BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Sistema de telefonia local vs hospedado na nuvem: qual o melhor para as empresas?

Descubra qual é a melhor opção para atender às necessidades de seus clientes: investir no sistema de telefonia local ou optar pelo sistema de telefonia hospedado na Nuvem! 

A telefonia ainda se faz bastante necessária entre os meios corporativos, tudo porque tende a ser uma operação bastante prática e fácil de ser realizada. Por meio de um sistema telefônico, os usuários podem estabelecer uma comunicação efetiva com as empresas, sem contar que também é importante para os processos internos, permitindo que os colaboradores conversem entre si pelos ramais.  

Em vista dessa praticidade proporcionada pelo telefone, surge um importante questionamento: qual é o melhor sistema de telefonia para suprir as necessidades dos seus clientes?

Agora, com métodos cada vez mais aprimorados e vantajosos, as corporações podem optar por investir no sistema de telefonia hospedado na Nuvem, em que as ligações são feitas usando uma rede de internet, ou investir no sistema de telefonia local, aderindo aos telefones fixos. 

De qualquer forma, ambos os sistemas tendem a ser completos e cheios de benefícios especiais. Para te ajudar nessa jornada, separamos algumas informações valiosas que podem auxiliar no processo da escolha telefônica. Continue lendo o conteúdo a seguir:  

Sistema de telefonia local 

Quando falamos em sistema de telefonia local, estamos nos referindo aos processos convencionais. Ou seja, aqueles em que a empresa contrata os serviços prestados por uma companhia telefônica, que envia técnicos especializados para efetuar a instalação dos aparelhos e dos fios nos escritórios, conectando o Data Center aos telefones dos funcionários. 

Ainda bastante adotado pelas corporações, o sistema de telefonia local também pode proporcionar o sistema PBX, criado especialmente para atender à demanda das empresas e estabelecer uma comunicação mais concreta entre os colaboradores. 

Apesar de prático e eficiente, as empresas que trabalham com esse sistema devem se preocupar com a manutenção dos equipamentos, com configurações, entre outros fatores para garantir o funcionamento das linhas.

Em caso de quaisquer problemas, por exemplo, é preciso que a equipe de TI ou os funcionários da própria companhia telefônica sejam chamados para repará-los.  

Outra característica predominante do sistema de telefonia local é a falta de flexibilidade que ele proporciona. O que isso quer dizer? Para usufruir dos recursos, os colaboradores precisam estar presencialmente nos escritórios. Isso significa que caso o funcionário esteja trabalhando remotamente, não poderá efetuar e receber chamadas.  

 

Sistema telefônico hospedado em Nuvem  

Diferentemente do telefone fixo, o sistema hospedado em Nuvem, também conhecido como solução VoIP (Voice over Internet Protocol) e central telefonia Cloud, é aquele em que as ligações são realizadas usando uma conexão de internet. Dessa maneira, não há a necessidade de instalar fios, equipamentos e muito mais. A empresa ou colaborador, caso trabalhe no modo remoto ou híbrido, só precisarão de uma rede de internet rápida. 

As corporações que adotam essa esquematização obtêm maior flexibilidade e liberdade, quando comparada à telefonia antiga. Além disso, a telefonia em Nuvem visa ser mais acessível e mais fácil de utilizar.  

O ponto positivo de optar pela telefonia VoIP é a disponibilidade das equipes remotas utilizarem os ramais, independentemente de onde estejam. Em meio ao cenário de pandemia do coronavírus, em que muitas corporações precisaram adotar o método de trabalho remoto para manter a segurança de seus colaboradores, a telefonia em Nuvem se sobressaiu como uma solução bastante eficiente e viável, sem prejudicar os processos corporativos e o atendimento ao cliente. 

Há também uma característica bastante vantajosa nesse sistema: para ter um funcionamento adequado, basta instalar um software VoIP em equipamentos do cotidiano, tais como nos computadores, celulares e demais dispositivos que sejam interessantes para tal ação, descartando a necessidade de usar telefones fixos e abrangendo a possibilidade de usar fones de ouvido e muito mais. 

