BLOG SYNNEX WESTCON-COMSTOR
O blog dos negócios de TI.

XaaS e renovação: quais as melhores práticas e importância para a continuidade dos negócios?

Ao ofertar serviços sob demanda com o XaaS, é possível garantir contratos renováveis para aprimorar a receita recorrente de seu canal de TI. 

À medida que as empresas evoluem e investem em inovações tecnológicas, passam a perceber os benefícios de adquirirem serviços de TI sob demanda. Ao contar com uma internet mais veloz e estável, o “as a service” tem ganhado cada vez mais aplicabilidade nos negócios. 

Atualmente, o modelo sob demanda oferece inúmeras oportunidades para que as corporações possam utilizar diferentes aplicações e recursos sem a necessidade de manter e gerir toda uma infraestrutura física robusta internamente. Isso tem permitido que mesmo os pequenos e médios negócios alcancem as grandes corporações na modernização e digitalização de seus empreendimentos. 

Desse modo, podemos dizer que o XaaS está proporcionando uma verdadeira revolução na realidade dos negócios modernos. Ele oferece alternativas mais rápidas, econômicas e seguras para a execução de serviços nas empresas e, ao mesmo tempo, garantem uma receita recorrente mais atrativa para os canais de TI que investem nesse formato.  

Confira a seguir as melhores práticas do XaaS na empresa de seus clientes e entenda como esse serviço e a modalidade de renovações são importantes para a continuidade dos negócios de seu canal de TI: 

Quais as melhores práticas do XaaS nas empresas? 

O modelo XaaS - “Everything as a Service” ou “Tudo como Serviço” em português - refere-se a qualquer atividade que, antes precisava ser executada localmente por meio de uma infraestrutura física, e agora pode ser adquirida por meio de um serviço, acessível virtualmente. 

Desse modo, ele pode proporcionar uma variedade de benefícios para as empresas. Com uma sociedade cada vez mais hiperconectada, hoje, o que não falta são tarefas que podem ser realizadas como serviços digitais.  

Portanto, essa tendência pode promover verdadeiras transformações no modelo de negócio das organizações e também das revendas de TI que os oferecem.  

Em razão disso, separamos as melhores práticas do XaaS para as empresas que valem a pena seu canal de TI conhecer, confira: 

Otimização de processos 

Os serviços oferecidos por meio do XaaS são capazes de aprimorar os processos corporativos, pois podem fornecer opções bastante estratégicas para as empresas sem que seja necessário desembolsar altos valores de investimento inicial. 

Desse modo, a prática de XaaS permite a contratação dos serviços necessários para as demandas das organizações. Isso significa que a organização poderá contar com uma infraestrutura robusta para otimizar seus processos sem que seja preciso implementá-la internamente. Será necessário apenas pagar pelo o uso do serviço. 

Aumentar o investimento em tecnologia 

A possibilidade de contratar serviços sob demanda também permite que as organizações desenvolvam projetos de TI cada vez mais modernos e inovadores.  

É possível contar com os benefícios do XaaS para liberar recursos para inovação e proporcionar mais agilidade para investir em Transformação Digital. 

Melhorar os sistemas de vendas e marketing 

Os clientes estão exigindo das empresas atendimentos mais ágeis e personalizados. Por isso, ter à disposição desses dois setores serviços e ferramentas modernos e eficientes será fundamental para otimizar as oportunidades de negócios. 

As ferramentas de automatização, por exemplo, podem ajudar a área de marketing e vendas desde o início do processo com o rastreamento de visitantes do site até a experiência final do pós-venda. Assim, é possível gerenciar melhor cada consumidor. 

Adaptar a oferta à demanda 

Uma das práticas do XaaS que é mais atrativa para as empresas é a flexibilidade oferecida. As organizações podem contratar os serviços de acordo com as suas demandas. Assim, conseguem adaptar os seus gastos às reais necessidades do negócio.  

Qual a importância das renovações para a continuidade dos negócios de seu canal de TI? 

As opções de provedores de tecnologia no mercado são cada vez maiores para que as empresas busquem o parceiro ideal para seus negócios. Por isso, o XaaS pode ser utilizado como um verdadeiro diferencial, já que, com ele, é possível oferecer uma variedade maior de opções que se adequem a cada cliente.  

Atualmente, há diversas categorias que podem ser ofertadas por meio de serviços. As principais são: Software como serviço (SaaS), plataforma como serviço (PaaS) e infraestrutura como serviço (IaaS). No entanto, há muitas outras que podem ser adquiridas por seus clientes, como: 

  • Recuperação de desastres como serviço (DRaaS); 
  • Comunicações como serviço (CaaS); 
  • Rede como serviço (NaaS); 
  • Banco de dados como serviço (DBaaS);  
  • Armazenamento como serviço (StaaS); 
  • Desktop como serviço (DaaS); 
  • Monitoramento como serviço (MaaS), etc. 

Essa realidade abre uma gama muito maior de possibilidades para que seu canal inclua em seu portfólio de TI. 

Desse modo, ao dispor de diferentes soluções sob demanda para oferecer, sua revenda é capaz de dar o apoio que o cliente precisa em diferentes situações. Logo, pode garantir contratos renováveis, já que essa modalidade é cobrada por meio de assinaturas mensais, semestrais ou anuais, que irão variar de acordo com o contrato.  

É nesse momento que o XaaS se torna essencial para a continuidade dos negócios. Ao investir nessa modalidade, é possível manter um relacionamento contínuo com o cliente por meio da prestação de mais de um serviço.  

Por meio das renovações, seu canal de TI pode manter um fluxo de caixa mais previsível e conquistar um melhor planejamento financeiro já que os pagamentos são regulares. 

Percebeu como a oferta de XaaS pode trazer muitas vantagens competitivas para seu canal de TI e para seus clientes? Invista agora mesmo nesse modelo de negócios mais rentáveis.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.
Saiba mais

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Comunicações Unificadas como Serviço (UCaaS) e quais os benefícios para as empresas?

Estimativas apontam que o mercado de comunicações unificadas como serviço (UCaaS) deve ultrapassar US$ 100 bilhões até 2024! Saiba mais sobre esta estratégia:  

IoT e dados de fabricação: melhores práticas para utilizá-los adequadamente!

A IoT se tornou uma das tecnologias mais importantes da atualidade. No entanto, ainda há desafios a serem enfrentados.

Hiperconvergência e as três camadas da virtualização

Três guerreiros contra um dragão!