BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que esperar para o futuro da Inteligência Artificial?

Essa tendência está cada dia mais difundida no ambiente corporativo e tem transformado a forma como as empresas se comportam diante de seus clientes no mercado.

 

Cada vez mais, as empresas estão adotando inovações que surgem constantemente no mercado para aprimorar seus processos e diversificar seus negócios. Isso tem se tornado essencial para aquelas corporações que querem se destacar diante dos concorrentes.

A Inteligência Artificial é uma dessas tecnologias que tem chamado a atenção das empresas. Ela já se tornou realidade no mundo dos negócios e muitos já estão se apoiando nela para melhorar o atendimento aos clientes, aprimorar ferramentas de marketing, prevenir crimes, evoluir a cibersegurança, etc.

Até pouco tempo atrás, a AI era vista como tema de filme de ficção científica e agora está presente no dia a dia das organizações. As aplicações dessa tecnologia são tantas que muitas empresas ainda não sabem como aproveitar todos os seus benefícios.

Seus clientes sabem realmente como ela funciona e quais são as perspectivas de seu uso para o futuro? Confira a seguir tudo o que é necessário saber sobre essa tendência para os próximos anos:

A Inteligência Artificial e suas aplicações

Um sistema de Inteligência Artificial consiste na junção de diversas tecnologias, como softwares e redes neurais artificiais, que têm capacidade de imitar o pensamento e raciocínio humano.

Ele ainda é capaz de aprender por si só e aumentar seus conhecimentos. Por meio da AI, é possível que os dispositivos corporativos compreendam e interpretem o mundo à sua volta, podendo tomar decisões próprias.

Um tipo importante de aplicação é o Machine Learning, que é um sistema capaz de aprender por meio de dados coletados e, ao mesmo tempo, realizar autoajustes para melhorar seu desempenho.

Nesse sentido, a AI pode ajudar as empresas a otimizarem seus aplicativos por meio dos dados coletados dos usuários. O Machine Learning faz com que os app aprendam com a experiência e preferências das pessoas, melhorando seu funcionamento.

Enquanto isso, o Processamento de Linguagem Natural é capaz de realizar o reconhecimento de voz, que também conta com a Inteligência Artificial para aprimorar a compreensão do que é dito pelos usuários.

Conheça o K•NOW!

Principais tendências para o futuro


A Inteligência Artificial ainda possui diversas aplicações que podem ser exploradas pelas empresas. Confira a seguir algumas dessas tendências que podem impactar diretamente na forma como as organizações fazem negócio:

1. Veículos autônomos

A AI tem um papel importante para o futuro do transporte público. Os veículos autônomos são capazes de identificar obstáculos, otimizar as rotas e garantir um trajeto mais rápido e seguro.

Isso porque os sistemas de Inteligência Artificial conseguem controlar esses veículos, aprendendo com as informações de sua localização, permitindo que eles tomem decisões inteligentes a todo momento.


2. Monitoramento da saúde

Outra grande aplicação dessa tecnologia é no setor da saúde. Por meio de objetos inteligentes, como os smartwatches, é possível realizar o monitoramento do ritmo cardíaco dos usuários, taxa glicêmica, pressão arterial, entre outros.

Essa é uma das aplicações mais promissoras de AI, pois pode auxiliar as pessoas a levarem vidas mais saudáveis e até mesmo pacientes de algumas doenças a controlarem suas condições em tempo real.

Sua capacidade permite a geração de métricas e monitoramento do organismo para identificar possíveis alterações que devem ser tratadas. Desse modo, os pacientes podem recorrer ao médico ou, em casos menos graves, tomar medidas, como melhorar alimentação ou praticar atividades físicas.


3. Segurança das informações

A cibersegurança se torna cada vez mais importante para as empresas e por isso deve ser um tema primordial.

Com a ajuda da AI, é possível implementar inteligência nos sistemas de antivírus e no desenvolvimento de ferramentas de segurança. Desse modo é possível identificar ameaças phishing, links perigosos e outras ameaças de forma mais rápida.


4. Novas ferramentas de comunicação

Os chatbots são um grande exemplo de como a AI pode contribuir para a comunicação corporativa. Eles estão, cada vez mais, sendo utilizados pelas empresas e estão passando por evoluções, tornando-se ainda mais inteligentes.

Graças à Inteligência Artificial, tem sido possível criar formas otimizadas de comunicação entre máquinas, permitindo que as empresas mantenham um contato mais ágil e constante com seus clientes.

Diversas são as situações que a Inteligência Artificial já está presente no ambiente corporativo e pode auxiliar no aprimoramento dos negócios. Essa tecnologia tende a se aprimorar e propor uma verdadeira revolução na forma como as empresas se comportam diante de seus clientes no mercado. Portanto, é crucial acompanhar as tendências e se adaptar a elas.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Quais as próximas tendências de AI para ficar de olho?

Descubra quais são as próximas tendências de AI para implementar no seu negócio! 

O que são dados sintéticos e qual a importância para uma estratégia de AI?

Descubra como os dados sintéticos se mostraram eficientes para múltiplas estratégias de AI corporativas: 

O que é AIOps e como a solução pode ser viável para as empresas?

Descubra quais são as principais características, diferenciais e métodos utilizados pela Inteligência Artificial para Operações de TI (AIOps).