BLOG SYNNEX WESTCON-COMSTOR
O blog dos negócios de TI.

Reuniões remotas: como torná-las mais produtivas

As empresas ainda têm diversos desafios para se adaptarem ao novo modelo de trabalho remoto ou híbrido e um deles é otimizar a qualidade das reuniões remotas.Já aconteceu isto com você: participar de reuniões remotas para resolver pendências e sair sem nada resolvido? E pior: marcar uma segunda reunião para tratar o mesmo tema?

Isso pode acontecer mais do que você imagina e alguns dos motivos são: falta de planejamento da call, interrupções excessivas durante a call, dificuldade dos participantes manterem o foco, entre outros.

Mas, então, melhor partir para reunião presencial? Também não é a solução. O trabalho remoto ou híbrido (que intercala dias em casa e no escritório) se mostrou um modelo mais confortável e produtivo para os colaboradores.

Segundo pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral em parceria com a Grant Thornton e a Em Lyon Business School, 58% dos profissionais afirmaram ser mais produtivos em home office.

Outro estudo, realizado pelo Google Cloud encomendado à Consultoria IDC, mostrou que 59% dos colaboradores brasileiros que atuam em grandes preferem o regime híbrido (que intercala o trabalho em casa com o presencial no escritório).

Mas, é claro, as empresas ainda têm diversos desafios para se adaptarem a esse novo modelo de trabalho e um deles é otimizar a qualidade das reuniões remotas. Continue lendo este artigo e confira nossas dicas!

 

5 dicas para reuniões remotas mais produtivas

1 - Planeje com antecedência suas reuniões remotas

Antes da call começar, é importante estar preparado: verifique se sua conexão está funcionando, se o link está correto e se sua câmera e microfone estão funcionando devidamente.

Também é muito importante certificar-se de que a reunião acontecerá da maneira que deve, isto é, que os participantes da videoconferência sejam apenas as pessoas que realmente precisam estar presentes e que a reunião seja realmente necessária: segundo pesquisa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 54,8% dos psiquiatras entrevistados perceberam um aumento nas queixas dos pacientes sobre o excesso de videoconferências no último semestre de 2020. 

Além disso, nada de incluir pessoas para atender outros assuntos. Nesses casos, faça o uso do tradicional e-mail. Uma vez que o tema esteja definido, mantenha em mente o resultado que você espera do encontro online.

 

2 – Escolha a melhor plataforma para suas reuniões remotas

Para que você tenha a melhor experiência possível nas suas reuniões remotas, é necessário escolher a melhor plataforma de colaboração. Isso é essencial para garantir que suas reuniões remotas sejam otimizadas e produtivas.

Na hora de escolher o melhor software, considere um solução segura e que minimize problemas durante uma call, como redução de ruídos externos, transcrições em tempo real e outros.

 

3 - Apresente materiais alinhados e certifique que seus dados estão seguros

Se suas reuniões remotas discutem dados, planos, projetos e outras questões que tornam o uso de materiais uma necessidade, é essencial que todos os participantes do call tenham acesso antecipado aos documentos.

Para o caso de compartilhar apresentações e documentos durante a reunião, é imperativo fazer uso de soluções de videoconferência que tenham criptografia de ponto, para realizar o compartilhamento seguro de informações.

 

4 - Faça uso de um espaço adequado

Sempre que possível realize suas reuniões remotas em um espaço adequado, que seja bem iluminado, livre de distrações e que permita que você participe de maneira  - confortável dos calls.

Porém, imprevistos acontecem e são muitos os casos de pessoas que precisam dividir o espaço de trabalho com outras membros da família que podem também estar em reuniões, em aula ou apenas aproveitando o tempo livre. Isso sem falar dos barulhos de obras e outras interrupções que são alheias ao nosso controle.

Para lidar com isso, como falamos acima, existem ferramentas de remoção de ruído de fundo presentes em fones de ouvido e serviços de videoconferência.

WEBEX - A plataforma de colaboração perfeita para o trabalho híbrido ou remoto

5 - Tenha objetivos bem definidos

Reuniões remotas precisam ser sem barreiras e feitas para aproximar pessoas, mas para isso acontecer, elas precisam ser objetivas e diretas. Nada de ficar jogando conversa fora ou discutindo temas que nada tem a ver com o assunto pelo qual a reunião foi criada.

Se preferir, você também pode definir o tempo de duração do encontro para que o call não atrapalhe a agenda de ninguém e, com a duração definida, todos podem se concentrar no tema principal. Com disciplina e foco, é certo que a reunião seja bastante produtiva.

Agora você entendeu como realizar reuniões remotas não é nenhum bicho de sete cabeças e que é possível ter essa modalidade de trabalho como um ponto muito rico de colaboração e aprendizado.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.
Saiba mais

Escreva seu comentário

Posts relacionados

TI flexível e eficiente: como gerenciar demandas e desafios da TI híbrida?

Entenda quais são os principais desafios da TI híbrida e como solucioná-los para estabelecer uma TI mais flexível e eficiente para os negócios! 

Observabilidade: o que é e como pode ajudar a reduzir a complexidade da infraestrutura de TI?

A observabilidade é uma metodologia que está ganhando cada vez mais espaço no âmbito corporativo. Descubra do que se trata e como ela pode auxiliar os negócios.  

Como impulsionar as vendas de TI para empresas SMB

As soluções de TI para empresas SMB (small and medium business, que são as de pequeno e médio porte) se popularizaram durante a pandemia.