BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

VoIP vs. telefones fixos: qual sistema de telefonia é ideal para seus clientes?

Entenda as principais diferenças entre a telefonia VoIP e o sistema de telefonia convencional para designar qual é a melhor solução para o negócio do seu cliente! 

Há muitas dúvidas sobre qual sistema telefônico as empresas devem investir: no analógico, adotado por grande parte das corporações, ou no sistema VoIP, uma inovação tecnológica que elimina a necessidade de fios, instalação e outros aspectos. Este sistema inovador está conquistando cada vez mais o seu espaço entre as corporações, em virtude da versatilidade que proporciona.

A melhor maneira de identificar a opção adequada ao seu cliente é se aprofundar no assunto e oferecer auxilio na implementação. Neste artigo trouxemos todas as informações que você precisa saber a respeito dos sistemas telefônicos. Continue lendo a seguir: 

VoIP vs telefones fixos 

Apesar de vivermos em um cenário extremamente tecnológico, em que grande parte dos processos acontecem pela internet, por mensagens de texto ou voz em aplicativos de comunicação, é fato que o sistema de telefonia corporativa ainda é fundamental e indispensável, facilitando muitas situações, estabelecendo uma relação de confiança com clientes, agilizando a comunicação entre colaboradores e muito mais. 

Em vista disso, é necessário considerar todas as funcionalidades oferecidas por um sistema telefônico empresarial. 

1. Telefone Fixo (Analógico)

O sistema de telefone fixo é aquele que possui a necessidade de contratar uma companhia de telecomunicação local e passar por todo o processo de instalação de fios, aparelhos, etc.  

Para usufruir das vantagens oferecidas pela telefonia fixa, um técnico precisa instalar todo o cabeamento pelas áreas solicitadas.

Por isso, os funcionários só conseguirão utilizar a telefonia se estiverem trabalhando presencialmente no escritório, um ponto bastante negativo, principalmente para as corporações que desejam adotar o método de trabalho híbrido. 

A telefonia analógica funciona de modo convencional, transmitindo som por meio de pulsos elétricos que passam pelos fios.  

No caso das empresas, muitas adotam o método de PBX (Private Branch Exchange), estabelecendo uma rede telefônica e colocando os colaboradores em uma espécie de "sistema compartilhado", facilitando as ligações.

2. Telefonia VoIP

O VoIP (Voice Over Internet Protocol) ou sistema de telefonia virtual é um serviço telefônico que surgiu com a necessidade de otimizar as comunicações, sem exigir que os colaboradores estejam no escritório. 

Para efetuar e receber chamadas, esse serviço utiliza um único recurso: a internet. Ou seja, todo o processo acontece de modo 100% digital. A telefonia virtual converte o som em pacotes de dados, transmitindo-o para um provedor VoIP que direciona as chamadas para os colaboradores. 

Ao adotar o sistema VoIP, as corporações não precisarão utilizar nenhum hardware extra! As empresas só precisam de computadores, celulares e outros dispositivos para usar esse sistema de telefone corporativo. 

Acelere a modernização da sua empresa!

Telefone analógico e digital: diferenças 

Como explicamos no tópico anterior, há dois sistemas bem diferenciados que podem ser adotados pelas empresas dos mais diversificados segmentos do mercado. Reconhecer as qualidades, desvantagens e demais características faz toda a diferença na hora de determinar a opção mais adequada. 

Pontos positivos e negativos do telefone fixo 

A telefonia analógica está diretamente atrelada à simplicidade e tradicionalidade, pois é um serviço que funciona da mesma forma há vários anos, sem muita complexidade. Em vista disso, é uma boa alternativa para as empresas que não desejam aderir ao modelo de trabalho híbrido, mantendo todos os funcionários em um mesmo lugar.  

Apesar de ser uma alternativa bastante prática e dinâmica, há também alguns pontos negativos que precisam ser avaliados. O telefone fixo está sujeito a ser prejudicado pelo mau tempo (tempestades, ventanias, chuvas e mais), pelos custos das ligações a longa distância, além do quesito limitação de ambiente, como citamos acima.   

Pontos positivos e negativos do sistema VoIP 

Já a telefonia virtual VoIP é a opção mais adequada para as corporações que prezam por mobilidade, mantendo o colaborador conectado ao ramal da empresa, independentemente de onde ele esteja: no trabalho remoto, durante uma viagem de negócios e muito mais. Há a opção de efetuar e receber chamadas de qualquer lugar, desde que haja um dispositivo conectado à internet, sem a necessidade de possuir um hardware extra. 

Além de tudo, a VoIP tende a ser uma alternativa positiva para redução de custos de muitos produtos e serviços, ajudando as empresas a economizarem uma boa porcentagem em suas despesas de comunicação.  

Outro ponto positivo é que os sistemas de telefone em nuvem oferecem qualidade superior de som em cada ligação, além de atribuir outros recursos tecnológicos, como gravação de chamadas, correio de voz, direcionamento de atendimento e muito mais, tudo de acordo com as necessidades de cada negócio.  

Qual sistema de telefone é ideal para o meu cliente? 

Para designar qual é o sistema de telefonia ideal para os seus clientes, considere as necessidades do negócio, examine os custos do sistema comercial e mais.  

Consulte se a empresa possui uma conexão de internet de alta velocidade e se trabalha com a possibilidade de implementar o trabalho híbrido, para que os colaboradores possam trabalhar tanto presencialmente, como remotamente, de qualquer lugar. 

Se a resposta for positiva, investir em um sistema de telefone VoIP, por exemplo, é a melhor solução. Além disso, caso o cliente queira economizar, reduzir custos e se livrar de equipamentos, fios e outras limitações, também vale a pena cogitar essa opção. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são NFTs? Entenda como funcionam os tokens não fungíveis

Saiba tudo sobre um dos assuntos que estão em alta nos últimos meses: os NFTs! 

Qual o futuro das smart cities pós-covid?

As smart cities utilizam a tecnologia ao seu favor para promover uma qualidade de vida melhor à população. Entenda qual é o futuro das cidades inteligentes pós-pandemia: 

Quais oportunidades e tendências o Blockchain pode proporcionar para as empresas?

Veja quais são as tendências de blockchain para modernizar e otimizar os negócios: