BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Seus clientes precisam de dispositivos de Infraestrutura convergente ou hiperconvergente?

Para encontrar a opção que o seu cliente precisa, é necessário analisar os seus custos e a sua eficiência.

 

Seus clientes precisam de dispositivos de Infraestrutura convergente ou hiperconvergente?

 

 

Por algum tempo, a maioria das empresas utilizavam uma infraestrutura de TI com modelos mais tradicionais. E este tipo de infraestrutura focava em adquirir os componentes das melhores marcas em uma arquitetura de TI bastante heterogênea.

Porém, com o tempo, o volume de dados armazenados, o tráfego e processamento desses dados aumentaram significativamente, o que criou uma necessidade permanente de investimentos em TI. E após estes investimentos surgiram novos conceitos de infraestrutura como soluções viáveis.


Conceitos como a infraestrutura convergente e a hiperconvergente, que muitas vezes ainda geram dúvidas com relação ao procedimento.


Infraestrutura convergente

A infraestrutura convergente tem como objetivo tirar o risco de implantar uma plataforma de visualização fazendo com que o fornecedor proteja e ofereça suporte à mesma plataforma para vários clientes.


Um dispositivo de infraestrutura convergente é pré-configurado para poder executar um determinado número de VMs e também está pronto para ser conectado a uma rede Data Center existente e à fonte de alimentação já a partir do momento em que é construído.

 

Normalmente, a implantação envolve serviços profissionais do fornecedor e cada atualização requer mais serviços profissionais.


Os componentes são criados pelos fornecedores, que incluem um storage array, alguns servidores, switches de rede e todos os cabos e conectores necessários.


Os componentes são montados e testados antes de serem entregues aos clientes, que controlam todos os aspectos da compilação, até os níveis de firmware e driver certificados para cada peça.


As organizações precisam comprar outros dispositivos de infraestrutura convergentes completos, para se obter mais capacidade, pois geralmente não são projetados para escalar no lugar.

 

 


Infraestrutura hiperconvergente

Os dispositivos de infraestrutura hiperconvergente são criados em torno de um único servidor x86, e um grupo de appliances é configurado em conjunto com um cluster que as organizações podem expandir e diminuir, adicionando ou removendo appliances.


A infraestrutura hiperconvergente enfatiza o gerenciamento simplificado de VMs. E geralmente também inclui algum tipo de recurso de backup, e uma função de recuperação de desastre (Disaster Recovery).


Muitos produtos hiper convergentes integram-se à nuvem pública para backup e DR. Um outro ponto positivo dos dispositivos de infraestrutura hiperconvergente é que os profissionais de TI internos, ao invés da equipe de profissionais dos fornecedores, podem incluir a maioria das funções, desde a implantação inicial até a inclusão de todo o processo de atualização.


Infraestrutura Convergente vs Infraestrutura Hiperconvergente
A maneira mais fácil de distinguir a infraestrutura convergente da infraestrutura hiperconvergente é que a primeira tem uma abordagem de bloco de construção focada em hardware, enquanto o segundo tem uma abordagem definida por software.


A infraestrutura convergente consiste em blocos de construção, cada um dos componentes em um desses blocos de construção é discreto e pode ser usado sozinho para o propósito pretendido. Ou seja, o servidor pode ser separado e usado estritamente como um servidor.
Já a infraestrutura hiperconvergente é definida por software, toda a tecnologia é completamente integrada, o que significa que não pode ser dividida em componentes separados.


Infraestrutura convergente ou hiperconvergente?

Como podemos observar durante a leitura deste artigo, hoje existem diversas opções de dispositivos, e para encontrar a opção que o seu cliente precisa, é necessário analisar os seus custos e a sua eficiência.

 

Os custos associados ao IC variam dependendo de vários fatores, sempre variando de acordo com os objetivos da empresa.


Muitas empresas obtêm economias significativas ao adotar a infraestrutura de hiperconvergência, pois o controlador de armazenamento é o serviço de software, o que elimina a necessidade de hardware NAS e SAN.


Portanto, para decidir qual solução usar, a empresa deve determinar quais são seus objetivos gerais e também se a redução de custos será algo importante. E além disso, esse tipo de tecnologia continua evoluindo e melhorando, então, sem dúvida, haverá ainda outras gerações de infraestruturas disponíveis em um futuro não muito distante.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Gestão de risco de data center: 4 passos para ser bem-sucedido

Acompanhe o passo a passo para promover uma gestão de risco de data center bem-sucedida nas empresas:  

Data Center do futuro: conheça 6 tendências

Para manter as infraestruturas corporativas funcionando com alto desempenho é necessário acompanhar todas as novidades que surgem no mercado.

5 dicas para fazer uma boa gestão do Data Center de seus clientes

Saiba quais medidas são importantes para aprimorar o monitoramento dessa infraestrutura e obter maiores resultados nos negócios.