BLOG SYNNEX WESTCON-COMSTOR
O blog dos negócios de TI.

Soluções ágeis para o trabalho híbrido: quais as empresas devem adotar?

O método híbrido é uma tendência que chegou para ficar, mas que precisa de soluções ágeis para ter um funcionamento efetivo dentro das empresas! 

Que a pandemia do coronavírus mudou completamente o cenário das corporações brasileiras e mundiais, não há dúvidas. O que acontece é que, mesmo diante de tantos planejamentos e reajustes, parece que algumas tendências chegaram para ficar, como, por exemplo, o trabalho híbrido, modelo que permite a união entre o trabalho presencial e remoto. 

Muitas empresas brasileiras precisaram se adaptar a essa nova realidade, sem qualquer tipo de preparação e estrutura. O trabalho híbrido se tornou a prática mais viável após a flexibilização das restrições impostas pela covid-19 e o retorno de muitos colaboradores ao escritório. Devido a isso, houve a escassez por soluções ágeis para o trabalho híbrido. 

O trabalho híbrido vem crescendo dia após dia  

No Brasil, o trabalho híbrido já era uma realidade para muitos cidadãos! É o que mostra os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).o. Estatística da qual representa 5,2% do total de trabalhadores no restante do país. 

Desde então, com a pandemia, esse ofício precisou crescer cada vez mais. Em 2020, por exemplo, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou que o trabalho híbrido atingiu a marca de 7,3 milhões de trabalhadores, chegando a 9,1% dos 80,2 milhões de profissionais ocupados e não afastados. 

Acesse e saiba mais

Quais são as vantagens de implementar o trabalho híbrido nas empresas? 

Além do trabalho híbrido ser uma boa estratégia para lidar com os desafios da Covid-19, que impõe a necessidade de evitar aglomerações no ambiente profissional, num cenário pós-pandemia, adotar essa modalidade de modo definitivo também pode trazer outras vantagens significativas às empresas, tais como: 

  • Redução de gastos corporativos, uma vez que há menos funcionários nos escritórios;
  • Maior flexibilização no trabalho;
  • Aumento de produtividade;
  • Melhora na qualidade de vida dos colaboradores;
  • Melhor gestão e otimização do tempo;
  • Contratação de profissionais de qualquer parte do Brasil.

Entendendo as possibilidades, vantagens e benefícios, nasce também a necessidade de trabalhar com métodos ágeis para implantar o método híbrido nas corporações. Entenda mais sobre isso: 

A necessidade de buscar soluções ágeis 

No Brasil, a implementação desse método de trabalho trouxe diversas preocupações para os negócios, mesmo mostrando eficácia em muitos setores e empresas. Sem sombra de dúvidas, é uma estratégia trabalhista que foi e ainda é um grande desafio para os negócios. 

A Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19, criada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), concluiu que mais de 46% das empresas implantaram o trabalho híbrido durante a pandemia, sendo que 67% alegaram dificuldades neste processo de inserção e adaptação. 

Consequentemente, diante do “novo normal”, surgiu a urgência de adquirir métodos ágeis, adequados e seguros para implementar o trabalho híbrido.  

Para auxiliar o seu cliente em relação a este método, existem algumas vertentes que devem ser aplicadas para garantir o sucesso do negócio. Descubra quais são elas e veja como organizar o fluxo de trabalho da melhor forma possível: 

Tipos de metodologias ágeis para inserir o trabalho híbrido nas empresas 

Armazenamento em Nuvem   

O primeiro passo para adotar o trabalho híbrido nas empresas é investir em sistemas de armazenamento em Nuvem, uma vez que esse método adota o presencial e o remoto, exigindo que os colaboradores da empresa tenham total acesso as suas informações, jornadas e projetos, independentemente de onde estejam.  

Além da necessidade de acessar informações e dados corporativos, o armazenamento em Nuvem também permite que a empresa faça a gestão de identidade. Isso é importante para assegurar que os funcionários compartilhem e armazenem todo o seu trabalho no software desejado, quando estiverem no escritório ou em casa, trabalhando remotamente.  

Investimento em cibersegurança 

Embora o armazenamento em Nuvem seja uma tática bastante segura, é fundamental investir em soluções focadas em segurança de dados. Estabelecer políticas de proteção também faz toda a diferença! Por meio do investimento em cibersegurança, as empresas evitam qualquer tipo de vazamento de dados confidenciais que possa comprometer os negócios de alguma maneira.  

A cibersegurança também é uma excelente aliada contra ataques cibernéticos. Desde o início de 2021, com o aumento do trabalho remoto, houve também um aumento no volume de tentativas de ataques contra as corporações. Logo, as empresas que não investirem em cibersegurança, poderão ter os seus dados corporativos comprometidos, principalmente quando os funcionários estiverem em casa, acessando uma rede Wi-Fi doméstica. 

Ferramentas de comunicação 

É imprescindível que um negócio possua softwares e plataformas de comunicação, a fim de manter a equipe de colaboradores sempre alinhada, atualizada e em constante colaboração. Usar soluções de comunicação efetivas são meios práticos e dinâmicos, promovendo máxima agilidade entre os funcionários.  

O ideal é estabelecer uma comunicação unificada, implementando opções que melhor adequam-se às necessidades dos colaboradores. No trabalho híbrido, as soluções de videoconferência, por exemplo, também são cruciais para facilitar a comunicação e manter a integração entre as equipes, permitindo que os colaboradores participem de reuniões, compartilhem projetos, assistam a palestras, desenvolvam táticas e muito mais. 

Portanto, entendendo os benefícios e modos de implementar o modelo híbrido nas empresas, concluímos que essa tendência pode ser ótima, quando concretizada a partir de soluções ágeis, responsáveis e seguras.  Oriente os seus clientes para que o trabalho híbrido possa trazer ainda mais sucesso para os negócios! 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.
Saiba mais

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é VoIP QoS e como pode melhorar a qualidade das chamadas corporativas?

Há sempre a possibilidade de melhorar as chamadas corporativas e proporcionar experiências mais agradáveis aos seus clientes. Conheça VoIP QoS e descubra como o método pode ajudar nisso! 

O que é metaverso e como este conceito pode revolucionar os negócios na internet?

O propósito do metaverso é transformar o que era ficção científica em realidade, promovendo ambientes virtuais que podem ser acessados por meio de dispositivos de realidade virtual.  

VoIP vs. telefones fixos: qual sistema de telefonia é ideal para seus clientes?

Entenda as principais diferenças entre a telefonia VoIP e o sistema de telefonia convencional para designar qual é a melhor solução para o negócio do seu cliente!