BLOG SYNNEX WESTCON-COMSTOR
O blog dos negócios de TI.

Wi-Fi 6 e SD-WAN: qual a relação e por que são vitais para a Transformação Digital?

Descubra de que maneira o Wi-Fi 6 e SD-WAN se relacionam e podem ser cruciais para auxiliar as empresas rumo à Transformação Digital. 

A Transformação Digital tem desencadeado uma série de mudanças para otimizar os negócios. No entanto, embora sejam muitas as vantagens oferecidas, torna-se fundamental modificar as infraestruturas corporativas e estabelecer camadas de segurança reforçadas para manter os dados, processos e ferramentas protegidos durante a navegação na internet. 

Há duas tendências que estão se destacando em meio à virtualização: o Wi-Fi 6 e a SD-WAN. São abordagens práticas, dinâmicas e que se mostram cada vez mais influentes nas jornadas de trabalho futuras. 

Neste artigo, você acompanhará os seguintes tópicos:  

  • O que é Wi-Fi 6? 
  • O que é SD-WAN? 
  • Como o Wi-Fi 6 e a SD-WAN se relacionam? Por que são vitais para a Transformação Digital? 

Em relação ao Wi-Fi 6, até 2023, cerca de 65% das corporações acreditam que o conceito seja uma das três tecnologias sem fio críticas para seus negócios. 

Enquanto isso, dados baseados no relatório "2021 SD-WAN Managed Services Survey" da Futuriom indicam que tanto as empresas quanto os usuários finais veem benefícios econômicos e técnicos nas implantações da SD-WAN 

Ao menos 90,8% das empresas acreditam que a tecnologia crescerá continuamente e se destacará como uma alternativa viável para substituir outras soluções. 

Acompanhe outros conteúdos relacionados ao tema: 

Abaixo, leia mais detalhes sobre essas tecnologias, entenda qual é a relação entre ambas e descubra por que são vitais para a Transformação Digital. 

O que é Wi-Fi 6? 

O Wi-Fi 6 pode ser definido como uma tecnologia aprimorada, capaz de otimizar a qualidade da rede corporativa.  

Desenvolvida em 2019, a sexta geração da rede sem fio, também conhecida pela nomenclatura 802.11ax, está ganhando cada vez mais popularidade entre as corporações.   

Seu principal intuito é reduzir o índice de complexidade das redes, unindo liberdade e alta velocidade para otimizar os projetos.  

Além disso, minimiza quaisquer interferências e baseia-se na ideia de promover eficácia e melhor escalabilidade nos acessos. 

Oferece uma série de aprimoramentos necessários para fornecer gerenciamento da densidade dos aparelhos, redes com maior capacidade e menor latência, mesmo que tenha diversos usuários e dispositivos conectados simultaneamente aos roteadores.  

Baseando-se nessas características, o Wi-Fi 6 desempenha um papel fundamental à medida que as organizações inovam com redes avançadas. 

O que é SD-WAN? 

A SD-WAN (Software-Defined Wide Area Network), por sua vez, é uma abordagem estratégica que usa software de gerenciamento da WAN.  

Ela traz uma nova perspectiva de virtualização da rede WAN, responsável por conectar ambientes diferentes entre si, a fim de proporcionar mais agilidade e reduzir custos corporativos. 

É a alternativa apropriada para as corporações que buscam simplificar a rede corporativa e otimizar a performance do seu time.  

Também tende a ser uma boa solução para promover mais desempenho dos aplicativos pela internet e pela WAN híbrida.  

Em outras palavras, as organizações que buscam conectividade rápida, escalável e flexível entre diferentes ambientes poderão usufruir das soluções de SD-WAN.  

Suas medidas estão se tornando cada vez mais necessárias e solicitadas pelos profissionais.  

Acesse nosso treinamento

Como o Wi-Fi 6 e a SD-WAN se relacionam? Por que são vitais para a Transformação Digital? 

A dinâmica dessas duas tecnologias é diferente. Sendo assim, de que maneira o Wi-Fi 6 e a SD-WAN se relacionam? 

A grande semelhança entre os dois conceitos está na capacidade de conectar múltiplos usuários simultaneamente e de forma inteligente.  

Além disso, tanto o Wi-Fi 6 quanto a SD-WAN carregam um mesmo propósito: simplificar processos, melhorar a experiência do usuário e garantir que os acessos estejam seguros.  

Esses dois conceitos também pretendem reduzir custos operacionais, minimizar as camadas de complexidade da rede e proporcionar alto índice de desempenho durante as atividades. 

Em termos de segurança, se não houver uma estratégia de proteção reforçada e bem planejada, nem o Wi-Fi 6, tampouco a SD-WAN funcionarão apropriadamente. 

Seguindo esse pensamento, é válido ressaltar que a rede de acesso (com ou sem fio) consegue operar em uma infraestrutura de segurança mais eficaz, sendo segmentada com base nas necessidades dos colaboradores. 

Com isso, as empresas precisarão investir em automação se quiserem usufruir dessa tecnologia. 

Não utilizar uma rede que acompanha o ritmo das mudanças que estão sendo escaladas pela Transformação Digital pode ser prejudicial para os negócios, pois os usuários não poderão ficar conectados adequadamente aos aplicativos que precisam. 

Sendo assim, a SD-WAN e o Wi-Fi 6 transformaram-se em soluções aprimoradas e que têm muito a ver com o dinamismo das redes atuais.  

Renovar a estrutura é muito importante, oferecendo visibilidade a todas aquelas aplicações que tornam a conexão mais dinâmica e identificam como ela deve ser gerenciada apropriadamente para ter um melhor desempenho. 

Conclusão: 

A sexta geração da rede sem fio, o Wi-Fi 6, surgiu com o propósito de agilizar os acessos e minimizar eventuais dificuldades que apareçam para usufruir de uma conexão com alta velocidade e melhor desempenho, reduzindo o índice de complexidade.  

Enquanto isso, a SD-WAN é uma solução adequada para que os negócios também sejam aproveitados, obtendo melhor retorno dos investimentos em nuvem. 

Essas duas abordagens tecnológicas preenchem muitas lacunas e são cruciais para auxiliar as empresas a crescerem e caminharem lado a lado com as mudanças determinadas pela Transformação Digital.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.
Saiba mais

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é VoIP QoS e como pode melhorar a qualidade das chamadas corporativas?

Há sempre a possibilidade de melhorar as chamadas corporativas e proporcionar experiências mais agradáveis aos seus clientes. Conheça VoIP QoS e descubra como o método pode ajudar nisso! 

O que é metaverso e como este conceito pode revolucionar os negócios na internet?

O propósito do metaverso é transformar o que era ficção científica em realidade, promovendo ambientes virtuais que podem ser acessados por meio de dispositivos de realidade virtual.  

VoIP vs. telefones fixos: qual sistema de telefonia é ideal para seus clientes?

Entenda as principais diferenças entre a telefonia VoIP e o sistema de telefonia convencional para designar qual é a melhor solução para o negócio do seu cliente!