Sistema de telefonia local vs hospedado na Nuvem 

Após conhecer as principais características desses dois sistemas telefônicos, a melhor opção é considerar todas as necessidades da empresa, consultar a capacidade de investimento, condições de trabalho e muito mais. Para se familiarizar melhor com os recursos oferecidos pelo sistema de telefonia local e o sistema de telefonia hospedado na Nuvem, veja algumas diferenças entre eles: 

Flexibilidade e liberdade para atender clientes de qualquer lugar 

Se o negócio do seu cliente visa aderir a flexibilidade para equipes remotas, a melhor solução é investir na telefonia hospedada em Nuvem, pois é um sistema que permite receber e realizar ligações quando o funcionário estiver trabalhando em casa, quando estiver em uma viagem de negócios e em qualquer outro cenário. É uma oportunidade que não pode ser aproveitada caso a empresa opte por implementar o sistema de telefonia fixa, que exige a presença do funcionário no local. 

Investimento, avaliação de custos e manutenções  

É fundamental estabelecer uma meta de investimento telefônico nas companhias. Dessa forma, fica mais fácil definir qual é o melhor sistema para adquirir e suprir as necessidades empresariais.

A telefonia fixa costuma possuir custos mais elevados, desde o processo de contratação até as manutenções, configurações e resoluções de problemas. Já o sistema de telefonia VoIP, por sua vez, tende a ser mais econômico e acessível, reduzindo os custos.   

Quantidade ilimitada de recursos 

Caso o objetivo do seu cliente seja adquirir um sistema de telefonia repleto de recursos especiais e variados, a telefonia hospedada em Nuvem é uma opção bastante agradável, disponibilizando ferramentas práticas e eficientes, como correio de voz e muito mais. É válido lembrar que essas soluções são adquiridas de acordo com cada contratação.  

No entanto, se usufruir desses meios não for algo interessante para agregar ao negócio do seu cliente, talvez a melhor solução seja manter ou adquirir o sistema de telefonia local, garantindo com que as ligações sejam realizadas sem quaisquer problemas.  

Afinal, qual o melhor sistema de telefonia para as empresas: fixo ou online? 

Ao oferecer essas soluções telefônicas aos seus clientes, leve também alguns questionamentos em consideração que podem ser efetivos para definir a melhor opção baseada nas necessidades deles:

• Qual a taxa de investimento disponível para telefonia?

É importante informar aos seus clientes de que qualquer sistema telefônico acompanha um custo considerável e uma taxa de serviço mensalmente. Entretanto, avaliar as opções que melhor se encaixam no planejamento empresarial é uma boa opção para definir a telefonia adequada. A solução VoIP, por exemplo, pode ser uma alternativa mais barata, quando comparada a fixa.

• Já existem equipes trabalhando remotamente ou existe a possibilidade de implementar esse modo de trabalho futuramente?

Estabelecer a atuação no método híbrido (em que os colaboradores podem trabalhar presencialmente e remotamente, quando houver necessidade) e no remoto faz toda a diferença!

Se o negócio do seu cliente estiver caminhando para implementação desses modelos trabalhistas, a telefonia fixa deixa de ser uma opção viável. Mas, se não há nenhuma possibilidade de adotar cenários como esse, aí sim, a telefonia fixa pode atender a demanda de operações.

• Busca expandir a equipe e, consequentemente, manter mais pessoas conectadas aos sistemas de telefonia?

A expansão das empresas torna o sistema de telefonia VoIP, hospedado em Nuvem, uma excelente opção para as equipes que estão em constante crescimento, pois garante que a gestão de chamadas seja mais fácil com um provedor online.  

Após verificar todas essas informações que listamos para você, se achar pertinente, considere outros questionamentos que possam ser importantes para os seus clientes. Designar a solução mais indicada aos negócios faz toda a diferença nos processos e pode ser uma opção bastante favorável para assessorar o sucesso corporativo. Não deixe de avaliar todos os aspectos e se aperfeiçoe cada vez mais no assunto! 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Personalização de software: o que é e quais os benefícios?

A personalização de software pode ser a alternativa ideal para otimizar processos e solucionar problemas corporativos, visando promover experiências aprimoradas! Entenda: 

TI flexível e eficiente: como gerenciar demandas e desafios da TI híbrida?

Entenda quais são os principais desafios da TI híbrida e como solucioná-los para estabelecer uma TI mais flexível e eficiente para os negócios! 

Nossas guerreiras balzaquianas

Consideramos como o nascimento dos canais de TI no Brasil o mês de outubro de 1991, quando foi promulgada uma lei federal que terminava com a reserva de mercado da tecnologia da informação no Brasil.