BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é gerenciamento de rede e como fazê-lo com eficiência?

Garantir um bom desempenho do sistema e a segurança dos dados é crucial para qualquer empresa. Veja como a gestão de rede pode ajudar.

A rede corporativa é um dos sistemas mais importantes para o bom funcionamento das operações e processos de uma empresa. Além de contribuir para a melhoria do dia a dia dos colaboradores, ela ainda garante uma maior segurança para seus dados.

Com uma solução de rede de gerenciamento e automação bem estruturada é possível que todos os departamentos da empresas trabalhem integrados e consigam se comunicar entre si de forma eficaz e segura.

Desse modo, todos os colaboradores contam com maior flexibilidade para acessar as informações necessárias para suas tarefas, evitando que tenham que se deslocar de seus postos para verificar arquivos em outros computadores.

Como você pôde ver, a rede corporativa é essencial para a dinâmica dos negócios, mas para que possa realmente proporcionar todos os seus benefícios, é preciso investir em uma gestão efetiva.

Para ajudar sua empresa nessa tarefa, preparamos este artigo para mostrar quais os principais benefícios de se realizar um gerenciamento de rede e como fazê-lo com eficiência. Confira a seguir!

O que é gerenciamento de rede e por que ele é importante?

Esse processo consiste no conjunto de ações executadas para controlar todos os recursos da rede corporativa para garantir sua segurança, alta performance e disponibilidade.

A gestão de rede é fundamental para que a empresa consiga suportar o crescimento de suas demandas digitais. Atualmente, é necessário investir em novas infraestruturas e aplicações modernas para acompanhar o mercado, além de ser preciso lidar com os novos dispositivos dos usuários conectados e um grande volume de dados digitalizados.

Por isso para manter todo esse ecossistema complexo funcionando corretamente, é necessário medir em tempo real o funcionamento da rede corporativa. Para isso, o monitoramento de rede realizado de forma correta permite esse controle total dos sistemas e dispositivos.

Ao utilizar um software de monitoramento eficiente, a empresa passa a contar com mecanismos inteligentes para identificar vulnerabilidades e ameaças, além de evitar que problemas e erros atrapalham o funcionamento de todo o sistema.

O melhor gerenciamento de rede e automação pode trazer resultados cada vez mais positivos para as empresas, assim como simplificar operações, beneficiar a gestão de TI e ter a capacidade de solucionar problemas com agilidade superior.   

Como fazer o gerenciamento com eficiência?

Para garantir a disponibilidade e o bom desempenho da rede, é fundamental seguir alguns passos no processo de gestão. São eles:

  • Conhecer bem a estrutura: a empresa deve conhecer a fundo tudo o que está instalado em seu ambiente. Isso é essencial para saber o que é preciso ser acompanhado de perto e quais as integrações e demandas que precisam ser atendidas;
  • Realizar a documentação dos equipamentos da rede: para ter um diagnóstico correto da rede, é preciso realizar uma documentação de todos os equipamentos utilizados, suas configurações e possíveis mudanças que ocorram na estrutura;
  • Seguir especificações e requisitos recomendados: ao contratar o serviço de um provedor, há configurações específicas que precisam ser seguidas para garantir o alto desempenho da rede. Por isso, conheça bem essas características e siga-as à risca;
  • Atualize a rede constantemente: é preciso acompanhar de perto todos os aplicativos utilizados e garantir que eles estejam funcionando em sua última versão. Atualizá-los com frequência é fundamental para corrigir possíveis falhas e manter as ciberameaças longe. Além dos softwares, é necessário fazer os upgrades das políticas de atendimento e suporte.

Além de seguir todos os passos anteriores, para facilitar o gerenciamento e monitoramento dos sistemas, é ideal contar com um software de gestão eficiente, que seja capaz de diagnosticar previamente falhas como sobrecarga na rede e mau dimensionamento de dispositivos.
Esse tipo de ferramenta apoia a empresa na execução desse processo. Ele otimiza o ambiente interno, garantindo o aumento da performance, a disponibilidade e a economia de recursos.

Para escolher o melhor software de monitoramento de rede, a empresa precisa buscar por aquela que apoie sua gestão de TI e forneça flexibilidade, agilidade, capacidade de crescimento e personalização para atender a todas as suas necessidades. Ela deve ainda ser dinâmica e oferecer uma visualização intuitiva dos dados.

Há muitas soluções de gerenciamento de rede que podem proporcionar funcionalidades únicas, beneficiando as empresas com inúmeros fatores.

A partir da ferramenta certa e os cuidados necessários, é possível aprimorar o gerenciamento da rede corporativa e garantir que ela funcione corretamente. Isso é cada vez mais indispensável para o crescimento das organizações!

As corporações podem reduzir custos, simplificar os processos, facilitar a atuação das equipes de TI, otimizar os fluxos de trabalho e implementar diversos serviços e ferramentas avançadas para impulsionar o sucesso dos negócios, à medida em que utilizam uma solução de gerenciamento aprimorada as suas necessidades.

Sendo assim, investir em uma solução de gerenciamento de rede eficaz, faz toda a diferença para mover as organizações de forma sucinta, dinâmica e bem estruturada.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

4 tendências disruptivas de serviços de infraestrutura gerenciada

As empresas precisam ficar atentas às seguintes tendências disruptivas de serviços de infraestrutura gerenciada: 

O que vem depois da migração para Nuvem?

Migrar os seus negócios tende a ser uma estratégia inteligente e benéfica, no entanto, o que vem depois da migração para nuvem é o que dita o sucesso dos negócios. 

Arquitetura SD WAN: por que adotar?

Você já sabe que as empresas têm investido alto na transformação digital. Mas conseguiria dizer por que a arquitetura SD WAN é tão importante para a jornada digital?