BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é Infraestrutura Hiperconvergente?

Considerada uma evolução na virtualização, a Infraestrutura Hiperconvergente permite a otimização dos recursos do Data Center, o que gera diversos benefícios para melhorar os negócios de seus clientes.

Infraestrutura Hiperconvergente (Hyper Converged Infrastructure - HCI) é a integração dos principais componentes de TI - servidor, armazenamento e os elementos de rede - em um único lugar, podendo ser em um dispositivo ou rack dimensionável, que permite modernizar o Data Center, fornecendo gerenciamento simplificado, melhor desempenho e elasticidade na escalabilidade. O software da Infraestrutura Hiperconvergente fica na camada do Hypervisor ou acima dela, na máquina virtual.

Leia outros artigos relacionados ao assunto:

Continue acompanhando o conteúdo.

O HCI é considerado uma evolução da Infraestrutura Convergente (Converged Infrastructure - CI), oferecendo muitos benefícios semelhantes, porém conseguindo resolver algumas das deficiências encontradas na infraestrutura convergente.

Portanto, para entender como a hiperconvergência funciona, primeiramente, é necessário conhecer a CI. A infraestrutura convergente oferece à TI uma estrutura rígida que facilita implementações, aumenta a escalabilidade e a agilidade operacional, além de reduzir a complexidade da Infraestrutura de Virtualização.

Acesse nosso treinamento

Neste modelo, os componentes, como servidores, rede e sistema de storage compartilhado, ficam reunidos em um único equipamento, assim, o gerenciamento de todos esses componentes também são unificados e realizados em uma mesma interface.

A infraestrutura hiperconvergente possui muitas semelhanças com a CI, porém a sua diferença está na adoção de componentes definidos por software. O modelo hiperconvergente aumenta a redução de custos, propõe um aumento na eficiência operacional da equipe de TI, diminuindo a complexidade das operações e escalonando recursos de forma automática. A partir dela, é possível ir além das oportunidades associadas à virtualização e ao armazenamento massivo de dados, reduzindo significativamente gastos com o Data Center e aproveitando mais o ambiente da nuvem. Ou seja, ela oferece benefícios de um Data Center virtualizado em um sistema mais econômico, com fácil implantação e gerenciamento.

Conclusão:

Soluções Hiperconvergentes são infraestruturas pré-definidas, portanto não podem ser moldadas. Porém sua implantação acontece de forma rápida, podendo levar apenas alguns minutos, e podem ser executadas pela equipe de TI sem necessidade de sistemas externos.

Há muitos softwares hiperconvergentes no mercado, na hora de escolher o ideal para seu cliente, é necessário optar por aqueles que realmente possibilitem a transformação de servidores x86 e armazenamento de conexão direta em sistemas HCI simples e práticos. A infraestrutura deve ser criada de forma rápida e previsível, além de evitar toda a complexidade de administração para, assim, permitir o aumento dos rendimentos e a real satisfação das necessidades do negócio.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Gestão de risco de data center: 4 passos para ser bem-sucedido

Acompanhe o passo a passo para promover uma gestão de risco de data center bem-sucedida nas empresas:  

Data Center do futuro: conheça 6 tendências

Para manter as infraestruturas corporativas funcionando com alto desempenho é necessário acompanhar todas as novidades que surgem no mercado.

5 dicas para fazer uma boa gestão do Data Center de seus clientes

Saiba quais medidas são importantes para aprimorar o monitoramento dessa infraestrutura e obter maiores resultados nos negócios.