BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Quais as vantagens de se contratar um servidor dedicado?

Escalabilidade, autonomia e segurança são alguns dos benefícios.

A contratação de um servidor dedicado apresenta algumas vantagens competitivas, mas pode não ser indicado para qualquer empresa. É necessário fazer uma avaliação das reais necessidades de cada negócio e o custo-benefício de se ter um servidor particular.

No mercado hoje, podem ser contratados servidores dedicados ou os servidores compartilhados. A diferença principal entre eles é justamente a exclusividade.

O servidor dedicado tem recursos reservados para os projetos do proprietário, garantindo maior liberdade para a instalação de aplicativos, maior espaço de armazenamento, maior disponibilidade e flexibilidade. No servidor compartilhado, todas as acomodações são divididas entre centenas de usuários.

Micro empresas e startups, por exemplo, que inicialmente tem altas despesas para investir em seus negócios podem não ter a necessidade de contar com um servidor dedicado, a não ser que sejam do segmento tecnológico.

Porém, para empresas de porte maior, a contratação desse serviço pode ser interessante, especialmente para as que contabilizam alto tráfego em seus portais e e-commerce.

Acesse nosso treinamento

Principais vantagens do servidor dedicado:

1 – Performance: em uma base exclusiva, a agilidade das operações é mais rápida, uma vez que o tráfego costuma ser menor em comparação ao ambiente compartilhado. Além de reduzir a lentidão dos sistemas, favorece a navegação e reduz o tempo de carregamento das páginas.

2 – Autonomia: a autonomia da equipe de TI para programar e monitorar o sistema é um diferencial do servidor dedicado. O gestor tem maior facilidade para fazer o controle do banco de dados, controlar os acessos e personalizar o seu painel administrativo.

3 – Flexibilidade: possibilidade de instalar aplicativos, sistemas, plugins, módulos e scripts é total no servidor exclusivo. Além disso, é possível escalonar os projetos para atender demandas sazonais, com maiores picos de tráfego, por exemplo.

4 – Segurança: cada vez mais empresas estão considerando a segurança como algo crítico para o negócio, buscando soluções de segurança conectadas, rápidas, precisas e integradas, que estão inclusas no servidor dedicado.

5 – Suporte: clientes exclusivos têm atendimento diferenciado por parte do provedor do serviço. O mesmo acontece com o servidor dedicado, uma vez que é mais fácil atender a demanda específica de um cliente do que de centenas ao mesmo tempo.

6 – Redução de custos: para empresas com Data Center próprio, que exigem investimentos em equipamentos, hardwares, local para instalação, recursos físicos e de pessoal, energia elétrica, entre outros gastos, contratar um servidor externo pode ser uma opção para reduzir custos. Com a terceirização do serviço, a empresa investe somente a partir de sua demanda.

7 – Acompanha os avanços tecnológicos: servidores dedicados por serem flexíveis, escaláveis e que oferecem autonomia, têm capacidade de acompanhar as evoluções tecnológicas e aplicá-las em um ritmo mais acelerado. Ao contrário dos servidores convencionais, os equipamentos podem se tornar obsoletos com mais velocidade, não permitindo atualizações com baixos investimentos.  

Enfim, empresas precisam avaliar suas possibilidades de investimento e suas reais demandas e necessidades tecnológicas. A contratação de um servidor dedicado é interessante e com muitos benefícios, desde que feitos devidos questionamentos.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Por que as empresas precisam de soluções de observabilidade?

A Observabilidade está ganhando mais espaço no mercado, pois consegue reduzir a complexidade dos sistemas.  

5 efeitos do crescimento do e-commerce no Brasil

O comércio eletrônico é uma tendência que chegou para ficar! Por isso, é indispensável acompanhar os efeitos do crescimento do e-commerce no Brasil. Saiba mais: