BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é Web Scraping?

Entenda como funciona a Web Scraping, técnica que quando utilizada corretamente, pode ser um diferencial de negócios para as empresas.

 

Web scraping é uma técnica de extração utilizada para coletar dados de sites. Por meio de processos automatizados, implementados usando um rastreador bot. Esse tipo de “raspagem” de informações é uma forma de realizar cópias de dados em que informações específicas são coletadas e copiadas da web, tipicamente em um banco de dados ou planilha local central, para posterior recuperação ou análise. 

No mundo competitivo de hoje, ter essa técnica à disposição pode ser um grande diferencial para os negócios. No entanto, ainda há muitas dúvidas sobre o assunto, inclusive se web scraping é crime ou não. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com os principais tópicos sobre o assunto.

Confira o que você aprenderá: 

  • O que é web scraping?  
  • Web scraping é crime?  
  • Como a técnica de web scraping pode ser utilizada a favor dos negócios?  

Essa ferramenta pode ser considerada muito útil para muitos profissionais, como o de marketing, por exemplo, por facilitar a busca, manipulação e análise de dados para a otimização de vendas e personalização do atendimento a clientes, tanto que diversos negócios legítimos a utilizam com essa finalidade.

Veja outros artigos que possam te interessar:

Continue a leitura para saber mais! 

O que é Web Scraping? 

Web scraping, ou “raspagem” de dados da Web em português, é o processo automatizado de coleta de dados estruturados na web. Normalmente, é utilizado por empresas para acompanhar dados úteis para os negócios, como inteligência de preços, monitoramento de notícias, geração de leads e pesquisas de mercado. 

Devido ao enorme volume de dados disponíveis na internet atualmente, é possível coletar e gerar insights relevantes para os negócios a partir de análises inteligentes. Desse modo, empresas podem tomar decisões mais adequadas a seu público-alvo e suas necessidades. 

A técnica de web scraping é utilizado justamente por empresas que entendem a importância da inteligência de dados para aumentar a competitividade e alcançar melhores resultados diante do mercado. 

Entretanto, como se trata da “raspagem” de informações de outros sites, é crucial que a empresa tenha conhecimento sobre os limites dessa prática, tanto em respeito às legislações vigentes quanto em aspectos morais. 

Web Scraping é crime?  

Apesar de ser uma prática legal e muito útil para os negócios, o web scraping pode ser utilizado por cibercriminosos de forma mal-intencionada para roubar conteúdos protegidos e cometer fraudes. Eles conseguem roubar conteúdos protegidos e cometer fraudes, repassando informações de produtos e serviços de uma empresa para a concorrência, o que pode causar grandes prejuízos aos negócios.    

Os bots utilizados para essa finalidade são capazes de saturar os servidores do site de uma corporação e torná-los indisponíveis aos clientes que o estão acessando. Assim, os criminosos criam réplicas do conteúdo, oferecendo produtos de outras empresas, com preços mais baixos, para enganar e atrair os clientes para comprarem da concorrência. 

Por isso, é fundamental contar com as ferramentas certas para garantir a segurança dos servidores corporativos. As empresas precisam investir em uma solução eficiente de proteção que forneça visibilidade de todo o tráfego de seus sites e que consiga diferenciar o contexto para identificar quando as ações são legítimas ou não, além de banir aquelas que forem definidas como mal-intencionadas rapidamente. 

Além disso, algumas soluções possuem a vantagem de contar com métodos que evitam a raspagem da web, detectando e desconsiderando bots de rastreamento de páginas na internet. 
 
Para estarem realmente prontas para proteger seus negócios online, as empresas precisam estar atentas a todos os perigos que podem aparecer e não apenas o web scraping, pois o cibercrime está sempre evoluindo e se tornando mais indetectável. 

Como ter uma nuvem segura?

Como a técnica de Web Scraping pode ser utilizada a favor dos negócios?

Embora possa ser utilizada como uma ferramenta do cibercrime, quando aplicada de forma correta e legal, o web scraping pode trazer muitos resultados para as empresas, como já explicamos no início deste artigo. 

Ela pode ser utilizada de inúmeras formas no dia a dia corporativo. Veja algumas delas: 

      Gerar insights 

Por meio do web scraping é possível ter acesso a diversas informações, como dados sobre o mercado, concorrentes e clientes. Por isso, a empresa pode ter uma visão geral de todo o seu mercado para, assim, conseguir gerar insights para tomar decisões mais precisas.  

      Monitorar o mercado 

Outra excelente forma de utilizar essa prática no dia a dia é para monitorar o mercado e conseguir antecipar tendências. A organização poderá coletar informações úteis sobre o setor para identificar as modificações do mercado. 

A partir disso, poderá agir de forma antecipada para atender às novas necessidades e desejos de seu público-alvo. 

     Precificar de forma inteligente 

Uma das principais utilizações do web scraping é para criar uma inteligência de preço. Por meio da extração de dados, é possível analisar dados sobre produtos e serviços semelhantes, assim como conferir a média de preços dos concorrentes. 

Em seguida, a empresa pode realizar uma precificação mais dinâmica e de acordo com o mercado. 

     Monitorar a reputação da marca 

Com o aumento da digitalização das empresas, passou a ser ainda mais importante ter uma boa reputação online. Por isso, as empresas devem acompanhar o que clientes e outras empresas estão falando de sua marca e de seus serviços.  

Para isso, é possível fazer o monitoramento da marca com o web scraping. 

     Qualificar a prospecção de novos clientes 

Ao coletar dados de fontes públicas, as empresas podem saber mais sobre o que o seu público-alvo está buscando. É possível filtrar informações a partir do segmento de atuação, localização, entre outros critérios. A partir disso, terá dados úteis para otimizar a estratégia de prospecção do negócio. 

Como você pôde ver, quando utilizada de forma ética e consciente, o web scraping pode ser um aliado da inteligência de dados de uma empresa e contribuir para a tomada de decisões importantes para os negócios.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Regulamentação de moedas digitais no Brasil: o que isso implica para as empresas?

As moedas digitais do Banco Central do Brasil foram projetadas com o intuito de modernizar o sistema de pagamentos, otimizando os processos. Saiba mais! 

Por que um hub de soluções é importante para revendedores de tecnologia?

A pandemia destacou a necessidade de investir em um hub de soluções aprimorado! Descubra como usufruir os benefícios proporcionados por esse ambiente digital. 

Estudo a distância para revendas de TI: 5 dicas para melhorar a concentração

O estudo à distância tem se popularizado no Brasil. E alguns números mostram que, com a pandemia, essa modalidade de ensino tem sido ainda mais procurada.