BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é Edge Computing e quais os impactos para os negócios?

Essa tecnologia é capaz de reduzir o tempo de resposta do processamento de dados corporativo, além de aumentar a segurança e compliance. Veja como as empresas podem se beneficiar.  

A Computação em Nuvem tem promovido uma verdadeira transformação no ambiente de trabalho das organizações e até mesmo em seus modelos de negócio. A flexibilidade, os baixos custos, a segurança reforçada e escalabilidade sãos algumas de suas funcionalidades que estão proporcionando muitos benefícios para os negócios. 

Agora uma nova tendência está ganhando espaço no mundo empresarial, a Edge Computing, que é uma tecnologia de borda capaz de facilitar ainda mais o acesso dos usuários aos serviços migrados para a Nuvem.  

Você já ouviu falar desse conceito? Quer conhecer os benefícios que ele pode proporcionar para as empresas de seus clientes? Confira o conteúdo a seguir. Boa leitura! 

Como ter uma nuvem segura?

O que é Edge Computing? 

Edge Computing é um conceito relacionado ao poder de processamento na borda, ou seja, é realizado próximo à fonte dos dados. Consiste em uma rede formada por micro Data Centers capazes de processar dados críticos no local e armazená-los na Nuvem. Dessa forma, conseguindo reduzir o tráfego ao repositório central.  

Por meio dela, as empresas conseguem extrair mais oportunidades de negócios dos enormes volumes de dados coletados e tratados internamente. Assim, as organizações passam a contar com cada vez mais aplicações na Nuvem para processar essas informações.  

Com a Edge Computing, todos os equipamentos utilizados pela corporação, seja um smartphone, robô ou qualquer outro dispositivo inteligente, terão seus dados processados e analisados na ponta. Isso permite um maior controle sobre o que irá trafegar na rede, o que chegará ao Data Center central e também quais conteúdos devem ser descartados. 

Dessa forma, as análises dos grandes volumes de dados recebidos pelas organizações serão tratadas de forma mais prática, rápida e com um melhor custo-benefício.  

Quais os benefícios da Edge Computing? 

Essa tecnologia tem um papel fundamental no armazenamento, filtro, análise e envio de dados para sistemas em Nuvem. Ela possibilita a redução da largura de banda da comunicação nas empresas, trazendo o poder de processamento para perto da fonte, ao invés de retê-lo na nuvem ou na central de dados.  

No entanto, ainda que o grande benefício da Edge Computing seja considerado a redução da latência e da largura de banda, ela pode trazer outras vantagens para as organizações. Confira a seguir quais são elas: 

Aumento da velocidade de resposta 

Como não é necessário chegar até a Nuvem, além da diminuição da latência, o tempo de resposta do processamento das informações é reduzido. Dessa forma, a empresa pode realizar análises de dados mais ágeis e instantâneas, diminuindo o tempo das respostas. 

Redução de custos com soluções IoT 

A Edge Computing está diretamente ligada à evolução da Internet das Coisas. Ela permite que a computação e análises sejam feitas nos próprios dispositivos inteligentes, o que garante uma menor dependência com a Nuvem, um melhor gerenciamento de dados e a redução dos fluxos de dados indo e vindo entre a borda e Cloud, o que reduz os custos dessas soluções.  

Reforço da segurança e compliance 

Essa tecnologia ainda facilita o cumprimento de alguns requisitos de segurança e compliance. Por meio dela, as organizações podem filtrar o que será processado na nuvem e o que será mantido localmente, assim os dados sensíveis e críticos podem não ser transportados para a Cloud.  

Maior integração entre os equipamentos 

Caso a organização ainda possua equipamentos antigos em seu ambiente de trabalho isso não será um problema. A Edge Computing é capaz de conectá-los com as soluções mais modernas e também com a Nuvem. Dessa forma, é possível dar início a novos projetos mais inovadores, como de IoT, sem investir em novos equipamentos. 

Por meio da Edge Computing, as empresas deixam de ser dependentes de Data Centers distantes, gerenciando todos os seus dados de forma eficaz e próximo aos pontos de processamento e armazenamento. Dessa forma, essa tecnologia contribui significativamente para a evolução dos modelos de negócios das organizações, impactando diretamente nos resultados. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

7 mitos e verdades sobre a computação em nuvem

É um caminho sem volta: a computação em nuvem tornou-se uma das estruturas de TI mais utilizadas por empresas que trilham o caminho para a transformação digital nos últimos anos. Para especialistas, trata-se da grande aceleradora da inovação atualmente.

Quais os benefícios da Nuvem pública para cargas de trabalho locais?

Prestar atenção nos benefícios da Nuvem pública para carga de trabalho pode fazer toda a diferença para o negócio do seu cliente! 

Como modernizar a gestão de TI com a Nuvem?

Entenda como essa tecnologia pode facilitar o gerenciamento de recursos das empresas.