BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Três prioridades para os CIOs em 2022

Mudanças significativas estão acontecendo no âmbito profissional e é preciso prestar mais atenção em alguns fatores. Por isso, listamos as prioridades para CIOs em 2022. Saiba mais: 

A pandemia do Coronavírus impactou na modernização de muitos processos corporativos. Em vista disso, os CIOs (Chief Information Officer) ou Diretores de Informações, em português, precisam ficar atentos às constantes mudanças e preocupações que surgem em meio a esse cenário. 

Os CIOs estão em uma ótima posição para liderar, otimizar e avançar no pensamento combinável, na arquitetura de negócios e na tecnologia como suporte para os processos.  

Leia mais sobre o assunto! 

Para ajudar os profissionais nessa missão por adequação, o Gartner liberou uma pesquisa repleta de informações que apontam quais são as prioridades para os CIOS em 2022.  

O intuito é colaborar para a criação de um plano de ação para dominar a composição dos negócios e auxiliar em diferentes vertentes.  

No artigo de hoje, você acompanhará os seguintes tópicos relacionados ao assunto “Quais são as prioridades dos CIOS em 2022”: 

  1. Remover barreiras por meio do pensamento combinável;  
  2. Estabelecer equipes multidisciplinares; 
  3. Usar a tecnologia como suporte. 

Continue a leitura abaixo. 

Acelere a modernização da sua empresa!

A pesquisa Gartner CIO, que contou com a colaboração de mais de 2.000 executivos de TI, aponta que a composição de negócios é um conceito crucial para impulsionar o desempenho das corporações. 

Coletando diversos dados, a pesquisa também descobriu que as organizações altamente combináveis, conseguiram se “desvincular” da pandemia em termos de performance geral de negócios, redução de riscos e custos operacionais, aumentando a receita e saindo na frente das empresas que não contam com essa metodologia.  

O conceito de composição de negócios não é novo, na verdade, a maioria das empresas já seguem alguns de seus princípios de alguma forma.  

Acredita-se que as organizações que se apoiarem nessa realidade e alavancarem sua capacidade de inovação e tecnologia, não apenas sobreviverão as dificuldades da pandemia, como também progredirão. 

No entanto, não basta somente adicionar novas tecnologias na tentativa de criar peças de negócios! 

Existe também a necessidade de instituir estratégias inteligentes e consistente, que deverão ser dimensionadas em toda a organização. 

Quais são as prioridades dos CIOs em 2022? 

A Agenda de CIOs de 2022 do Gartner acredita que CIOs e executivos de tecnologia devem se preparar para operar em um ambiente de negócios mais disruptivo, tornando as empresas mais compostas e usando as metodologias adequadas para mover os negócios. 

Veja quais são as principais prioridades dos CIOs neste ano:

1. Remover barreiras por meio do pensamento combinável

Composable thinking ou pensamento combinável é a mentalidade corporativa para guiar os negócios por meio da incerteza e da oportunidade.  

Em outras palavras, visa remover barreiras e transformar a ambiguidade em oportunidades de negócios.  

No entanto, esse conceito só pode prosperar em um ambiente com uma cultura de alta confiança, contando com equipes capacitadas para identificar sinais que indiquem mudanças no mercado, nos processos e em outras finalidades. 

Esse tipo de pensamento exige que as organizações estejam em constante aprendizado, procurando por oportunidades e observando as áreas de fraqueza existentes. 

O propósito é se concentrar na remoção de barreiras e atritos para as equipes, garantindo estas tenham a capacidade e a confiança de colocar essa mentalidade em prática.

2. Estabelecer equipes multidisciplinares

O conceito de Composable Business Architecture ou construção de equipes multidisciplinares, também deve ficar em alta no ano de 2022. 

Trata-se de um plano organizacional que auxilia o gerenciamento do ritmo das mudanças nos negócios, pois, uma vez que a empresa não tenha uma arquitetura que facilite processos, é impossível implementar mudanças reais e concretas. 

Por isso, as organizações que puderem contar com arquitetura de negócios, poderão construir equipes multidisciplinares para alavancar um amplo conjunto de habilidades e conhecimentos, alinhados à mesma proposta de valor. 

Desse modo, empresas com alta capacidade de composição de negócios poderão distribuir a responsabilidade entre os líderes, explorando novas maneiras de atuar e projetar tecnologia em paralelo, reconhecendo que respostas rápidas a condições voláteis é fundamental.

3. Usar a tecnologia como suporte

Composable Technologies são sistemas e dados que se integram de forma rápida e fácil.  

Organizações altamente combináveis reconhecem que processos de entrega iterativos, estilos de trabalho colaborativos e sistemas integrados geram melhores resultados. 

As empresas precisarão usar a tecnologia como suporte para as peças-chave de negócios, pois a tecnologia é um catalisador para a colaboração entre equipes e para a criação de recursos de integração para dados, análises e aplicativos.  

O pensamento de negócios composto exige que os CIOS e as equipes identifiquem os momentos-chave para agir, e isso depende muito de ter os dados certos disponíveis.  

Em vista disso, cerca de 60% das organizações de alta composição já adotam esse desenvolvimento interativo como padrão para os processos. 

Conclusão: 

Como pôde notar nas informações citadas neste artigo, há algumas prioridades que os CIOs precisam prestar mais atenção em 2022, se quiserem otimizar a atuação das equipes e alavancar os negócios. 

Dando preferência a esses aspectos, as empresas podem montar planos de ação para melhorar sua pontuação de composição, classificar a organização e usufruir das vantagens que a composição de negócios proporciona para impulsionar o crescimento expressivo das corporações.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são NFTs? Entenda como funcionam os tokens não fungíveis

Saiba tudo sobre um dos assuntos que estão em alta nos últimos meses: os NFTs! 

Qual o futuro das smart cities pós-covid?

As smart cities utilizam a tecnologia ao seu favor para promover uma qualidade de vida melhor à população. Entenda qual é o futuro das cidades inteligentes pós-pandemia: 

Quais oportunidades e tendências o Blockchain pode proporcionar para as empresas?

Veja quais são as tendências de blockchain para modernizar e otimizar os negócios: