BLOG SYNNEX WESTCON-COMSTOR
O blog dos negócios de TI.

Personalização de software: o que é e quais os benefícios?

A personalização de software pode ser a alternativa ideal para otimizar processos e solucionar problemas corporativos, visando promover experiências aprimoradas! Entenda: 

Os softwares estão evoluindo ao longo dos anos com base nas necessidades dos usuários. Com isso, muitas corporações passaram a substituir soluções padronizadas por modelos mais personalizados. 

As novas possibilidades geradas pela Transformação Digital intensificaram a competitividade no mercado e fez com que as empresas buscassem sistemas mais elaborados para atender às demandas.  

Neste artigo, você visualizará os seguintes tópicos: 

  • O que é personalização de software? 
  • Qual a diferença entre softwares empacotados e customizados? 
  • Quais são as vantagens de investir na personalização de softwares? 

A personalização de softwares se transformou em um fator estratégico para as corporações, oferecendo soluções que levam em conta as necessidades e características específicas dos processos corporativos.  

Em razão disso, os softwares personalizados têm mostrado grande valor e potencial para auxiliar na otimização dos negócios, combinando o que há de mais tecnológico para facilitar a tomada de decisões. 

Leia outros conteúdos relacionados ao assunto: 

A seguir, entenda o que é um software customizado e veja como ele pode ser crucial para as empresas que trabalham para conceder experiências mais satisfatórias para seus consumidores e clientes: 

O que é personalização de software? 

A personalização de software pode ser definida como a criação de um sistema único, desenvolvido com base nas necessidades de um determinado negócio.  

Seu principal intuito é atender às especificações desejadas, facilitando os processos, solucionando problemas, promovendo melhor interação e auxiliando na execução de tarefas. É a capacidade de humanizar a interação entre a equipe e o software. 

Em outras palavras, o software customizado, como também é chamado, visa disponibilizar serviços exclusivos, com características e funcionalidades selecionadas a dedo.  

Este conceito tem se tornado uma tendência entre as empresas, pois a experiência do usuário é um aspecto que deve estar em constante evolução. 

Acelere a modernização da sua empresa!

Qual a diferença entre softwares empacotados e customizados? 

Como destacado no tópico anterior, a principal diferença entre os dois modelos: softwares customizados e empacotados diz respeito a capacidade de personalização e falta dela, respectivamente. 

Um software customizado consegue facilmente atender às demandas de negócios corporativos, pois se baseia nas necessidades e experiências dos usuários para direcionar as ações. 

Enquanto isso, os softwares empacotados, ou seja, os modelos tradicionalmente usados, são desenvolvidos com características padronizadas. 

Portanto, só disponibilizam funcionalidades gerais, que as empresas podem assinar ou contratar sua licença. Eles não possuem particularidades para corrigir problemas, otimizar atividades e proporcionar experiências diferenciadas aos usuários. 

Quais são as vantagens de investir na personalização de softwares? 

Afinal, por que investir em softwares customizados? A solução tem oferecido uma série de benefícios que podem ser aproveitados pelas empresas, tais como: 

1) Mais flexibilidade  

Eles são mais flexíveis pois são desenvolvidos sob medida por profissionais que conseguem implementar funcionalidades adaptadas às necessidades dos negócios. 

2) Reduz o tempo de implementação do software  

Ao contratar um software personalizado, as empresas conseguirão reduzir o tempo de implementação, aumentar o engajamento de seus colaboradores e evitar aplicar recursos não eficazes. 

3) Melhor índice de adaptação 

Investir em um software customizado significa obter um serviço que se adapta ao modo como a equipe de colaboradores trabalha. É um sistema que disponibilizará funcionalidades customizadas e ajustadas com base nos valores e necessidades dos funcionários, eliminando a necessidade de realizar treinamentos.  

4) Melhor relação custo-benefício 

Embora o retorno do custo benefício dos softwares personalizados aconteça a médio e longo prazo, a taxa de adaptação para este conceito tende a exigir investimentos bem menores, quando comparado aos softwares convencionais.   

5) Resolução de carências 

Personalizar os softwares é uma estratégia inteligente para mitigar as carências e necessidades de cada negócio, oferecendo soluções e aplicações mais assertivas, dinâmicas e ágeis.   

6) Boa agilidade para auxiliar nos processos 

Depois que o software está pronto, ele consegue proporcionar boa agilidade nas tarefas. Além disso, dependendo da necessidade, os profissionais podem modificá-lo e trazer melhorias significativas, assim como ajustes e correções de bugs, visando gerar resultados superiores. 

7) Estimular respostas mais rápidas 

Tanto o poder de resposta, quanto as mudanças e adaptações, acontecem de modo mais facilitado do que um software empacotado, conseguindo acompanhar os processos internos das empresas, mesmo que haja mudanças constantes.  

8) Integração de dados 

A Transformação Digital está acelerando cada vez mais e as empresas precisam investir em inovação. Nesta questão, a personalização de software pode ajudar, disponibilizando alternativas dinâmicas, capazes de suportar e providenciar uma ampla integração de dados provenientes de sistemas legados. Os dados podem auxiliar em múltiplas vertentes!  

Conclusão: 

A personalização de software é uma abordagem inteligente para entender e melhorar a tomada de decisão dos clientes, aperfeiçoando a jornada de consumo e promovendo experiências mais ágeis, dinâmicas e capazes de atender quaisquer demandas de negócios. 

Logo, concluímos que as empresas que investirem no conceito de software customizado, poderão usufruir de múltiplos benefícios e vantagens que podem ajudar revolucionar os negócios, os otimizando na medida certa.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.
Saiba mais

Escreva seu comentário

Posts relacionados

TI flexível e eficiente: como gerenciar demandas e desafios da TI híbrida?

Entenda quais são os principais desafios da TI híbrida e como solucioná-los para estabelecer uma TI mais flexível e eficiente para os negócios! 

Nossas guerreiras balzaquianas

Consideramos como o nascimento dos canais de TI no Brasil o mês de outubro de 1991, quando foi promulgada uma lei federal que terminava com a reserva de mercado da tecnologia da informação no Brasil. 

O que é Wi-Fi 6 e por que essa rede sem fio pode transformar os negócios?

O Wi-Fi 6 é uma tecnologia de rede sem fio que promete atender aos principais requisitos de conexão das empresas. Até 2022, cerca de 65% das empresas contarão com este conceito!