BLOG SYNNEX WESTCON-COMSTOR
O blog dos negócios de TI.

O que é Wi-Fi 6 e por que essa rede sem fio pode transformar os negócios?

O Wi-Fi 6 é uma tecnologia de rede sem fio que promete atender aos principais requisitos de conexão das empresas. Até 2022, cerca de 65% das empresas contarão com este conceito! 

O Wi-Fi 6 é a sexta geração da rede sem fio! Foi desenvolvida especialmente com o intuito de reduzir a complexidade das conexões e unir liberdade, alta velocidade, melhor estabilidade e outros fatores importantes para as empresas.  

Quer saber como essa tecnologia funciona? Acompanhe este artigo para visualizar os seguintes tópicos: 

  • O que é Wi-Fi 6? 
  • Por que o Wi-Fi 6 é interessante para as corporações? 
  • Quais são os benefícios proporcionados pelo Wi-Fi 6? 

Continue lendo abaixo. 

O Wi-Fi (Wireless Fidelity) é uma rede sem fio que está constantemente passando por aprimoramentos com o intuito de melhorar a experiência do usuário. 

Durante o período de pandemia, em especial, a Transformação Digital no mercado de trabalho acelerou cerca de 72% segundo dados apresentados pelo The Economist Intelligence Unit (EIU). 

Isso aconteceu em virtude da implementação do modelo de trabalho híbrido, que levou milhares de empresas a buscarem conexões mais aprimoradas e escaláveis para auxiliar neste processo. 

Como consequência deste cenário completamente suscetível a mudanças, em setembro de 2019, surgiu o Wi-Fi 6, o que muitos profissionais acreditam ser o futuro da conectividade empresarial. 

Ao menos 65% das corporações esperam que essa solução seja uma das três tecnologias sem fio críticas para os seus negócios em 2023. 

Isso significa que a implementação do Wi-Fi 6 está sendo cada vez mais procurada pelas corporações que desejam adotar conexões mais inteligentes a fim de otimizar os processos.  

Para entender todos os detalhes sobre esta tecnologia que visa transformar e desempenhar o futuro da conectividade sem fio, continue acompanhando o conteúdo abaixo:  

O que é Wi-Fi 6? 

Em setembro de 2019, a Wi-Fi Alliance, organização responsável por desenvolver e regulamentar os padrões de redes sem fio, anunciou a certificação do Wi-Fi 6, também conhecido como 802.11ax. 

Trata-se da sexta geração de Wi-Fi, sendo mais versátil e rápida do que os modelos anteriores, ela foi desenvolvida com maior capacidade e oferece uma velocidade até seis vezes mais ágil do que o padrão anterior (802.11ac). 

Adotando esta tecnologia, as empresas poderão aumentar a eficiência, a flexibilidade e a escalabilidade da conexão sem fio. 

Desde o seu surgimento, o Wi-Fi 6 já conseguiu melhorar consideravelmente o desempenho da conexão em múltiplos aspectos, proporcionando experiências mais agradáveis e aprimoradas para os usuários.  

Além disso, a sexta geração do Wi-Fi ainda garante que as corporações e provedores de serviços ofereçam suporte a aplicações atuais e novas na mesma infraestrutura de LAN sem fio (WLAN). 

Nesse processo, a tecnologia consegue melhorar a qualidade do serviço para aplicações mais antigas, preparando o cenário para novos modelos de negócios. 

 

Por que o Wi-Fi 6 é interessante para as corporações? 

O Wi-Fi se transformou em uma tecnologia universal, capaz de conectar milhares de dispositivos, sendo, atualmente, a primeira escolha de muitos usuários para acessar à internet. 

Essa tecnologia de rede também visa substituir gradativamente o acesso a cabos de conexão, sem prejudicar a qualidade que as corporações desejam usufruir no dia a dia. 

Além disso, o Wi-Fi 6 tem se mostrado fundamental para permitir o desenvolvimento de novas soluções e aplicações baseadas em Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (RV) 

Em termos de avanço tecnológico, a nova geração de rede sem fio ainda oferece melhores experiências, sem interrupções, principalmente para os projetos que envolvem transmissões em alta definição (HD), como em 4K ou 8K.  

Aplicativos e dispositivos para a Internet das Coisas (IoT) e 5G também são recursos que transformam o Wi-Fi 6 em um complemento aprimorado para o desenvolvimento corporativo.  

Isso significa que a disponibilidade de dispositivos compatíveis com essa tecnologia tende a se consolidar cada vez mais com a crescente demanda das empresas.  

Segundo a Cisco, a estimativa é de que os pontos de acesso de Wi-Fi 6 alcançarão cerca de 11% em 2023.  

Quero saber

Quais são os benefícios proporcionados pelo Wi-Fi 6? 

Dentre os principais benefícios disponibilizados pela tecnologia, podemos enfatizar: 

  • Conexão de alta capacidade: em comparação às versões anteriores, o Wi-Fi 6 consegue proporcionar desempenho e eficiência superiores, mesmo em ambientes onde há um alto índice de usuários conectados simultaneamente, como em grandes corporações.
  • Redução de custos: a implementação desta tecnologia já está ultrapassando o uso do 5G em diversos países. Uma das principais motivações para isso, diz respeito ao baixo custo e ampla disponibilidade de dispositivos compatíveis.
  • Tecnologia mais aprimorada: para proporcionar desempenho superior e disponibilizar aplicativos avançados, de colaboração e IoT, por exemplo, o novo padrão de rede sem fio trabalha com tecnologias mais aprimoradas.
  • Múltiplos dispositivos conectados simultaneamente: consegue manter múltiplos dispositivos conectados simultaneamente a um mesmo roteador, gerenciando adequadamente o número de acessos e tornando os processos mais eficientes para os ambientes corporativos. 
  • Rede sem fio com velocidade superior: a sexta geração de Wi-Fi oferece transferência de dados mais rápida, graças a uma codificação eficiente. O resultado disso está aliado a um maior índice de rendimento e performance!  

Conclusão: 

O Wi-Fi 6 foi criado com o intuito de agilizar os processos e suprir diversas das necessidades das corporações. 

Consegue fornecer alta velocidade, otimizar processos, melhorar a eficácia e ainda assegurar que as atividades profissionais não sejam prejudicadas por interferências e lentidão, independentemente do número de usuários que estiverem conectados simultaneamente ao roteador. 

Há diversas vantagens desta tecnologia que podem ser aproveitadas. Além disso, o Wi-Fi 6 tende a ser cada vez mais adotado pelas empresas que querem modernizar seus projetos e proporcionar conexão de qualidade aos seus colaboradores. 

Inquestionavelmente, o índice de busca por essa rede de internet sem fio aumentará significativamente, acelerando a conectividade com redes da próxima geração. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.
Saiba mais

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Personalização de software: o que é e quais os benefícios?

A personalização de software pode ser a alternativa ideal para otimizar processos e solucionar problemas corporativos, visando promover experiências aprimoradas! Entenda: 

TI flexível e eficiente: como gerenciar demandas e desafios da TI híbrida?

Entenda quais são os principais desafios da TI híbrida e como solucioná-los para estabelecer uma TI mais flexível e eficiente para os negócios! 

Nossas guerreiras balzaquianas

Consideramos como o nascimento dos canais de TI no Brasil o mês de outubro de 1991, quando foi promulgada uma lei federal que terminava com a reserva de mercado da tecnologia da informação no Brasil.