientes, adotando uma estratégia de segurança mais defensiva, usufruindo de criptografia e registros de chamadas detalhados. 

É possível monitorar o uso do sistema telefônico VoIP, gravar as chamadas, armazená-las em um local seguro e aproveitar outras táticas para garantir que os dados estejam protegidos.  

     5. Trabalho em equipe mais flexível e escalável

As comunicações unificadas unem diversas ferramentas para promover uma melhor experiência de interação, não somente com clientes, mas também entre os colaboradores das empresas, garantindo com que possam aproveitar múltiplos recursos. 

A interação com outros aplicativos baseados em nuvem é uma ótima alternativa para facilitar a criação e otimização de fluxos de trabalho mais personalizados. 

Conclusão: 

As Comunicações Unificadas como Serviço (UCaaS) são ótimas facilitadoras para as corporações que desejam otimizar os seus processos e garantir que haja um excelente fluxo de comunicação entre colaboradores, equipes e clientes, em diferentes meios, porém sem a necessidade de utilizar múltiplas ferramentas, individualmente, para essa finalidade. 

É uma estratégia tecnológica que tem se destacado cada vez mais entre as empresas, em vista dos benefícios proporcionados. Economia de custos para administrar as cargas de trabalho, experiências personalizadas e otimizadas para os clientes, comunicações mais seguras e outras vantagens, são apenas alguns dos proveitos desta nova arquitetura tecnológica. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Por que a gamificação é uma ótima ferramenta para empresas?

A gamificação é uma tendência que chegou para transformar e modernizar as empresas. Descubra todo o poder deste conceito tecnológico! 

IoT e dados de fabricação: melhores práticas para utilizá-los adequadamente!

A IoT se tornou uma das tecnologias mais importantes da atualidade. No entanto, ainda há desafios a serem enfrentados.

Hiperconvergência e as três camadas da virtualização

Três guerreiros contra um dragão!