BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que esperar para o futuro da segurança de rede e como se preparar?

Em meio a tantos desafios, o que as empresas devem esperar para o futuro da segurança de rede? Descubra no artigo de hoje!  

As ameaças à segurança corporativa sempre existiram. No entanto, a pandemia e a implementação das jornadas de trabalho remotas ocasionaram um crescimento expressivo destas ações maliciosas, que têm sido cada vez mais aprimoradas com a aceleração da Transformação Digital.  

O Relatório de Ameaças Cibernéticas de 2022 da Sonicwall aponta que somente de ameaças ransomware em 2021, houve um aumento de 105% em relação a 2020 e mais do que o triplo do número visto em 2019. No total, foram registrados 623,3 milhões de ataques.  

Um ataque cibernético, independentemente de sua proporção, consegue prejudicar as corporações de inúmeros modos, seja paralisando as operações ou roubando dados sensíveis para utilizá-los em outros golpes. 

Neste artigo, você acompanhará os seguintes tópicos: 

  • O que é a segurança de rede? 
  • Futuro da segurança de rede: o que esperar e como se preparar?  
  • Por que o SASE é considerado essencial para o futuro das redes de segurança? 

Continue acompanhando a leitura abaixo. 

Já existem muitas variantes diferentes destes ataques virtuais. Isso significa que eles estão aumentando exponencialmente, exigindo que as empresas se protejam cada vez mais.    

A proliferação de dispositivos conectados simultaneamente e a necessidade de utilizar aparelhos pessoais para concluir tarefas corporativas (conceito BYOD), também preocupam os negócios, pois servem como pontos de entrada na rede de uma organização.  

Embora sejam muitos os desafios a serem enfrentados para manter os dados protegidos, a boa notícia é que há uma série de soluções de segurança de rede que estão evoluindo para lidar com essas e outras dificuldades, como o Secure Access Service Edge (SASE), modelo de entrega de serviços definido pelo Gartner 

Leia outros artigos relacionados ao assunto: 

A seguir, veja qual o futuro da segurança de rede e como se preparar para manter as empresas devidamente protegidas: 

O que é segurança de rede? 

A Cisco define a segurança de rede como uma atividade a ser realizada especialmente para proteger o acesso, uso e integridade da rede corporativa e, consequentemente, dos dados.  

Seu objetivo principal é impedir que as empresas sejam acometidas por ameaças virtuais, usando tecnologias de hardware e software. 

Mas, como a segurança de rede funciona? Esta estratégia une diversas camadas de defesa na borda da rede e dentro dela. Cada uma dessas “camadas” acompanham políticas, ações, tecnologias e processos de segurança que ajudam a identificar riscos em potencial.  

Dentre os tipos de segurança de rede, podemos ressaltar: 

  • Firewalls; 
  • Antivírus; 
  • Antimalware; 
  • Controle de acesso; 
  • VPN; 
  • Sistemas de prevenção contra invasões; 
  • Inspeção SSL; 
  • Automação da rede. 

E muitos outros. 

New call-to-action

Futuro da segurança de rede: o que esperar e como se preparar? 

Com atividades maliciosas em constante evolução, tudo indica que o futuro da segurança de rede será marcado por tentativas de golpes e ameaças virtuais.  

Os desafios serão cada vez mais perceptivos, levando as empresas a atualizarem e implementarem novos métodos de proteção, pois as ameaças estão sempre mudando.  

Isso significa que precisarão incorporar técnicas, estratégias e contar com a ajuda de outras tecnologias (Machine Learning, Inteligência Artificial e mecanismos de automação) para ficarem livres dos riscos que já existem e daqueles que surgirão futuramente.  

A capacidade de identificar ameaças também ditará o sucesso da segurança corporativa. Muitos ataques virtuais acabam passando despercebidos, permitindo que os cibercriminosos usufruam das informações da forma como quiserem.  

Por isso, além de investir em tecnologias aprimoradas, é essencial que os times estejam alinhados às boas práticas de segurança. Promover treinamentos que ensinem a identificar possíveis perigos, podem ajudar a mitigar os riscos.  

Outra solução para auxiliar na missão de lidar com ameaças virtuais, é o SASE, que se tornou um verdadeiro objeto de estudo para o mercado de segurança.  

Entenda porque este conceito é importante para o futuro das redes de segurança: 

Por que o SASE é considerado essencial para o futuro das redes de segurança? 

Segundo o Gartner, o SASE é uma visão de um modelo futuro de redes seguras, que as corporações se esforçam continuamente para alcançar. A tecnologia une características da SD-WAN gerenciada na nuvem, com toda a segurança fornecida a partir dela. 

É uma excelente solução para reduzir a latência, obter uma postura de segurança onipresente, diminuir a complexidade da implantação da WAN, melhorar a segurança e também promover maior visibilidade e controle à equipe de TI.  

A tecnologia também consegue aplicar políticas de segurança aonde quer que o usuário esteja. Deste modo, ao surgir indícios de ameaça virtual, as empresas conseguirão detectá-los e abordá-los pelo provedor de serviços, sem a necessidade de utilizar outro hardware.  

O SASE tende a ser uma solução tão disruptiva que até 2020, ao menos 40% das corporações a utilizarão em suas estratégias de segurança. Até 2025, a previsão é de que esse número chegue à 60%. 

Leia outros conteúdos de SASE para entender melhor: 

Conclusão: 

O futuro da segurança de rede moderna parece desafiador, mas não impossível. Implementando as soluções adequadas, as empresas poderão lidar com todas as dificuldades e manter seus negócios protegidos contra ameaças, ataques cibernéticos e outras ações maliciosas. Se preparar para enfrentar novos desafios é essencial para manter as ferramentas de proteção sempre atualizadas. 

🌐TD SYNNEX: a maior distribuidora de TI do mundo também tem o maior portfólio global em soluções de cibersegurança para a sua revenda. Acompanhe a gente no Instagram 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 tendências emergentes de ameaças cibernéticas para os próximos anos

O número de ameaças cibernéticas está crescendo consideravelmente. Veja quais são as tendências para o futuro: 

Seis mitos que se tornaram desafios de segurança para as empresas

A transformação digital vem se acelerando. A computação em nuvem e as exigências do trabalho remoto, que a pandemia evidenciou e tornou mais críticas e urgentes, levam a um cenário em que a segurança desponta como a principal questão para a TI nas empresas.

Por que ofertar soluções sob demanda de segurança na nuvem para os clientes?

A Computação em Nuvem assumiu um importante papel nos negócios. Com isso, as revendas precisam ter mais opções de soluções sob demanda para ofertar a seus clientes.