BLOG SYNNEX WESTCON-COMSTOR
O blog dos negócios de TI.

Tecnologia 5G: qual o impacto para as empresas?

A quinta geração de rede promete revolucionar o conceito de conexão existente atualmente e suas características podem contribuir diretamente para o sucesso dos negócios.

 

A tecnologia tem evoluído rapidamente nos últimos anos. Coisas que antes acreditávamos fazer parte de filmes de ficção científica, como o uso da Inteligência Artificial, hoje fazem parte da realidade das empresas.

Graças à essa evolução, até mesmo organizações menores conseguem se manter competitivas no mercado junto a grandes corporações. Isso irá depender da forma que elas utilizam as novas tecnologias à seu favor.

Uma dessas inovações que promete revolucionar a forma como as empresas trabalham é a tecnologia 5G. A quinta geração de internet móvel deve permitir que praticamente qualquer objeto se conecte por meio da rede celular.

Prevista para ser lançada comercialmente em 2020, a rede 5G pretende, não apenas fornecer um aumento de velocidade em relação ao 4G, mas diversos outros benefícios aos usuários. Focada na Internet das Coisas, ela será uma quebra de paradigma, sendo capaz de criar um ecossistema de pessoas, aplicações e equipamentos conectados.

Devido a suas potencialidades, o 5G irá impactar diretamente as empresas, oferecendo uma redução de custos, aumento da produtividade e, em especial, acelerando a migração para a Nuvem.

Seus clientes já ouviram falar dos benefícios dessa tecnologia para os negócios? Confira a seguir como a rede 5G poderá impactar positivamente o mundo corporativo. Boa leitura!

Quais são os benefícios do 5G?

Diferentemente do 4G, que oferece velocidade e qualidade adequadas de internet para as aplicações utilizadas no dia a dia da sociedade, a quinta geração de rede pretende disponibilizar um novo universo de possibilidade para os usuários.

Essa tecnologia trará uma internet até vinte vezes mais rápida do que sua antecessora, sendo capaz de competir até mesmo com serviços de banda larga fixa.

No entanto, seu grande diferencial está na estabilidade fornecida com uma conexão mais confiável e fluida.

As principais características dessa tecnologia que vão proporcionar vantagens para as empresas são:

  • Velocidade: será acima de 1 Gbps;
  • Latência: o tempo de resposta para menos de 1 ms;
  • Maior capacidade: suportará várias pessoas, aplicações e dispositivos conectados simultaneamente;
  • Confiabilidade: pode reduzir ou quase eliminar quedas de sinal ou conectividade;
  • Flexibilidade: irá permitir vários tipos e combinações de infraestrutura de transmissão de dados.

Conheça o K•NOW!

Qual o impacto para as empresas?

Um dos principais impactos dessa tecnologia nas empresas será o impulsionamento do uso da Internet das Coisas. A conexão veloz oferecida, permitirá que os dispositivos utilizados no ambiente de trabalho se conectem entre si sem nenhum gargalo.

Além de permitir que as empresas controlem todas as suas ferramentas e dispositivos de forma prática, remota e inteligente, o 5G, atrelado à IoT, será capaz de informar sobre gargalos e falhas nos sistemas. Assim, a equipe de TI pode agir com antecedência, reparando o problema sem prejuízos.

Outros benefícios para o mundo dos negócios são:

Velocidade e estabilidade da conexão

Como listamos acima, a expectativa é que a internet 5G chegue a 1Gbps. Isso representa um enorme salto para as empresas, que poderão realizar seus trabalhos com maior agilidade.

Isso irá beneficiar a tendência de BYOD (Bring Your Own Device) praticada por muitos funcionários. Além disso, facilitará o acesso aos serviços na Nuvem da empresa por meio de qualquer dispositivo.


Utilização da Inteligência Artificial

Assim como facilita a adoção da IoT pelas empresas, o 5G, combinado a Cloud Computing, impulsiona o uso da AI dentro das empresas. As análises de enormes quantidade de dados se tornam mais rápidas e práticas, facilitando o aprendizado de máquina.

Desse modo, é possível descobrir padrões, que identificam problemas relacionados a trafego, funcionamento de equipamentos, disponibilidade de redes, entre outros.


Particionamento de rede

Esse conceito consiste em reservar parte da banda larga disponível para atender a necessidades mais específicas de um dispositivo ou serviço.

Com o 5G, o particionamento se torna mais eficiente e estável. Assim, a empresa conseguirá proporcionar maior estabilidade para trabalhos que merecem mais atenção.

Otimização da experiência dos clientes

Essa tecnologia ainda pode impactar positivamente a experiência dos clientes da empresa. Por meio dela, é possível melhorar os canais de comunicação utilizados, oferecendo um melhor e mais rápido atendimento.

Além disso, a organização pode contar com análises de dados mais ágeis e inteligentes que poderão fornecer insight poderosos sobre as necessidades e desejo dos clientes, permitindo que as estratégias de vendas sejam personalizadas.

O 5G é uma tecnologia que está cada dia mais próxima da realidade das empresas. A quinta geração de rede promete facilitar as conexões e contribuir ativamente para o aumento da performance das empresas. Portanto, é crucial se adiantar para estar preparada para ela.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.
Saiba mais

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que vem depois da migração para Nuvem?

Migrar os seus negócios tende a ser uma estratégia inteligente e benéfica, no entanto, o que vem depois da migração para nuvem é o que dita o sucesso dos negócios. 

Arquitetura SD WAN: por que adotar?

Você já sabe que as empresas têm investido alto na transformação digital. Mas conseguiria dizer por que a arquitetura SD WAN é tão importante para a jornada digital?

Infraestrutura moderna de TI: o que é e quais são suas vantagens

Desenvolver uma infraestrutura moderna de TI é uma das ações imperativas no atual cenário que vivemos, pois ela é a base para a transformação digital de empresas que desejam obter maior agilidade e eficiência nos negócios.